O que fazer com as crianças nas férias escolares?

jul 14, 2021 | Crianças

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Cresci com meus pais trabalhando em período integral, ou seja, férias escolares eram sempre um problema, pois raramente esse momento coincidia com as férias deles. Para ajudar, morávamos em uma cidade sem nenhum parente próximo. O que fazer com as crianças nas férias escolares? Como organizar a rotina com tempo de qualidade? Quem ficará com elas? Eram perguntas que os aterrorizavam. 

Um tempo importante de desenvolvimento

Em primeiro lugar, posso dizer que tive o privilégio (ou não) de experimentar todas as possíveis soluções: casa de amigos; colônia de férias; programa de férias de computação, natação, ballet, culinária ou qualquer outro que surgisse. 

No entanto, minha programação preferida sempre foi viajar para o sítio dos meus avós. Lá, podia me encontrar com meus primos e com as crianças das fazendas vizinhas. Podíamos plantar o que quiséssemos e acompanhar todo o ciclo da retirada do pé ao prato do almoço. Virávamos engenheiros e construímos os mais incríveis balanços nas árvores e cabanas secretas. A cada dia descobrimos a fruta preferida de cada um dos animais. Até hoje me é curioso que as vacas gostem tanto de limão!  

Em segundo lugar, vale ressaltar que férias escolares são muito mais que uma pausa nos estudos e significa muito mais que apenas deixar de ir à escola ou descanso para o próximo semestre. É um período de fundamental importância para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, pois é um momento de sedimentação, assimilação e generalização dos conhecimentos adquiridos durante o semestre. Além disso, as férias abrem espaço para o convívio com pessoas diferentes e para a experiência de uma nova rotina, o que é fundamental para o desenvolvimento socioemocional dos(as) pequenos(as). 

Provavelmente por isso que gostava tanto das férias com meus avós. Mesmo sem saber, poderia aplicar no meu dia a dia o conhecimento da escola, dando uma significância muito maior a ele. Também tive a oportunidade de socialização com pessoas que, por vezes, eram muito diferentes de mim.

O que fazer com as crianças nas férias escolares?

Não tem um sítio de familiares para mandar as crianças? Não tem problema! Trazer mais intencionalidade para as vivências das férias escolares pode ser feito em qualquer lugar. 

Convide seu(sua) pequeno(a) para o(a) acompanhar nas tarefas do dia a dia, apresente-as de forma lúdica. Construam juntos um calendário do que fazer durante as férias, deixe que exercitem sua autonomia. Montem uma cabaninha com lençóis para a hora da leitura (temos mais de 200 e-books em nosso vagão de livros!). Construam brinquedos com materiais descartados, para que estimulem sua criatividade (SuperHands está cheio de ideias fantásticas!). Façam uma horta juntos e acompanhem seu crescimento dia a dia por meio de fotos, ao final podem transformar as plantinhas em uma receita e as fotos em um vídeo! 

Ideias não faltam (e temos um e-book recheado de dicas para vocês)… Pode ser que só seja possível esse tempo junto durante a noite ou aos finais de semana. Tudo bem! Dentro de suas possibilidades, o importante é não deixar esse momento tão importante para as crianças passar em vão!

Por fim, convido você a ouvir nosso podcast chamado “Férias escolares: e agora?”. Tenho certeza de que a sua percepção sobre as férias ganhará um novo sentido.

E então, vamos nos divertir?!

Leia mais:

Maria Tereza França

Maria Tereza França

Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

treze − 2 =

Pin It on Pinterest