10 melhores desenhos educativos para crianças

set 22, 2021 | Desenhos, PlayKids

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Desenhos animados divertem e entretêm os pequenos e pequenas. Porém, os desenhos educativos dão um passo além. E, por sua vez, os melhores desenhos educativos para crianças divertem, ensinam e emocionam! Afinal, esse tipo de conteúdo é criado para apoiar justamente o desenvolvimento infantil. Seja estimulando a alfabetização, a relação com o meio ambiente ou até as habilidades socioemocionais, incentivando assim o crescimento saudável dos nossos filhos e filhas.

Pensando nisso, confira abaixo as recomendações do PlayKids App e descubra os 10 melhores desenhos educativos para crianças!

Leia mais:
7 desenhos infantis que ajudam a lidar com as emoções
5 brincadeiras em família para se divertir com as crianças
4 desenhos sobre meio ambiente para assistir em família

10 melhores desenhos educativos para crianças

Os desenhos abaixo são educativos, divertidos, lúdicos e criativos. Veja abaixo os melhores desenhos para seu filho aprender brincando!

1. Bebel-a-bá e Vila Sésamo – Letra do Dia

Esses são dois desenhos ideais para as crianças que estão aprendendo a falar ou estão na fase da alfabetização. Isso porque eles ensinam muitos vocabulários novos, explicam o uso das letras e incentivam a comunicação.

O Bebel-a-bá é um desenho que traz as mascotes do Leiturinha, o maior clube de assinatura de livros infantis do país. Nesse desenho, eles apresentam o alfabeto, mostram novas palavras e usam onomatopeias. Se seu filho já conhece o Leiturinha, vai amar ainda mais!

Já a Vila Sésamo é uma velha conhecida, que estreou nos anos 1970 aqui no Brasil. Desde sempre, a produção apoia educadores do mundo todo. Na série Vila Sésamo – Letra do Dia os personagens apresentam as letras e novas palavras, incentivando a alfabetização.

2. Monster Math Squad

Também conhecido como O Esquadrão dos Monstros, esse desenho divertido traz três monstrinhos como personagens principais: Max, Gú e Lily. Eles vivem na cidade de Monstóvia e, para ajudar uns aos outros, precisam aprender a usar a matemática.

Esse é um dos melhores desenhos educativos para crianças que estão aprendendo os números. Além de reforçar esse aprendizado, ele ainda introduz os primeiros conceitos da matemática, como soma e subtração.

3. Pequenos Ilustres e Mytikah, o Livro dos Heróis

Esses são os dois melhores desenhos educativos para crianças aprenderem sobre grandes nomes da história. De Santos Dumont à Carmen Miranda, e da Princesa Isabel à Leonardo da Vinci, Pequenos Ilustres e Mytikah trazem, a cada episódio, um grande nome que fez a diferença no mundo.

Em Pequenos Ilustres, cada episódio conta a história de uma figura histórica importante. As crianças vão aprender sobre história, mas também se divertir com as músicas originais de cada personagem.

Já em Mytikah, os irmãos Manga e Leco leem um livro pop-up que conta histórias de grandes nomes da história do Brasil. Eles aprendem sobre a vida desses personagens e entram na história para ajudá-los em suas missões.

4. Minuto Libras

Minuto Libras faz parte da série de desenhos animados Min e as Mãozinhas. Esse é o primeiro desenho brasileiro que é totalmente em Libras! Voltado para crianças de até 7 anos, ele acompanha a história de Min, uma menina surda que ama os animais.

Já na série de vídeos MINuto Libras, Min ensina um novo sinal a cada vídeo. Seu filho vai aprender um novo idioma e se preparar para ajudar na criação de um mundo mais inclusivo.

5. Uau Animal

Uau Animal é, como o nome já diz, completamente voltado para o mundo animal. Nele, um menino chamado Bio é acompanhado de Capy, a capivara, e Tufo, o lagartixo, em uma viagem pelos biomas do planeta.

Em cada novo bioma, eles ensinam sobre como o ambiente funciona, suas necessidades e como eles ajudam a manter o planeta em movimento. Além disso, há um desafio em cada episódio para adivinhar qual é o animal que vive nesses biomas. Um dos melhores desenhos educativos para crianças aprenderem sobre biologia!

6. Ticolicos

Ticolicos é uma série de vídeos voltados para crianças que está no ar desde 2013. Nesses vídeos, o fantoche Ludi faz perguntas para despertar a curiosidade dos pequenos e vai encontrar a resposta.

Ele resolve questões de ciências, mas também questões mais práticas. E mesmo traz tutoriais que as crianças podem fazer em casa, criando jogos e brinquedos. A ideia é ensinar conceitos básicos de ciência e tirar dúvidas que os pequenos possam ter sobre o mundo.

7. Universo Z

O Universo Z mistura a vida real com a animação. Nessa história, a personagem principal Z é sempre acompanhada de seus amigos, o computador Seu P.U. e o tablete Taby. Se você pensa que a história é completamente focada em tecnologia, está enganado.

Incentivando as habilidades manuais, os três trazem ideias para criar brinquedos utilizando materiais recicláveis. Além disso, ensinam às crianças como desenvolver uma relação saudável com a tecnologia, mostrando como alguns recursos funcionam.

8. TreeHouse Stories

TreeHouse Stories está entre os melhores programas para crianças que amam histórias. Além do incentivo à leitura, ele também estimula as habilidades socioemocionais, com lições importantes para os pequenos.

Nessa série, um grupo de amigos se encontra em uma casa na árvore secreta. Lá, eles compartilham seus livros preferidos e mostram suas histórias. As histórias são todas de livros que, de fato, existem, e estão entre as melhores da literatura infantil. E o traço de cada animação é como o utilizado nos livros!

9. Eu Amo Aprender

Na lista de melhores desenhos educativos para crianças, não poderia faltar essa série da Playkids. O Eu Amo Aprender sempre se torna o favorito das crianças quando começam a usar nosso app. Com mais de 80 episódios cheios de curiosidades, esse é um desenho que agrada pessoas de todas as idades.

Eu Amo Aprender traz lições sobre cuidados pessoais, como lidar com as emoções, meio ambiente e muito mais. Além disso, também incentiva a leitura, a comunicação e a vontade de aprender.

10. What’s the big idea?

Um programa de filosofia voltada para crianças: essa é a premissa de What’s the big idea?. Direcionado para crianças em idade pré-escolar, ele estimula a curiosidade e o pensamento crítico com perguntas interessantes.

Em cada episódio, os personagens se confrontam com questões como “qual a diferença entre pensar e sonhar?” e “por que as pessoas ficam tristes?”.  Os pequenos aprendem mais sobre o mundo e se tornam, assim, mais curiosos!

Os melhores desenhos educativos para crianças são aqueles que são divertidos e que também ensinam lições profundas e importantes. Por isso, os conteúdos do PlayKids App passam por uma curadoria de especialistas e pedagogos para desafiar as crianças de forma lúdica e descontraída, através de conteúdos sobre idiomas, atividades que constroem valores e jogos educativos que acompanham a faixa etária de cada criança. Além disso, o PlayKids App evolui com sua criança! Clique aqui e descubra mais vantagens de ser um assinante!

Equipe do Blog PlayKids

Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezessete − um =

Pin It on Pinterest