Qual o papel da repetição no desenvolvimento infantil?

nov 26, 2021 | Crianças

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Você já deve ter percebido que algumas crianças apresentam comportamento repetitivo em relação ao que gostam. São personagens de desenhos, filmes e livros que, de tanto mexer com a imaginação deles, acabam sendo sempre replicados. A dúvida que muitos pais e mães têm sobre isso é se o hábito é saudável ou não. Por isso, é bom se aprofundar em saber qual o papel da repetição no desenvolvimento infantil.

Leia mais:
Os perigos dos rótulos na infância
7 jogos para brincar em família
A importância de brincar e viver o lúdico

A resposta é muito simples: ela é saudável. Claro, sempre dentro de limites. É preciso ter atenção quando a repetição é muito acentuada, mas na maioria das vezes, ela não representa um problema. É o que vamos mostrar na sequência.

A importância da repetição no processo de desenvolvimento infantil

Existem dois aspectos que devem ser observados em relação a esse tema: o primeiro é o emocional e o segundo é o cognitivo.

Em relação ao aspecto emocional é importante entender que a repetição traz segurança às crianças. Uma vez familiarizadas aos personagens, a tendência é que elas se interessem por eles. É algo que gera conforto e, de certa forma, autonomia.

Já em relação ao aspecto intelectual, a repetição é importante porque ela ajuda a melhorar o aprendizado.

De fato, a atitude repetida é útil para consolidar aquilo que foi aprendido pela criança. É por isso que as brincadeiras seguem a lógica da repetição. Ao assimilar um conhecimento um pouco mais complexo, a repetição aparece como uma solução para que os sentimentos sejam compreendidos.

A percepção das crianças

Para entender como a repetição não é necessariamente um problema, tente se colocar no lugar da criança.

Neste cenário, você, ainda sem muito conhecimento de mundo, está vivenciando as primeiras experiências. Então um desenho ou filme chama a sua atenção. Naturalmente, mais do que rever aquele programa, você vai querer mais. Vai querer compreender detalhes que não percebeu na primeira vez que viu. E isso pode fazer você assistir ao programa duas, três ou mais vezes. 

Entendeu qual o papel da repetição no desenvolvimento infantil? Ela pode ser, na realidade, apenas um processo de assimilação para a criança de acordo com as características dela.

Perceba que, por trás da repetição, pode estar um ato de investigação. Em vez de não se abrir para coisas novas, o que a criança está fazendo é justamente o contrário. Isso porque, na realidade, ela está prestando atenção em novos elementos: cores, personagens e músicas.

A realidade é que, dentro do universo infantil, isso faz todo o sentido. A compreensão da narrativa pode demorar mais tempo porque a criança está usando os recursos que tem para entender o universo da atração.

Qual o papel da repetição no desenvolvimento infantil?

A ideia de repetição, dentro dos limites, é bastante saudável. Na escola, os procedimentos precisam ser repetidos para que haja assimilação. Justamente pela necessidade que todos nós temos de reforçar ideias e imagens nas nossas mentes.

No contexto da educação infantil isso é ainda mais importante. Ações do cotidiano, como o dever de casa, são exemplos de repetição. O dever nada mais é do que uma proposta na qual o aluno deverá refazer em casa aquilo que aprendeu na escola. Isso se estende também para uma série de outras situações. Mesmo a disciplina também depende da repetição para ser aprendida. Os horários, as salas, os professores, seguem sempre um ritual para gerar na cabeça da criança a assimilação necessária para as atividades.

Assim, os mais variados eventos tanto dentro quanto fora da sala, os exercícios e as interações dependem da repetição para se consolidarem na vida da criança. Em resumo, é este processo que viabiliza a memorização e o aprendizado.

As camadas do conhecimento

É válido interpretar a repetição como um caminho para o aprendizado. Só assim temos como entender qual o papel da repetição no desenvolvimento infantil.

Como vimos, quando alguém pratica a repetição, essa pessoa não necessariamente está perdendo tempo com o que já conhece. Ao se dedicar mais de uma vez a um tema, a pessoa tem como estabelecer uma relação de sentido entre aquilo que ela já sabe e algo novo que está sendo apresentado.

Principalmente no universo infantil, isso pode representar a consolidação daquilo que a criança já sabe e, melhor ainda, a adição de camadas extras de conhecimento. Para os pais, pode ser interessante estimular ainda mais essa curiosidade, criando conversas a respeito da atração e até envolvendo os filhos com atividades lúdicas. É o caso de eventos com a temática daqueles personagens.

No geral, o mais importante é o pai ou a mãe estarem atentos à forma como as crianças consomem os conteúdos. Havendo sinais de interesse por coisas novas dentro de uma mesma atração, isso costuma representar algo positivo.

A consciência linguística

Outro ponto importante sobre qual o papel da repetição no desenvolvimento infantil: a questão do idioma. Precisamos pensar em como se dá o nosso próprio entendimento da língua que falamos. Afinal, em algum momento nós também tivemos que aprender a lidar com ela.

Crianças menores precisam da repetição para formarem sua consciência linguística. Para entender, pense em um idioma que você não domina. Agora pense em uma história fantástica que você ouviu ou leu quando era criança. Não é difícil imaginar como seria se você tivesse que ouvir essa história nesse idioma que está fora do seu controle. Provavelmente você ia rever a atração até assimilar tudo.

Isso justifica esse tipo de fixação que as crianças podem ter pelo universo mais lúdico. No fundo, mais do que se divertir vivendo uma experiência fora da realidade, o que elas estão fazendo é criar um jeito todo próprio de entender melhor aquele tema que tanto as atrai. Logo, elas estão aprendendo.

A percepção fonológica é algo que se desenvolve assim, na base da repetição. É por isso que os livros infantis exploram tanto recursos como rimas e ritmos, já que neles a repetição pode ser feita de maneira mais suave e atrativa.

Quando ter cuidado com a repetição

Tenha atenção a situações em que a criança não parece apresentar desenvolvimento a respeito de um tema. Neste caso, ela pode estar apenas replicando de maneira ritualística aquilo que viu.

Para os pais, é interessante tentar entender o que ela procura naquele desenho ou filme em questão. Se na resposta você não perceber que há busca por algum tipo de prazer ou novo aprendizado, então algo errado pode estar acontecendo.

Crianças acima de 6 anos com comportamento repetitivo acentuado, também demandam maiores cuidados. É natural que, dependendo do seu grau de desenvolvimento, alguns mantenham comportamentos infantis até depois do esperado, mas em casos extremos, vale a pena recorrer a um pediatra ou outro especialista.

Agora que sabe qual o papel da repetição no desenvolvimento infantil, confira também o nosso blog. No Blog PlayKids, você encontra tudo o que precisa saber sobre tecnologia, educação, parentalidade e desenvolvimento infantil, além dos lançamentos e novidades do PlayKids App. Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

Equipe do Blog PlayKids

Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

nove + dois =

Pin It on Pinterest