7 jogos para brincar em família

out 4, 2021 | Crianças

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Encontrar jogos para brincar em família traz benefícios importantes para todos os membros. Para as crianças, é uma maneira de aprender e desenvolver habilidades. Para os adultos, é um momento para conhecer melhor os pequenos e se lembrar de como é ser assim.

Mas, para todos na família, as brincadeiras são uma oportunidade de fortalecer os laços. Conhecer novos jogos para brincar em família é uma forma de continuar criando momentos inesquecíveis.

Porém, muitas vezes, ficamos sem ideia do que fazer para entreter a todos. Afinal, a brincadeira precisa ser divertida para as crianças, mas também para os adultos.

Quer ter novas ideias de jogos para brincar em família, se divertir e estreitar os laços com quem você ama? Continue sua leitura!

7 jogos para brincar em família

Esses jogos são divertidos para todas as idades. Além disso, também ajudam as crianças a desenvolverem habilidades e a aprenderem algo novo. Confira:

1. Jogos de tabuleiro

Quando pensamos em jogos para brincar em família ou em grupos, os jogos de tabuleiro sempre vêm à mente. Afinal, muitos deles são feitos para dois ou mais jogadores.

Alguns são voltados à estratégia e raciocínio lógico. Outros, para a concentração e memória. Em geral, todos estimulam a interação, criatividade e tomada de decisões consciente, ótimas características para desenvolver junto às crianças. Alguns jogos de tabuleiro até mesmo incentivam a coordenação motora.

O Banco Imobiliário é um dos jogos mais populares. Isso porque ele ajuda a introduzir a educação financeira de forma desafiadora, envolvendo a família em um jogo longo. Imagem e Ação, outro jogo muito famoso, reforça a criatividade e a memória. Além disso, sempre rende boas risadas.

Se a sua família não tem nenhum jogo de tabuleiro, não se preocupe. Aplicativos, como o da Playkids, oferecem jogos clássicos para jogar em grupo.

2. Stop

Stop, também conhecido como adedanha, é um jogo que marcou a infância de muita gente. Ele é fácil de brincar e pode ser feito mesmo em curtos espaços de tempo. Por isso, sempre pode ser adaptado para sua família.

Se você nunca brincou, as regras são muito simples: os participantes, em seus papéis, escrevem categorias, como cores, animais e países. Depois, um dos participantes precisa recitar o alfabeto em silêncio até outro participante dizer “stop”.

A letra em que parar será a letra da rodada. Então, cada participante preenche seu papel com palavras que comecem a letra em questão em cada categoria. A pontuação é dada de acordo com as palavras escolhidas e suas coincidências entre os jogadores.

Caso ache confuso, a brincadeira conta com um aplicativo para celulares, que facilita na jogabilidade.

3. Jogo dos sete erros

O jogo dos sete erros, normalmente, é jogado com desenhos que parecem ser iguais, mas têm suas diferenças. A ideia, aqui, é fazer um jogo de sete erros na vida real, para exercitar a memorização e se divertir em família.

Você pode escolher um cômodo ou local da casa que tenha muitos detalhes, como enfeites, livros, brinquedos, roupas, etc. Peça às crianças que olhem para o local por até um minuto. Depois, elas saem do cômodo e você muda sete objetos de lugar.

Então, é só pedir para as crianças voltarem e encontrarem os sete erros. Quem encontrar todos primeiro, é o vencedor.

4. Adivinhas

As adivinhas estão entre os jogos para brincar em família mais simples e personalizáveis. É possível brincar em diversos lugares e mudar a brincadeira para a idade das crianças, a disposição da família e mesmo o assunto preferido dos participantes.

O jogo mais simples é apenas um participante lançando dicas para os outros adivinharem o que ele está pensando. Pode ser uma pessoa, um desenho, um filme, um animal, etc. Mas existem outros modelos para adaptar, principalmente se seus filhos forem mais velhos.

Você pode fazer a versão “quem sou eu?” do jogo, em que cada participante escreve um nome de pessoa ou personagem em um papel e cola na testa do participante ao lado. Sem saber o que está colado em sua testa, o participante precisa fazer perguntas de sim ou não para descobrir quem é.

5. Complete o desenho

Esse é o jogo ideal para quem tem filhos de idades diferentes e quer uma brincadeira simples, que não faça muita bagunça e que todos da família possam participar.

A ideia é que alguém da família comece a fazer um desenho – por exemplo, fazendo um círculo – e o próximo continue, até ter um desenho formado no final. Sem dúvida, o desenho final não vai ter nada a ver com o que o primeiro participante pensou! Dê um lugar de destaque para esse desenho na geladeira para todos se lembrarem desse dia!

6. História maluca

O jogo História maluca funciona, basicamente, como a brincadeira de completar o desenho. Porém, ela é feita com histórias. Uma pessoa da família começa a contar uma história, com uma frase, e a próxima continua, com mais uma frase. A história vai ficando cada vez mais engraçada enquanto cada um adiciona o quiser!

Outra ideia é reunir uma série de objetos e selecioná-los, de dentro de uma caixa ou sacola, para ser a inspiração para a história. Isso pode ajudar a estimular a criatividade e a comunicação.

7. Concurso de dança

Por fim, uma brincadeira para acalmar até as crianças mais agitadas e fazer toda a família se sentir criança novamente. O concurso de dança é bem simples: escolham uma música e todos fazem uma coreografia especial para ela. Depois, apresentam para o resto da família, que vota na melhor apresentação.

Outra possibilidade é procurar na internet vídeos de danças simples. Depois, reúna toda a família para uma aula de dança especial. Ou, ainda, faça uma festa em casa, tocando as músicas preferidas de todos e dançando com toda sua energia. Com certeza, as crianças vão adorar. Além disso, todos se exercitam juntos!

Encontrar jogos para brincar em família não precisa ser complicado. Basta encontrar atividades de que todos gostem, ter criatividade e se permitir ser criança novamente.

O app da Playkids traz diversas atividades divertidas para as crianças e para toda a família. Venha conhecer!

Equipe do Blog PlayKids

Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

19 − 14 =

Pin It on Pinterest