logo-playkidsapp
Promoção Dia das Crianças

Como manter os vínculos familiares à distância?

por | ago 27, 2021

Desde que a pandemia de Covid-19 incitou o isolamento social em 2020, nos perguntamos como manter os vínculos familiares à distância. Afinal, isso não é simples para ninguém. Estamos acostumados a conviver com nossas famílias, fazer visitar rápidas e sem planejamento, passar tempo perto, abraçar e beijar. Acostumar-se com um mundo onde isso não é possível é difícil.

Mas é ainda mais complicado para as crianças. Elas não compreendem totalmente o que está acontecendo e por que não podem manter o vínculo de sempre. Além disso, estão longe dos colegas da escola e outros amigos.

A primeira resposta para esse problema, é claro, é a tecnologia. Mas será que essa exposição às telas, mesmo que seja a maneira de manter esse vínculo, é saudável para os pequenos

Acompanhe nossa reflexão e saiba como manter os vínculos familiares à distância nesse momento:

Tempo de tela é sempre negativo?

Por muitos motivos, acabamos associando o tempo de tela na vida das crianças a algo negativo. Sempre associamos isso à imagem de crianças de olhos vidrados encarando a tela de um celular.

Sabemos que passar muito tempo vendo televisão, jogando videogame ou assistindo vídeos no celular pode ser prejudicial para elas. Pode até causar uma falta de conexão com a realidade e deixar a criança mais estressada e ansiosa.

Mas isso não acontece apenas por causa da tela. Não existe um fator específico na tecnologia que a torne diretamente nociva para os pequenos.

O que acontece, nesses casos, é o seu uso descontrolado e sem supervisão. Quando as crianças ficam muito tempo na frente das telas, vendo o que quiserem, podem ser prejudicadas. Isso também vale para os adultos.

Esse não é o caso, no entanto, de utilizar às telas para se conectar com parentes, professores e amigos. Em épocas pandêmicas, não temos como manter os vínculos familiares à distância sem um telefone, por exemplo.

Quando damos mais espaço para um uso consciente da tecnologia, podemos aproveitá-la para manter esses vínculos durante o distanciamento social. E isso pode ser feito sem deixar a criança mais ansiosa ou estressada.

A tecnologia pode ser usada a favor das crianças?

A tecnologia não é uma inimiga necessária. Na verdade, ela não precisa ser uma inimiga de forma alguma. Assim como manter os vínculos familiares à distância, a internet pode ajudar em muitas coisas.

Pense em como você se comunica com quem ama. Em como dá boas notícias às pessoas. Em como armazena suas fotos e vídeos de momentos importantes. A tecnologia está por todos os lados, inclusive os lados bons.

Você pode estar pensando, no entanto, que as crianças não sabem discernir o uso adequado e inadequado desses recursos. Isso é verdade. Porém, é papel da família mostrar para os pequenos como utilizar a tecnologia de forma mais eficiente, sem se deixar levar.

É possível saber como manter vínculos familiares à distância e não passar o tempo todo com um celular na mão.

Como manter os vínculos familiares à distância?

Para responder à pergunta “como manter os vínculos familiares à distância”, precisamos da tecnologia. Porém, isso não quer dizer que você deve deixar o celular nas mãos do seu filho e permitir que ele passe o tempo que quiser. Confira abaixo algumas dicas para fazer isso da melhor forma possível:

Não veja a tecnologia como inimiga

Para saber como manter os vínculos familiares à distância, é preciso acolher todos os meios que nos permitem fazer isso. Sendo assim, não podemos enxergar a tecnologia como inimiga.

Os pais dos dias de hoje cresceram em gerações que falavam mais sobre os perigos de estar online. Ou mesmo gerações que não cresceram com o conceito “online”. Esse não é o caso dos seus filhos.

Eles já nasceram com a tecnologia por perto. Provavelmente, o mundo será ainda mais conectado quando eles forem adultos. Aprender a lidar com tantas telas de maneira saudável é bom para eles.

Invista em um tempo de tela consciente

Quando dizemos que as crianças podem aproveitar a tecnologia para se comunicar com a família durante o distanciamento social, não quer dizer que elas podem ter todo o tempo do mundo na frente das telas.

O tempo que elas passam com o celular, o computador ou mesmo a televisão deve ser consciente. Não despropositado, só para dar algo para a criança fazer.

Ficar assistindo vídeos sem parar ou jogando no celular o tempo inteiro não é saudável em nenhuma idade. Por isso, não deve ser estimulado como hábito. Mas um tempo de tela útil e consciente, para aprender, se divertir e falar com a família, pode fazer muito bem durante esse período de isolamento.

Pense na segurança

Enquanto falamos de tempo de tela e tecnologia, sempre é preciso lembrar das questões de segurança online. Certifique-se de ter senhas fortes, utilizar programas seguros e restringir o acesso dos seus filhos para sites e programas apropriados.

Se seu filho já tiver a idade de usar esses recursos sozinho, converse com ele sobre segurança online. Mostre quais são as melhores maneiras de se proteger.

Crie momentos especiais

Chamadas de vídeo só para conversar e saber como todos estão são importantes. Elas nos lembram do que é essencial em nossas vidas e mantém as famílias unidas.

Porém, elas também podem virar um lembrete constante da distância. As crianças percebem que apenas uma chamada de vídeo não é tão especial quanto ir jantar com os tios, por exemplo.

Por isso, é importante criar momentos especiais. Plataformas de streaming, por exemplo, contam com sistemas chamados de “party”. Neles, é possível assistir o mesmo filme com diversas pessoas, em contas diferentes, semelhante a uma sala de cinema.

Por meio de sites e aplicativos, você também pode: 

  • Criar festas para as crianças, ou para a família inteira;
  • Fazer quebra-cabeças, jogos de perguntas e outros;
  • Jogar diversos games online com toda a família;
  • Fazer uma noite da pizza, em que todos pedem ou fazem pizza enquanto conversam online, etc.

O período de isolamento pode ser difícil para toda a família. Mas com compreensão, paciência e muito amor, todos vamos chegar do outro lado.

A tecnologia está aqui para ser uma ponte que nos une. Logo, quando aprendemos a utilizá-la, podemos aproveitar melhor todos os seus benefícios. Quer saber mais sobre educação e tecnologia para ajudar seus filhos? Confira os artigos da Playkids sobre esses assuntos!

Categoria:
Família
Escrito por Tatiane Dametto

Escrito por Tatiane Dametto

Nossas Redes Sociais

Mais lidas

Conheça o PlayKids

O que é PlayKids App?
Qual a importância dos aplicativos educacionais?
Você sabe como funciona o PlayKids?
Saiba como assinar PlayKids
Promoção Dia das Crianças

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × um =

Mais Posts
A importância de cuidar de quem cuida

A importância de cuidar de quem cuida

Você conhece a importância de cuidar de quem cuida? A chegada da pandemia causada pela Covid-19 trouxe diversos problemas. Aumentaram as taxas de doenças mentais entre pais, por exemplo. Também foram afetadas as crianças que tiveram que passar maiores períodos em...

Ei, quer receber nossas
novidades toda semana?

E-mail cadastrado com sucesso!

Pin It on Pinterest