logo-playkidsapp
Fun Friday PlayKids - A diversão tá ON e o preço tá OFF! 17% OFF no plano anual

5 desenhos para conversar sobre medo com as crianças

por | nov 17, 2021

Existe um ótimo motivo para contar com desenhos para conversar sobre medo com as crianças.

É porque desenhos apresentam conteúdos de fácil assimilação. E o medo é uma sensação natural no ser humano. Ele é importante porque nos protege de ameaças comuns à espécie. Assim, o medo é algo evolutivo.

Leia mais:
Séries para se divertir e aprender com a Hello Kitty
10 melhores desenhos educativos para crianças
5 desenhos com protagonistas negros

Só que tudo em excesso costuma representar um problema. Da mesma forma como a ausência de medo pode tornar uma pessoa fria demais e sujeita a riscos, sua presença em excesso também pode atrapalhar.

Em relação à educação infantil, lidar com o medo é essencial. Os desenhos para conversar sobre medo com as crianças são úteis para isso. Com eles é possível ter boas referências para conversar. Quer conhecer alguns dos mais interessantes? Então confira.

1. Diário de Mika

É importante contar com recursos que auxiliem na orientação dada aos mais novos. Séries, filmes e desenhos para conversar sobre medo com as crianças, por exemplo. É nessa lógica que atrações, como o Diário de Mika, precisam ser entendidas.

Mika é uma garotinha de 4 anos. Como qualquer criança da idade, ela está aprendendo a lidar com uma série de situações.

Mika tem o hábito de desenhar no seu tablet determinado acontecimento. A ideia é revelar os problemas para seus brinquedos em busca de solução. O que torna o desenho ainda mais lúdico é que os brinquedos representam emoções de Mika. Tem o medo, a raiva, a preguiça, entre outros.

Assim, toda vez que Mika precisa, um desses brinquedos ganha vida e começa a atuar para ajudar a protagonista com as mais diversas situações. É então que as aventuras acontecem.

O Diário de Mika é excelente para ajudar as crianças a entenderem o que são sentimentos. Ao vivenciarem esse tipo de experiência, a tendência é que as crianças comecem a se identificar com as situações. Logo, elas podem ter parâmetro para enfrentar aquilo que as incomoda.

2. Meu amigãozão

Considerando a forma como as crianças entendem o mundo, obras capazes de se conectar com o universo delas são muito úteis. Isso porque elas geram identificação e influenciam. É o caso de Meu amigãozão.

Yuri, Lili e Matt são os protagonistas do desenho. Só que eles não estão sozinhos. Sua turma conta ainda com amigos imaginários. Pode parecer algo comum, mas o desenho realmente é interessante no que diz respeito às formas como alguém pode lidar com os sentimentos.

Em cada episódio, surgem sentimentos como medo, frustrações e outros problemas associados aos desafios que as crianças enfrentam. E esse é o grande diferencial. Unindo superação a orientação, o entretenimento se torna bastante educativo.

Por se tratar de um universo fantástico, vale lembrar que tudo é alegórico, mas não se preocupe: isso é útil para gerar encantamento em quem assiste, e não para influenciar as crianças a fazerem o que é impossível.

Situações que remetem ao mundo da imaginação, mas que envolvem situações que provocam medo. Em resumo, Meu Amigãozão é um desenho que cria um universo fantástico, trabalhando com situações que precisam ser superadas. Ótima dica entre desenhos para conversar sobre medo com as crianças.

3. Chapeuzinho De Todas as Cores

Superar os medos infantis é algo que fica muito mais fácil com orientação. E é isso o que esse desenho ajuda a fazer. Inspirado em “Chapeuzinho amarelo”, livro escrito por Chico Buarque e Ziraldo, Chapeuzinho De Todas as Cores é uma série que trata justamente dos ritos de passagem do dia a dia.

É nessa lógica que os medos são apresentados de maneira bem lúdica. Ideal para mostrar para as crianças como elas podem lidar com as mais diversas situações.

Considerando as mais diferentes experiências que as crianças vivem e que os adultos possivelmente não entendem, Chapeuzinho De Todas as Cores é uma ótima atração. Nela, alguns aspectos que certamente podem assustar os mais jovens são facilmente apresentados. Isso dá a eles condições para entender melhor o mundo em que vivem e ter parâmetros para lidar com as mais diversas situações.

Dica excelente para pais e educadores que têm interesse em lidar com temas como o empoderamento infantil. Um dos diferenciais do desenho é justamente ensinar estratégias de como as pessoas podem lidar com os sentimentos. Assim, mais do que entender quais são eles, é possível também conhecer as formas mais comuns de enfrentar determinadas situações que incomodam as crianças.

4. Daniel Tigre

Tópicos socioemocionais como tristeza, raiva e medo são bem trabalhados nessa série. O desenho apresenta um protagonista que adora fazer passeios de bonde. Ao lado de seus amigos, ele vivencia uma série de experiências que nem sempre saem como o planejado.

É aí que o desenho fica interessante. Sempre que algo acontece, os personagens inventam uma música. Nela, está o passo a passo para aprender o jeito certo de lidar com o inesperado.

No fim, o desenho é uma ótima maneira de aprender a lidar com problemas de uma maneira racional e otimista. Afinal, desafios fazem parte da vida de qualquer um. Por isso, saber lidar com eles é essencial.

É uma excelente opção entre desenhos para conversar sobre medo com as crianças. De fácil assimilação e capaz de ensinar, Daniel Tigre não deve ser entendido apenas como uma opção para os pais. Ele também é útil para educadores em busca de recursos para lidar com questões socioemocionais.

Uma dica é assistir Daniel Tigre junto às crianças e procurar conversar com elas a respeito de cada episódio. Com o tema, ficará fácil perceber

5. Desenhos para conversar sobre medo com as crianças: Caillou

Outra opção entre desenhos para conversar sobre medo com as crianças, Caillou apresenta um protagonista com seus amigos imaginários. Um garotinho de 4 anos que adora esportes e explorar a natureza.

Inspirada nas obras de Christine L’Heureux, a narrativa é bastante inclusiva. Logo, temas como medo e empatia, por exemplo, costumam aparecer de um jeito bem característico.

Por se tratar de um menino ingênuo e com muita energia, Caillou passa por uma série de experiências interessantes. Tomadas como referência para o ensinamento dos mais jovens, o desenho é uma excelente base para uma série de análises.

Não por acaso, Caillou foi produzido por 20 anos, atingindo milhões de espectadores no mundo todo.

Enfim, estes são desenhos para conversar sobre medo com as crianças que certamente podem ajudar você a lidar com medos infantis. No PlayKids App eles estão disponíveis.

Com o PlayKids App, as crianças aprendem o tempo todo! São jogos, desenhos, livros e atividades para brincar e se desenvolver. Quer saber mais? Clique aqui e acesse nosso site!

Categoria:
PlayKids | PlayKids App
Escrito por Equipe do Blog PlayKids

Escrito por Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.

Nossas Redes Sociais

Mais lidas

Conheça o PlayKids

O que é PlayKids App?
Qual a importância dos aplicativos educacionais?
Você sabe como funciona o PlayKids?
Saiba como assinar PlayKids
Ebook Original PlayKids

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 1 =

Mais Posts
Como criar uma rede de apoio?

Como criar uma rede de apoio?

Você sabe como criar uma rede de apoio? Essa é uma tarefa fundamental para os pais. Isso porque é ideal que eles tenham ajuda de um grupo de pessoas com quem contar. Contudo, ter uma rede de apoio nem sempre é tão simples. Leia mais: Por que criar crianças...

Ei, quer receber nossas
novidades toda semana?

E-mail cadastrado com sucesso!

Pin It on Pinterest