7 lugares para brincar com as crianças nas férias

dez 17, 2021 | Crianças

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Com o fim de ano chegando, sua família já deve estar planejando as atividades de férias. Nos primeiros dias, é fácil entreter os pequenos com brincadeiras em casa. Algumas semanas depois, no entanto, faz sentido incluir atividades diferentes. Que tal conhecer alguns lugares para brincar com as crianças nas férias?

Elas saem de casa, brincam ao ar livre, se conectam com a natureza e conseguem aproveitar melhor esse momento. Além disso, toda a família aproveita esses dias livres para estreitar os laços e criar memórias incríveis.

Ao escolher lugares para brincar com as crianças nas férias, pense em espaços que sejam próximos, acessíveis, mas que não estejam na rotina dos pequenos. Assim, é quase como se eles estivessem viajando!

Sem ideias de onde levar seu filho nessas férias? Confira nossa seleção abaixo:

Leia mais:
Como falar sobre consumo com as crianças?
Como aproveitar as férias com as crianças?
Qual o papel da repetição no desenvolvimento infantil?

7 lugares para brincar com as crianças nas férias

Cinemas e fliperamas são alguns dos lugares que as crianças mais gostam de visitar quando tem tempo livre. Porém, lugares fechados ainda contam com algumas restrições, e muitos pais têm evitado.

Além disso, escolher lugares abertos para brincar com as crianças nas férias traz novas possibilidades de contato com a natureza. Isso dá mais liberdade aos pequenos e transforma um passeio de um dia em uma viagem inesquecível.

Confira abaixo nossa seleção de sete lugares para brincar com as crianças nas férias.

1. Parques municipais ou estaduais

Se a sua cidade, ou alguma cidade vizinha, tem um parque municipal ou estadual, é provável que você não esteja aproveitando tudo que ele oferece. Além do amplo espaço ao ar livre, esses parques oferecem diversas programações interessantes para todas as idades.

Normalmente, você pode conferir online o que eles oferecem para as crianças. Visitas guiadas e apresentações de animais silvestres são as atividades mais comuns. Porém, mesmo se não houver atividades específicas, esse é um ótimo local para curtir com a família.

Vá com tudo pronto para fazer um piquenique, andar de bicicleta e fazer todo tipo de brincadeira que exige mais espaço para se movimentar. Sem dúvida, no fim do dia, todos estarão cansados e felizes com os momentos que passaram juntos.

2. Lagoas e cachoeiras

Claro que brincar com as crianças nas férias de verão precisa incluir um passeio para perto da água. Se a praia não for uma opção viável, lagoas, rios e cachoeiras podem ser.

Confira com antecedência como é o acesso ao lugar visitado. Isso evita surpresas desagradáveis no percurso. Leve comidas, bebidas, protetor solar e repelente. Depois, é só curtir a água fresquinha proporcionada nesses lugares!

3. Reservas ecológicas

Reservas ecológicas também são, normalmente, pouco aproveitadas por quem vive perto delas. Serpentários, aquários e outros santuários de animais entram nesse grupo. Eles costumam ter atividades para todas as idades, especialmente para as crianças.

Com um viés mais didático, esses lugares ensinam muito sobre a natureza, a vida selvagem e a preservação do meio-ambiente. Mas não é só isso: eles também têm muito espaço para brincar e se divertir ao ar livre. Por isso, precisam estar na sua lista de lugares para brincar com as crianças nas férias.

4. Zoológicos

Os zoológicos sempre estão entre os lugares favoritos das crianças. Por isso, é comum querer levá-las em um durante as férias, aproveitando os dias de semana, já que não há muitos visitantes.

Porém, nos últimos anos, começou a crescer a atenção a como os zoológicos tratam os animais. Em alguns casos, eles são maltratados, impedidos de viver em seus ambientes naturais e acabam ficando doentes.

Sendo assim, antes de levar as crianças ao zoológico, faça sua pesquisa sobre o local. Procure por lugares que ofereçam bastante espaço para os animais, além de assistência de veterinários e biólogos. Em geral, bons zoológicos oferecem alguns passeios guiados voltados para crianças.

5. Jardins botânicos

Se a sua cidade tem um jardim botânico, ele deve ser um dos lugares mais bonitos para se visitar. Eles têm plantas, flores e árvores de todos os tipos, inclusive exemplares raros, em perigo de extinção e importados de outros países.

Assim como as reservas ecológicas e parques, eles são repletos de natureza e oferecem atividades especiais para crianças, como visitas guiadas, praças e museus infantis. Confira a programação com antecedência e faça as reservas necessárias.

6. Praias

No verão, nada deixa as crianças mais empolgadas do que a possibilidade de ir à praia. Não é preciso passar semanas no local, nem mesmo um final de semana inteiro, para deixar os pequenos felizes com a visita ao mar.

Se você mora relativamente perto de uma praia, pode se programar para acordar cedo para ir e voltar no mesmo dia. Aproveite para relaxar à beira do mar enquanto as crianças se divertem com a areia, a água, o sol e tudo o que a praia nos proporciona.

Você pode se planejar e levar alimentos para o dia inteiro, priorizando o que for mais fácil de comer à beira-mar. Mas também pode fazer desse um dia mais tranquilo, comendo o que é vendido nos quiosques e restaurantes próximos. Não deixe de aproveitar o clima perfeito para um sorvete!

7. Parques de diversões

Em uma lista de lugares para brincar com as crianças nas férias, é claro que os parques de diversões não podem ficar de fora. Afinal, eles são um espaço voltado para todo mundo se divertir!

Confira se há alguma restrição no parque com antecedência. Por exemplo, se há uma lotação limite. Você pode precisar ir mais cedo do que o planejado para garantir sua entrada, ou mesmo fazer reservas.

De qualquer modo, sem dúvida, as crianças vão amar visitar o parque de diversões, e toda sua família vai viver momentos inesquecíveis nesse dia.

Encontrar bons lugares para brincar com as crianças nas férias não precisa ser difícil. Olhe a sua volta e descubra o que há por perto. Assim, além de divertir os pequenos, você também pode usar essa oportunidade para conhecer melhor sua própria região.

No Blog PlayKids, você encontra tudo o que precisa saber sobre tecnologia, educação, parentalidade e desenvolvimento infantil, além dos lançamentos e novidades do PlayKids App. Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

Equipe do Blog PlayKids

Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezenove − nove =

Pin It on Pinterest