5 desenhos infantis que celebram a diversidade

set 29, 2021 | Desenhos, PlayKids

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Vivemos em um mundo que sofre constantes evoluções. Temas que antes poderiam ser considerados tabus, hoje são discutidos nos lares sem barreiras e com mais clareza. A pluralidade e as diferenças precisam ser apresentadas desde cedo. Para ajudar pais e responsáveis, existem desenhos infantis que celebram a diversidade de forma lúdica e encantadora.

Afinal, é importante tratar de maneira natural as diferenças existentes entre nós. Isso porque a criança convive com as particularidades de cada um de nós, em seu núcleo familiar e cultural. Para isso, é preciso pontuar que tais diferenças tornam cada ser humano único e especial a seu modo.

Usar desenhos infantis que celebram a diversidade desde a primeira infância é ajudar a criança a criar empatia. Eles apoiam, também, a desenvolver melhor e mais amplamente suas habilidades socioemocionais.

Isso ajudará no crescimento e no amadurecimento emocional e social dos pequenos. Assim, será favorecido o convívio em sociedade, tornando-os mais abertos, resilientes e livres de preconceitos.

Vamos conhecer alguns títulos que trazem a diversidade com uma linguagem fácil, leve e natural?

5 desenhos infantis que celebram a diversidade

As animações têm como função mais do que divertir e entreter. Elas contam com a missão de plantar uma sementinha em cada criança que os assiste. É essencial que os pais selecionem conteúdos que incentivem seu filho a pensar e questionar algumas coisas. Por exemplo, a compreensão de assuntos importantes, como a diversidade.

Quando uma criança vai para escola, por exemplo, ali é iniciado seu primeiro convívio social fora do núcleo familiar. Assim, um universo se abre diante dos seus olhos, pois terá contato com pessoas diferentes.

Enxergar essas diferenças naturalmente é excelente. Não fazer distinção entre os coleguinhas por serem “diferentes” é o caminho mais saudável para uma convivência harmoniosa. Talvez, esse seja o primeiro passo para evitarmos a prática de bullying e a exclusão social. Estes problemas acontecem pelo preconceito, seja por raça, cor, religião, orientação sexual ou classe econômica.

Confira agora alguns desenhos infantis que celebram a diversidade e que seu filho precisa conhecer!

1. Bubu e as Corujinhas

Colorido, alegre e cheio de vida: assim é Bubu e as Corujinhas. O desenho fala sobre a importância da amizade, da família e da preservação do meio ambiente. Nele, as crianças acompanham as aventuras e descobertas de Bubu e seus irmãos, e aprendem, através de situações do dia a dia, mais sobre meio ambiente e respeito.

2. Minuto Libras

O primeiro desenho totalmente em Libras feito no Brasil. Cada episódio tem um minuto de duração, e nele é ensinado alguma curiosidade ou informação sobre a comunidade surda. A inclusão é o ponto-chave aqui, já que os episódios podem ser contemplados e compreendidos tanto por crianças ouvintes como por crianças surdas.

3. Cobertor

Curta-metragem ganhador do Prêmio PlayKids 2020, é uma produção que traz diversão e educação usando como ponte seus personagens principais: dois ursos — um polar e um marrom.

Nele, é mostrado a importância da amizade, do respeito e do carinho. O roteiro é leve e envolvente, prende a atenção da criança já nos primeiros minutos e é inspirado em uma lenda do folclore americano, que fala justamente sobre dois irmãos ursos de personalidade distintas, mas que usam o mesmo cobertor para se aquecer em uma noite fria.

4. Daniel Tigre

Daniel Tigre é um daqueles desenhos que faz sorrir mesmo aqueles que já passaram pela infância. Uma animação cheia de mensagens positivas que enfatizam o respeito e o carinho entre o tigrinho e sua família, o companheirismo com seus amigos e a curiosidade com sua professora.

A cada episódio, Daniel Tigre mostra como nem sempre as coisas saem como o planejado, mas que sempre há uma forma de superar e aprender com os desafios e olhar o lado bom das situações. Isso chamamos de resiliência.

5. Hello Kitty – Especial 45 anos

Um dos personagens mais queridos e conhecidos mundo a fora completou 45 anos. E, para comemorar, foi criada uma temporada de desenhos especiais, onde a gatinha Hello Kitty enfatiza o aprendizado, seja por meio de atividades do dia a dia com um olhar diferente e curioso ou ainda, viajando pelo mundo.

Em suas viagens, ela conhece novas culturas, hábitos e costumes, e mostra como o mundo é grandioso e diverso.

Conheça mais alguns desenhos que celebram a diversidade disponíveis no PlayKids App

Bino e Fino

A história dos gêmeos Bino e Fino, junto da amiga borboleta Zeena, traz a representatividade negra de um jeito lúdico, educativo e surpreendente. O desenho mostra as descobertas dos irmãos, que vivem na África subsaariana, sobre a cultura, história e o mundo em si. A animação vem fazendo sucesso em diversas partes do mundo e é usada dentro de escolas nos EUA.

Auts

Inspirado na vivência de seu idealizador, Renato Barreto, com seu filho diagnosticado com autismo, Auts, é um desenho que trabalha a inclusão e a socialização de crianças com autismo.

Ele traz, com delicadeza e sensibilidade, todos os pontos e desafios que a inclusão proporciona na vida real. As cores, formas e sons foram pensadas sob a perspectiva dessas crianças, que são mais sensíveis e imaginativas.

Grandes Pequeninos

Um desenho que traz uma família super unida e que se diverte junta, aprendendo a lidar com os desafios do dia a dia e levando pautas importantes como a beleza da diversidade. Jair, Tânia, Zaza e Lola levam muita diversão, música e inspiração a cada episódio.

Tainá

A indiazinha Tainá e seu grupo de amigos, ouriça, urubu-rei e macaco, moram no alto da Grande Árvore e são os Guardiões da Amazônia. Essa animação cheia de cor e magia traz como pauta a coragem, o respeito à natureza, a diversidade e a amizade. A cada novo episódio, o grupo de amigos enfrenta grandes aventuras para proteger a floresta.

Gostou de conhecer alguns desenhos infantis que celebram a diversidade na hora de entreter seu filho dentro do PlayKids App?

Que tal baixar agora mesmo o PlayKids App e conhecer todo um universo infantil incrível que mistura diversão e conteúdos educativos em uma plataforma intuitiva e fácil de usar? Ah, e ainda pode aproveitar para ver os desenhos infantis que celebram a diversidade citados aqui!

Leia mais:

Equipe do Blog PlayKids

Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

vinte + 8 =

Pin It on Pinterest