logo-playkidsapp
Fun Friday PlayKids - A diversão tá ON e o preço tá OFF! 17% OFF no plano anual

5 desenhos com protagonistas negros

por | nov 9, 2021

A representatividade é um tema cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. E em relação às crianças é essencial que ele seja trabalhado do jeito certo. Isso quer dizer que é preciso quebrar alguns estereótipos comuns no mundo do entretenimento. Principalmente no que diz respeito a desenhos com protagonistas negros.

Leia mais:
6 clássicos da TV para assistir em família
5 desenhos infantis que celebram a diversidade
10 melhores desenhos educativos para crianças

Até alguns anos atrás, os principais personagens apresentavam sempre o mesmo perfil: pele clara, cabelo liso e traços europeus, o que não é a realidade do nosso país. De acordo com o IBGE (2010), a maior parte da população brasileira é parda, o correspondente a 45,3%. Nessa mesma pesquisa, declararam-se de cor preta apenas 8,2%.

Observando mais atentamente essa pesquisa e considerando o que vemos no dia a dia, ainda fica difícil acreditar que menos de 10% dos brasileiros são negros. Logo, é possível que por conta de uma falta de valorização da cultura negra, as pessoas prefiram se declarar pardas. A ausência de um Senso em 2020 também pode ser causa desta percepção errônea da nossa atualidade.

É aí que a representatividade mostra a sua importância, porque ela ajuda a construir essa valorização. Por isso, confira 5 desenhos com protagonistas negros disponíveis no PlayKids.

1. UAU Animal: a representatividade no protagonista

Quem não se identificou com personagens como Bobby, do Fantástico Mundo de Bobby, nos anos 90? Ou então, Punky a levada da breca, nos anos 80? Em comum entre eles estava o fato de serem crianças espertas, que viviam aventuras próprias do público da sua idade. O problema é que ambas, assim como a maioria dos protagonistas de desenhos, eram brancas.

É por isso que UAU Animal chama a atenção entre os desenhos com protagonistas negros. Esta é uma série feita especialmente para o universo infantil, assim como as citadas anteriormente, mas com um protagonista que representa um grupo que até então não se via representado com destaque nesse tipo de atração.

Em UAU Animal é possível entender melhor como funciona a natureza e o reino animal. O protagonista é Bio, um menino que tem muita curiosidade e que está sempre procurando novas aventuras. Com ele estão Capy, a capivara roxa e Tufo, um lagarto bastante inteligente.

Com seus amigos, Bio viaja o mundo todo usando apenas a sua bicicleta. É assim que ele apresenta biomas e animais por onde passa. Essa animação é interessante também porque mostra toda a diversidade existente no planeta. São biomas dos mais diferentes tipos, nos quais habitam animais específicos.

2. Mytikah: o universo de grandes personagens negros

Outra série bastante educativa. Nela, personagens históricos são apresentados para que as crianças conheçam seus feitos.

Se para adultos já é difícil mostrar a grandeza por trás de obras de literatura, arquitetura e ciências em geral, imagine o desafio desse trabalho voltado para crianças.

Só que Mytikah consegue fazer isso com louvor. E ainda coloca diante do público infantil, personagens do porte de Machado de Assis, Milton Santos, entre outros. Assim, personagens negros que marcaram seu nome na história aparecem como heróis, dentro de um contexto em que sua contribuição para a humanidade é exaltada.

Manga e Leco são os irmãos com acesso ao livro que dá nome ao desenho. O interessante é que tanto a vida quanto o contexto histórico dos heróis são retratados de maneira bem-humorada. A ideia é que os protagonistas ajudem nas missões para assim eles conseguirem voltar para o ponto inicial do episódio.

3. As aventuras de Amí: aprendendo a lidar com o mundo

Uma menininha de apenas oito anos que usa e abusa da criatividade para viver uma série de experiências. Ao seu lado, o cachorro Balú e o amigo Tim. Esta é a base da história.

As aventuras de Amí é uma excelente forma de ensinar representatividade e identidade cultural para as crianças. Isso porque cada episódio representa um aprendizado.

Amí é uma menina que está querendo amadurecer antes da hora, o que faz com que ela sempre assuma responsabilidades e se atrapalhe com isso. O interessante é o universo que cerca Amí: aspectos da cultura popular, como o passe de capoeira, para lidar com um inimigo imaginário e o uso de cravo para espantar formigas quando a protagonista visualiza um ataque de formigas gigantes são alguns exemplos.

Válido tanto para conhecer melhor o mundo quanto para lidar com a representatividade, As Aventuras de Amí é um desenho muito recomendado. É um dos principais desenhos com protagonistas negros que existem hoje em dia.

4. Bino & Fino: desenhos com protagonistas negros e o universo africano

E como falar de cultura negra sem pensar na África? É por isso que Bino & Fino merece destaque na nossa lista de desenhos com protagonistas negros. Eles são garotos que vivem na Nigéria. Ao lado de Zeena, uma borboleta mágica, a dupla passeia pela África subsaariana revelando sua riqueza cultural.

O que esse desenho tem de especial é trabalhar com personagens negros em cenários africanos e trazendo como plano de fundo a história de países até então pouco presentes nas aulas de história.

Trabalhando também com o passado do continente africano, o desenho nos coloca diante de uma série de eventos que alteram radicalmente a percepção sobre ele.

Vale a dica: o desenho é repleto de referências que certamente não fariam parte de outra atração. Sempre com uma linguagem acessível e adequada, Bino & Fino representa um avanço na luta pela afirmação da identidade negra, ainda que não seja um desenho brasileiro.

5. African Nursery Rhymes: a música e a cultura do continente africano

Por fim, conheça a diversidade do continente africano a partir de uma de suas maiores riquezas culturais: a música.

Com rimas coloridas e alegres, as canções presentes em African Nursery Rhymes têm o poder de fazer com que pais e filhos desfrutem de uma das formas de arte mais apreciadas.

Excelente para gerar identidade cultural e trabalhar a tão procurada representatividade. Até porque a música africana, das mais diferentes localidades, está entre as melhores do mundo, mas vale a pena saber exatamente as características de cada cultura.

Por exemplo: será que a música da África do Sul tem uma levada mais suave do que a de Gana? E por quê? Esse tipo de resposta você só começa a ter quando se aprofunda nas peculiaridades da arte de cada país. E é o que African Nursery Rhymes oferece.

Em resumo, desenhos com protagonistas negros não faltam. Acesse o PlayKids App e confira.

Os conteúdos do PlayKids App passam por uma curadoria de especialistas e pedagogos para desafiar as crianças de forma lúdica e descontraída, através de conteúdos sobre idiomas, atividades que constroem valores e jogos educativos que acompanham a faixa etária de cada criança. O PlayKids app evolui com sua criança, descubra as vantagens de ser um assinante clicando aqui!

Categoria:
Desenhos | PlayKids
Escrito por Equipe do Blog PlayKids

Escrito por Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.

Nossas Redes Sociais

Mais lidas

Conheça o PlayKids

O que é PlayKids App?
Qual a importância dos aplicativos educacionais?
Você sabe como funciona o PlayKids?
Saiba como assinar PlayKids
Ebook Original PlayKids

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 12 =

Mais Posts
Como criar uma rede de apoio?

Como criar uma rede de apoio?

Você sabe como criar uma rede de apoio? Essa é uma tarefa fundamental para os pais. Isso porque é ideal que eles tenham ajuda de um grupo de pessoas com quem contar. Contudo, ter uma rede de apoio nem sempre é tão simples. Leia mais: Por que criar crianças...

Ei, quer receber nossas
novidades toda semana?

E-mail cadastrado com sucesso!

Pin It on Pinterest