5 dicas para o uso de telas na infância

dez 7, 2020 | Educação & Tecnologia

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

O uso de telas na infância tem um caráter controverso. Algumas famílias são contra, enquanto outras são adeptas. O fato é que o uso de telas divide opiniões e sensações. Para resolver esse conflito, o ideal é se basear nas orientações de Órgãos como a OMS, mas principalmente, entender como você, pai, mãe e responsável, se sente a respeito disso. 

O que a OMS fala?

A Organização Mundial de Saúde (OMS), de 2016, diz que até o primeiro ano de vida, os bebês não devem ser expostos a telas. De 2 a 4 anos, podem usar até 1 hora de telas, com conteúdos selecionados e educacionais. A partir de 5 anos, o uso das telas pode ser de até 2 horas por dia.

Ou seja, a tecnologia é mais das uma das várias oportunidades de aprendizagem que a criança pode ser posta em contato. E se usada de forma educacional, com propósito, ela tem grandes benefícios e pode ser fonte de muito aprendizado. 

Mas isso não significa que você deve ou não usar a tela. A questão da tecnologia deve partir do que você, pai, mãe e responsável acredita ser adequado ou não para sua criança. E isso é variável, ainda bem. 

Cada criança está inserida em uma família com valores e crenças distintas, e isso deve ser levado em conta na forma de abordagem.Afinal, a criança aprende vendo, fazendo, e no contato com o outro e com o mundo. Essa mediação é importantíssima para o desenvolvimento infantil

Assim, para decidir, vale a família pensar na sua relação com a tecnologia, e como ela quer que a criança construa e signifique isso. Se você é super adepto, será natural que seu filho ou filha também tenha contato com as telas. Agora se você prefere manter distância das tecnologias, será natural que seu filho também siga esses passos, pelo menos durante a primeira infância

Sendo assim, as dicas para o bom uso de tela vão variar dependendo do cenário. Mas algumas coisas são relevantes para a primeira infância.

5 dicas para o uso de telas na infância

1. Estabeleça limites 

Afinal, é importante que a criança faça atividades variadas ao longo do dia, que ela brinque com diferentes materiais e que se movimente. Assim, é vital que ela exerça diferentes atividades e experimente diferentes possibilidades ao longo do dia, cada contato novo será fonte de diferentes aprendizados. 

2. Contato social

A criança aprende por respostas aos seus movimentos, assim quanto mais contato ela tiver com pessoas e expressões, mais ela aprenderá sobre si mesma, suas necessidades e sobre o outro. O vínculo de confiança e pertencimento se formam na primeira infância, e perduram durante a vida. Dessa forma, o contato humano é vital para uma construção saudável.

3. Exemplo

A criança aprende por imitação, por exemplos. Assim, como você se comporta na frente dela influencia muito mais do que o que você fala para ela. Dessa forma, é importante refletir sobre as suas atitudes, palavras e comportamentos, e entender se eles se adequam com o que você quer que seu filho reproduza.

4. Diálogo

Converse com seu filho, mostre que você está lá para o que ele precisar. Mantenha sempre o canal de comunicação aberto, e crie esse vínculo. Ele é importantíssimo para que seu filho ou filha sinta-se suportado. 

5. Fale a verdade

Sabemos que nem tudo que passamos é apropriado para as crianças. No entanto, falar a verdade, de forma adequada para a idade é importante para manter o canal de confiança aberto.

Agora que você já conferiu nossas dicas para o uso de telas na infância, que tal descobrir novos textos sobre educação e tecnologia na infância? Acompanhe abaixo! 

Leia mais: 

Nathalia Pontes

Nathalia Pontes

Mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP e escritora de livros infantis, acredita que aprender é uma combinação entre autoconhecimento, troca e curiosidade pelo novo. É apaixonada por educação e tecnologia.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 × 3 =

Pin It on Pinterest