Como aproveitar as férias com as crianças?

dez 10, 2021 | Crianças

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Se ao longo do ano letivo é possível confiar na escola para planejar as atividades de aprendizado infantil, nas férias com as crianças, esse papel cabe aos pais. E é preciso cuidado tanto para não abrir mão do desenvolvimento delas quanto para não dar a elas responsabilidades acima do ideal. Mas como aproveitar as férias sem deixar o aprendizado de lado? 

Vale lembrar que brincando a criança vive uma série de experiências. Assim ela recebe informação, testa hipóteses e se desenvolve. Dessa forma, habilidades, criatividade e coordenação motora podem ser trabalhados.

Conheça algumas possibilidades de brincadeiras e atividades para adotar nas férias com as crianças.

Leia mais:
Como incentivar a criatividade para as crianças?
5 receitas para fazer em casa com as crianças
Como ajudar as crianças a lidar com a frustração?

1. Pintura livre com tinta guache para estimular a criatividade

Esse tipo de atividade estimula a coordenação motora, além de fazer a criança trabalhar com cores e texturas.

O interessante é que a capacidade de colocar no papel aquilo que foi imaginado é algo que pode ser desenvolvido. Esse é um tipo de arte. Logo, ensinando as crianças a trabalhar com pintura você cria um meio para que elas sejam criativas, ainda que em um estágio inicial.

É possível brincar pintando com os dedos das mãos e até dos pés. Para tanto, é válido usar cartolina, papel pardo e fazer uma série de desafios. Comece propondo pinturas mais simples como árvore, casa ou barco. Caso a criança demonstre facilidade, o desafio pode ir ficando cada vez mais complexo até o limite dela.

Pintar é algo fascinante para fazer nas férias com as crianças. E com a devida orientação você pode fazer com que elas aprendam a amar esse tipo de atividade a ponto de, quem sabe, desenvolverem um talento para o futuro. Essa é uma brincadeira para crianças a partir de 6 meses.

2. Brincadeiras de adivinhar, para melhorar a percepção infantil

Crianças a partir de 2 anos começam a entender o mundo aos poucos. E isso permite a você criar brincadeiras que explorem essa necessidade que elas têm de compreender o que está ao redor. Nesse sentido, a famosa brincadeira de adivinhar é muito interessante para as férias com as crianças.

Nela, um participante desenho algo em um papel e faz a dobra. Os demais precisam fazer perguntas até adivinhar do que se trata o desenho. Parece fácil, não é? Só que nem por isso a brincadeira deixa de ser educativa. O que faz a diferença nela é a exigência de investigação e busca por sentido pelos jogadores. Dessa forma, você pode trabalhar com a compreensão das crianças e ainda dar boas risadas com elas.

É ideal para praticar nas férias porque a adivinhação pode ser feita em qualquer lugar. Independentemente dos recursos que você tem à disposição.

Uma dica é você reforçar determinados elementos que certamente serão importantes para o desenvolvimento infantil. É possível, inclusive, trabalhar com sentimentos como alegria, respeito, consideração, entre outros.

3. Desafios de linguagem para trabalhar com a fala nas férias com as crianças

Imagine que você está viajando com as crianças no carro, mas percebe que elas precisam se entreter. Uma boa ideia é propor desafios de linguagem. O trava-língua, por exemplo, desafia a criança a reproduzir frases difíceis com clareza, ritmo e sem erros.

Frases mais simples como “o rato roeu a roupa do rei de Roma” e mais complexas como “num ninho de mafagafos tinha sete mafagafinhos. Quando a mafagafa gafa, gafam os sete mafagafinhos”, por exemplo, são excelentes para distrair. Além disso, eles estimulam os mais novos a falarem adequadamente. Ideal para crianças com maior dificuldade de comunicação.

Desafios de linguagem são ótimos para trabalhar a fala, mas é importante que o adulto tenha o controle sobre a evolução da criança nesse jogo. Os mais novos certamente terão maior dificuldade para articular frases complexas. Portanto, o ideal é começar com construções simples e progredir com o tempo.

4. Cozinhar juntos para ensinar sobre alimentos

Mesmo sem viajar, você ainda pode propor diversão nas férias para crianças. Para aquelas que já têm acima de três anos, cozinhar junto pode ser uma aventura incrível.

Isso ensina autonomia e dá noção de quantidades e medidas. Sem falar na importância de mostrar como os alimentos são preparados.

Você pode bater uma vitamina no liquidificador ou preparar uma receita de bolo ao lado da criança. Observando você escolher os ingredientes e montar a receita, ela passa a entender como as coisas se transformam. Um bolo começa com a escolha da farinha e dos ingredientes e depois evolui para uma massa deliciosa. Isso pode parecer algo trivial para os adultos, mas dentro do universo infantil é algo que representa uma série de aprendizados.

Além de mostrar às crianças como os processos funcionam, isso ajuda a reforçar laços familiares. Apenas tenha cuidado para evitar a exposição delas a objetos cortantes e ao fogo. É bom lembrar que, por conta da idade, elas ainda não estão prontas para lidar com isso.

5. Caça ao tesouro, para fazer a criança lidar com perguntas e respostas

Crianças a partir de 6 meses já podem se aventurar. Mesmo que seja dentro de casa e com a supervisão dos adultos. Com a caça ao tesouro você só precisa esconder um objeto e dar pistas para que os pequenos o encontrem.

A ideia é que você apresente uma pista por vez, de forma que uma leve à outra. No fim do processo é a última pista que vai revelar o esconderijo do objeto. Se você apresentar enigmas sobre o que faz parte da rotina da criança, isso facilita a evolução dela no jogo. Consequentemente, o seu aprendizado é maior.

Neste caso é o adulto quem direciona a criança. Dependendo da idade, esse jogo pode ser mais ou menos sofisticado.

Por fim, não deixe de conferir conteúdos do PlayKids para planejar as férias com as crianças. Neles você confere, além das brincadeiras aqui propostas, uma série de outras atividades que podem ser realizadas durante as férias das crianças.

Férias em casa ou na estrada? Tudo bem, tem PlayKids! Aqui as crianças aprendem o tempo todo! São jogos, desenhos, livros e atividades para brincar e se desenvolver. Quer saber mais? Clique aqui e acesse nosso site!

Equipe do Blog PlayKids

Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

20 − sete =

Pin It on Pinterest