logo-playkidsapp
Fun Friday PlayKids - A diversão tá ON e o preço tá OFF! 17% OFF no plano anual

10 brincadeiras para fazer em casa com as crianças

por | ago 15, 2021

Procurar brincadeiras para fazer em casa com as crianças costuma ser uma tarefa comum entre pais e responsáveis, não é mesmo? Principalmente no último ano, em que todos ficaram ainda mais tempo em casa. No entanto, descobrir novas atividades para os pequenos e pequenas é mais do que uma forma de mantê-los distraídos: acima de tudo, brincar traz benefícios importantes que vão desde o desenvolvimento motor até o relacionamento com família e amigos. Quer saber mais? Descubra abaixo como o brincar traz benefícios para seus filhos e confira 10 brincadeiras para fazer em casa com as crianças.

Leia mais:
O brincar e o desenvolvimento infantil
A importância de brincar e viver o lúdico
8 dicas para criar histórias ilustradas com as crianças

Quais são os benefícios que as brincadeiras para fazer em casa com as crianças trazem?

Brincar vai muito além da diversão! Na verdade, quando uma criança brinca, ela está desenvolvendo diversos fatores e, sobretudo, aprimorando habilidades. Veja abaixo alguns dos principais benefícios das brincadeiras na vida dos pequenos e pequenas:

Melhora do desenvolvimento motor

O desenvolvimento motor é uma das competências que mais é aprimorada pelas brincadeiras. Afinal, brincar também significa mexer o corpo: seja para segurar um lápis, correr ou pular corda, o corpo costuma estar em movimento. Além disso, brincar pode fortalecer a musculatura, melhorar o equilíbrio e deixar os movimentos ainda mais precisos. E isso faz toda a diferença no desenvolvimento infantil, principalmente para crianças menores.

Melhora da cognição

Mesmo em brincadeiras simples, as crianças são incentivadas a pensar e encontrar soluções. Por isso, brincar também as ajuda a ter novas ideias, tomar decisões e superar desafios. Todas essas etapas têm a ver com o desenvolvimento cognitivo, e são muito importantes para o presente e o futuro da criança.

Desenvolvimento da linguagem

Em geral, quando brincamos com as crianças, passamos muito tempo nos comunicando. E esse estímulo constante é essencial para ajudar a desenvolver a linguagem. Como resultado, a criança vai aprendendo a se comunicar também, ganhando vocabulário e fluência.

Desenvolvimento social

Brincadeiras feitas em dupla ou em grupo ensinam a criança a lidar com outras pessoas. Seja para entrar em acordo sobre algo, para impor uma opinião ou mesmo para se divertir. Assim, quando brincamos com as crianças, elas aprendem a viver em sociedade. Mas, antes disso, aprendem a conviver com a própria família, entendendo as necessidades e desejos dos outros. E se divertindo, dando risada e criando brincadeiras para fazer em casa com as crianças, você cria memórias inesquecíveis junto com os pequenos e pequenas.

Vale lembrar que, durante as brincadeiras, as crianças ficam também mais criativas, inteligentes e desenvolvem suas próprias estratégias. Além disso, aprendem a lidar com problemas, frustrações e com os sentimentos de outras pessoas, como amigos e colegas de classe, por exemplo.

10 brincadeiras para fazer em casa com as crianças

Há quem diga que as crianças não brincam mais, já que a tecnologia parece ter tomado todo nosso tempo. Mas isso não é verdade: ainda que a os desenhos e jogos educativos, por exemplo, também sejam amados pelos jovens, as crianças ainda adoram brincadeiras simples, que podem ser feitas a qualquer momento. Por isso, confira abaixo 10 brincadeiras para fazer em casa com as crianças e divirta-se!

1. Cabana

Quem não adora um acampamento? A maioria das crianças se diverte montando uma cabana, seja na sala de estar ou no quintal de casa. Use lençóis, cobertas e lonas para criar a sua! Depois, coloque um cobertor e almofadas no chão, para deixar a cabana mais confortável.

Só o ato de montar a cabana já vai divertir os pequenos e pequenas, mas que tal ir além? Faça, por exemplo, uma noite de contação de histórias e finja que está acampando de verdade!

2. Guerra de bexiga d’água

Está muito calor por aí? Então, recorra a uma brincadeira clássica: encha bexigas com água e faça uma guerra de bexigas! A água espirrando para todos os lados vai refrescar e alegrar as crianças. Com uma brincadeira assim, nem é preciso ter piscina em casa!

3. Mímica

Junte toda a família para essa brincadeira tradicional e muito divertida. É só escolher uma categoria, como animais, personagens ou filmes, e dividir a família ou os amigos em equipes. Quem acertar mais mímicas é o vencedor!

4. Gincana

Gincanas ou brincadeiras em circuito estão sempre entre as favoritas das crianças. Elas já costumam fazem isso na escola e vão adorar fazer em casa!

Para isso, planeje diferentes competições, como corridas com obstáculos e jogos de adivinha, que poderão ser feitas uma atrás da outra. Você pode chamar os amigos e os primos das crianças para participar também!

5. Caça ao tesouro

Se seus filhos gostam de gincanas, eles também vão amar a caça ao tesouro! É só escolher um presente, escondê-lo pela casa e criar pistas para as crianças seguirem.

Quer uma ideia legal? Faça isso em ocasiões especiais, como na Páscoa, no Natal ou no aniversário das crianças. Elas sempre vão se lembrar desses momentos animados!

6. Bolhas de sabão

Quer uma brincadeira simples, mas divertida e criativa? Faça bolhas de sabão com seus filhos! Um pouco de detergente, glicerina e água já são o suficiente. E se você não tiver um arame ou varinha própria para soprar as bolhas, pode usar um canudo ou a parte exterior de uma caneta.

7. Esconde-esconde

Esconde-esconde é uma das brincadeiras preferidas dos pequenos, seja na escola ou em casa! Em primeiro lugar, escolha alguém para procurar e deixe os outros participantes se esconderem, enquanto o escolhido conta até dez com os olhos fechados. Então, quando a contagem terminar, a busca começa. Quem está escondido deve tentar chegar no local da contagem e bater na parede para se safar. Quem ficar escondido por mais tempo e não for descoberto é o vencedor!

8. Massinha de modelar

Uma ótima brincadeira para fortalecer os músculos e otimizar o desenvolvimento motor é a massinha de modelar. Mas acima de tudo, ela é muito simples e divertida!

Você pode comprar a massinha pronta ou fazer em casa, com farinha de trigo, água, sal e óleo. Se tiver corantes ou tintas comestíveis, melhor ainda! Depois, é só deixar a imaginação correr solta e criar animais, flores, árvores, casas e o que mais vier à mente.

9. Teatro de fantoches

Fantoches são brinquedos simples de confeccionar. Você pode fazer um muito simples, com meias antigas e botões, ou um mais complexo, feito de feltro. De qualquer forma, envolva as crianças nessa fase também!

Depois, é hora de recriar e inventar histórias para esses personagens. Dê um fantoche para seu pequeno e deixe que a imaginação dele crie todo um novo mundo para esse teatro!

10. Continue o desenho

Para finalizar, que tal uma brincadeira criativa, simples e que envolva toda a família? Nessa brincadeira, você só precisa de um papel e alguns lápis. A ideia é que uma pessoa comece um desenho, fazendo um círculo ou um quadrado, por exemplo, e os outros continuem. O que será que vai sair no final?

Essas brincadeiras para fazer em casa com as crianças são simples e divertidas. Mas você pode ir além disso, criando novas brincadeiras todos os dias! Portanto, observe o que suas crianças gostam de fazer e use a criatividade!

Quer conhecer mais atividades e brincadeiras para fazer em casa com as crianças? No Blog PlayKids, você encontra tudo o que precisa saber sobre tecnologia, educação, parentalidade e desenvolvimento infantil, além dos lançamentos e novidades do PlayKids App. Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

Escrito por Equipe do Blog PlayKids

Escrito por Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.

Nossas Redes Sociais

Mais lidas

Conheça o PlayKids

O que é PlayKids App?
Qual a importância dos aplicativos educacionais?
Você sabe como funciona o PlayKids?
Saiba como assinar PlayKids
Ebook Original PlayKids

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − dezesseis =

Mais Posts
Como criar uma rede de apoio?

Como criar uma rede de apoio?

Você sabe como criar uma rede de apoio? Essa é uma tarefa fundamental para os pais. Isso porque é ideal que eles tenham ajuda de um grupo de pessoas com quem contar. Contudo, ter uma rede de apoio nem sempre é tão simples. Leia mais: Por que criar crianças...

Ei, quer receber nossas
novidades toda semana?

E-mail cadastrado com sucesso!

Pin It on Pinterest