logo-playkidsapp
Promoção Dia das Crianças

Como fortalecer as relações familiares?

por | set 28, 2021

Durante a pandemia, os avanços tecnológicos contribuíram de diferentes formas para que novos desafios fossem superados. No entanto, uma das maiores dúvidas que surgiram neste momento é como fortalecer as relações familiares.

Afinal, a convivência se intensificou na pandemia, com adultos e crianças se virando em uma nova rotina. Seja com trabalho remoto, aulas à distância ou outras atividades sendo realizadas em casa, muita coisa mudou. Assim, é cada vez mais comum ver familiares no mesmo ambiente, contudo, sem interagir entre si.

Separamos, no conteúdo de hoje, algumas dicas sobre como fortalecer as relações familiares. Vamos ajudar a evitar problemas de convivência e melhorar os momentos em família. Continue a leitura para conferir!

Qual a importância das relações familiares?

Uma das preocupações naturais dos pais e responsáveis é em relação aos momentos de união com os filhos. A busca para estreitar os laços deve ser algo contínuo, porque são muitas responsabilidades e tarefas diárias. Por causa disso, a sensação de chegar ao final do dia e não ter dado conta de tudo é rotineira.

Contudo, esse processo é natural no tempo em que vivemos. Nos sentimos assim devido a correria do dia a dia e cobranças diárias relacionadas a diferentes assuntos. Por isso, dedicar tempo e atenção aos acontecimentos se torna um desafio diário.

Mesmo assim, pais e responsáveis devem buscar fortalecer as relações, visto que o estreitamento familiar traz benefícios para a vida das crianças, desenvolvendo melhor capacidade de aprendizado e relacionamento com outras pessoas.

Algumas pesquisas comprovaram que, em famílias com relações próximas e saudáveis, os filhos apresentam maior facilidade para educar suas próprias emoções. Dessa forma, é ao saber como fortalecer as relações familiares e o convívio que pais e responsáveis ajudam as crianças a aprender a lidar com desafios e próprios conflitos.

Para ter momentos de união e participação de toda a família em momentos de diversão e aprendizagem, algumas dicas podem ajudar. Veja a seguir, 6 formas de fortalecer as relações entre família.

6 formas de como fortalecer as relações familiares

Construir o vínculo familiar é uma tarefa que deve ser realizada constantemente, utilizando atividades que possam ser inseridas no cotidiano das crianças e na rotina dos adultos. Saiba como fortalecer as relações familiares utilizando as seis situações cotidianas que separamos abaixo.

1. Participe das atividades da criança

Participar das atividades junto a criança significa muito mais que estar no mesmo ambiente que seu filho. Diariamente, as crianças descobrem e aprendem novas coisas que adorariam compartilhar com outras pessoas. Por isso, realizar tarefas em conjunto é fundamental.

Esteja presente durante os jantares, lições de casa, atividades escolares e também em outros momentos, como nas brincadeiras e momentos de diversão em família. Ao demonstrar interesse, os laços de confiança se tornam mais fortes, permitindo que a criança se sinta valorizada.

2. Aprenda algo junto com seu filho

Outra dica sobre como fortalecer as relações familiares é aproveitar a fase de desenvolvimento para aprender algo junto com seu filho. Esse passo também contribui para o estreitamento de laços afetivos.

Dessa forma, busque cursos e atividades que vocês possam fazer na companhia um do outro. Podem ser aulas de dança, música, pintura, jardinagem, culinária ou algum esporte que torne novas conquistas mais significativas.

3. Demonstre afeto e empatia

As relações familiares são formadas por laços emocionais entre pais ou responsáveis com as crianças. Assim, em cada fase de desenvolvimento da criança, é essencial que o adulto entenda como ela se sente em relação aos desafios vivenciados, e busque formas de ajudá-la durante esse processo.

Demonstrar afeto e empatia permite que a criança se sinta acolhida dentro de casa, melhorando a relação familiar. Converse sobre as emoções dos pequenos, principalmente as ruins, permite que eles compreendam e saibam controlá-las melhor diante de situações de conflito.

4. Utilize aplicativos educativos

Hoje em dia, não é preciso pesquisar muito para encontrar sites e aplicativos com jogos que incentivam a alfabetização. Eles costumam ser simples de usar e, em muitos casos, as crianças aprendem a fazer tudo sozinhas em pouco tempo.

O PlayKids App é assim: um aplicativo para toda a família participar da alfabetização dos pequenos. Os conteúdos ABC e Você são todos voltados para o aprendizado das crianças. Baixando aplicativos educativos como este, você estimula um bom relacionamento com a tecnologia e incentiva a alfabetização dos pequenos.

5. Permita que a criança ajude nas tarefas de casa

Outra maneira de saber como fortalecer as relações familiares é criar momentos de proximidade com seu filho também nas atividades diárias. Dessa maneira, não é preciso parar as tarefas de casa.

Delegar afazeres que a criança possa fazer é uma forma de ensinar sobre responsabilidades e permitir que ela se sinta útil e autoconfiante, colaborando com atividades que fazem parte da realidade familiar.

Algumas funções, como arrumar o quarto, guardar os brinquedos e arrumar a mesa do almoço, já são um grande passo para que seu filho sinta que é responsável por ações importantes no convívio.

6. Programe atividades em família

Fazer-se presente em outros momentos do dia a dia da criança não exclui a importância de realizar atividades de lazer em família. É importante separar um período exclusivo para a diversão com os pequenos.

Portanto, programe atividades como assistir filmes, brincar, jogar, viajar, passear e oferecer um tempo totalmente voltado a eles. Assim, a criança pode se conectar com os pais ou responsáveis e ter um desenvolvimento infantil mais saudável.

Saber como fortalecer relações familiares é uma forma de melhorar o desenvolvimento e capacidade de aprendizado das crianças, além de criar memórias importantes em família e contribuir para que se tornem adultos mais confiantes, seguros e emocionalmente saudáveis.

Gostou destas informações? Então, continue lendo artigos familiares como este no blog da Playkids! 

Leia mais:

Categoria:
Família
Escrito por Equipe do Blog PlayKids

Escrito por Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.

Nossas Redes Sociais

Mais lidas

Conheça o PlayKids

O que é PlayKids App?
Qual a importância dos aplicativos educacionais?
Você sabe como funciona o PlayKids?
Saiba como assinar PlayKids
Promoção Dia das Crianças

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 − 6 =

Mais Posts
A importância de cuidar de quem cuida

A importância de cuidar de quem cuida

Você conhece a importância de cuidar de quem cuida? A chegada da pandemia causada pela Covid-19 trouxe diversos problemas. Aumentaram as taxas de doenças mentais entre pais, por exemplo. Também foram afetadas as crianças que tiveram que passar maiores períodos em...

Ei, quer receber nossas
novidades toda semana?

E-mail cadastrado com sucesso!

Pin It on Pinterest