Como ensinar responsabilidade para crianças?

ago 16, 2021 | Crianças

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Responsabilidade é uma habilidade que parece complicada de ser ensinada e transmitida aos  nossos filhos e filhas. Afinal, criar uma criança já não é uma tarefa fácil, responsáveis então, um desafio ainda maior. Por isso, é muito importante de falar sobre os desafios de trabalhar e ensinar responsabilidade para crianças

Ser responsável é o ato de se relacionar com o mundo através de um comportamento individual. Assim, nos tornamos responsáveis e comprometidos com nossas atitudes e tarefas. Então, para ensinar este valor as crianças, os pais devem incorporar de forma natural em sua rotina através regras e consequências claras.  

Ensinando responsabilidade para crianças

Primeiramente, é importante que a criança compreenda aquilo que você espera dela. Isso se torna muito mais fácil quando vivemos em um ambiente onde a criança se sente segura, amada e acolhida. Dessa forma, é possível entender, dentro do exemplo familiar e do seu lar, que existe uma relação de respeito com o outro, com a sociedade e com tudo que nos cerca. 

Na primeira infância, podemos ensinar responsabilidade para crianças através de tarefas de casa. Além disso, vale lembrar dos limites relativos a cada faixa etária. Por exemplo, quando seu filho ou filha for arrumar a cama, você deve agradecer, mesmo que não pareça perfeito, para a criança foi um esforço grande. 

As crianças adoram se sentirem incluídas naquilo em que os pais estão entretidos fazendo e ainda mais quando percebem que são capazes de ajudar os adultos. Isso faz com que sintam-se parte da família e super responsáveis. Afinal, é através desses momentos que a responsabilidade passa a ser ensinada de modo divertido. Dessa forma, conforme vão crescendo, as crianças se tornam mais independentes e sentem que têm autonomia. 

Vale sempre lembrar que as crianças aprendem muito mais através do exemplo do que aquela falação diária. Por isso, que seja para ser natural e um valor da família como um todo e não algo  imposto e cobrado e da criança. 

Dicas de atividades que geram responsabilidade através da rotina:

Reunimos algumas tarefas que geram responsabilidade através de questões rotineiras de toda família. As dicas são adequadas para cada idade. Assim, ficará mais fácil aproveitá-las aí na sua casa! 

De 1 a 2 anos

  1. Ajudar a lavar frutas e legumes
  2. Lavar louça de plástico
  3. Ajudar a tirar roupa da máquina de lavar
  4. Ajudar a limpar o piso quando cai algum líquido
  5. Colocar ingredientes de uma receita em uma tigela
  6. Ajudar a misturar os ingredientes de uma receita
  7. Recolher os brinquedos do chão
  8. Comer sozinho

De 2 a 3 anos

  1. Tirar a própria roupa
  2. Ajudar a tirar pó dos móveis
  3. Colocar roupa suja no cesto correto de roupa suja
  4. Colocar guardanapos na mesa em cada lugar
  5. Tirar prato e copo de  plástico da mesa e levar até a cozinha
  6. Regar as plantas
  7. Guardar brinquedos em seus devidos lugares
  8. Guardar seus próprios sapatos

De 3 a 5 anos

  1. Dobrar toalhas
  2. Colocar roupa na máquina de lavar
  3. Ajudar a guardar as  compras de mercado
  4. Arrumar a própria cama
  5. Colocar pratos e talheres na mesa
  6. Guardar roupa
  7. Lavar frutas e legumes
  8. Separar o lixo

De 5 a 7 anos

  1. Dobrar e guardar suas  roupas
  2. Arrumar seu quarto
  3. Ajudar a preparar a  refeição
  4. Por e tirar a mesa
  5. Pegar frutas e verduras
  6. Lavar a louça
  7. Ajudar na elaboração da lista do mercado
  8. Ir sozinho ao banheiro

Leia mais: 

Carolina Julião Noto

Carolina Julião Noto

Mãe da Alice e da Teresa, pedagoga e neuropsicóloga, especialista em educação infantil. Idealizadora e fundadora da Play2Grow que tem o objetivo de compartilhar o amor pela educação infantil através de brincadeiras adequadas para cada fase do desenvolvimento, mostrando que com diversão e estímulos sensoriais pode sim haver muito aprendizado em casa. Carolina é nossa autora convidada e seus textos não refletem, necessariamente, a opinião do Blog PlayKids.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

sete + quinze =

Pin It on Pinterest