Como falar sobre consumo com as crianças?

dez 7, 2021 | Crianças

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

A chegada do Natal tem muitos significados diferentes para as famílias. Ele pode significar rever pessoas queridas, seguir tradições e passar tempo com quem você ama. Mas também é uma época de muitas compras e gastos. Saber como falar sobre consumo com as crianças se mostra importante.

Falar sobre consumo com as crianças pode tornar esse Natal mais tranquilo para todos. Para mães e pais, porque não precisam se preocupar em comprar tudo o que os pequenos quiserem. E para os filhos, porque ajustam suas expectativas.

Mas como falar sobre consumo com as crianças? Confira nossas dicas abaixo!

Leia mais:
Como ajudar as crianças a lidar com a frustração?
Os perigos dos rótulos na infância
Round 6: como agir na relação entre crianças e conteúdos violentos

Por que falar sobre consumo com as crianças?

Antes de saber como falar sobre consumo com as crianças, você precisa saber por que isso é necessário. Afinal, o consumo, assim como as finanças em geral, é considerado assunto de gente grande.

Porém, as crianças são muito afetadas por publicidades cada vez mais indiretas. Elas não descobrem um produto por meio de uma propaganda na TV, mas sim por um vídeo de um influenciadores nas redes sociais. Na maioria das vezes, nem sabem que estão vendo uma propaganda.

Na internet, elas assistem vídeos de outras crianças mostrando seus brinquedos. Já na escola, todo mundo quer seguir tendências que até mesmo chegam de outros países.

Ou seja, as influências do consumo são ainda maiores do que eram há algumas décadas, mesmo que haja uma lei contra as propagandas voltadas ao público infantil.

Por isso, quando chega o Natal, seu filho já tem em mente diversos produtos que quer ganhar de presente. Isso, somado a expectativas irrealistas promovidas por influenciadores, pode tornar o Natal muito frustrante. E, é claro, um problema para as finanças familiares.

Como falar sobre consumo com as crianças?

Sabendo a importância de falar sobre consumo com as crianças, ainda não sabemos como fazê-lo. Crianças não sabem como as redes sociais podem incentivar o consumo, nem sabem que assistem vídeos patrocinados por empresas. Elas também não entendem conceitos de economia.

Por isso, para saber como falar sobre consumo com as crianças, é preciso entender a linguagem delas. Não fale sobre grandes corporações que utilizam as redes como forma simples de publicidade. Fale em termos que elas conhecem e podem aplicar, de fato.

Confira abaixo algumas dicas de como falar sobre consumo com as crianças e ter um Natal mais tranquilo:

Dê o exemplo

Assim como em outras áreas da vida, as crianças aprendem sobre consumo, por exemplo. Se você vive comprando por impulso e nem mesmo usa o que adquire, elas vão perceber. E não vão ver nada de errado nesse comportamento.

Por isso, se você quer que seu filho entenda sobre consumo responsável, estude sobre o assunto. Passe a consumir menos e não se deixe levar pelos impulsos.

Reduza a exposição a propagandas

Hoje em dia, é proibido direcionar a publicidade para crianças. Inclusive, você pode denunciar empresas que estiverem fazendo isso. Porém muitos influenciadores, como Youtubers ou TikTokers mirins, criam conteúdos para fazer publicidade.

Por isso, fique atento ao que seu filho assiste. Mostre a ele a diferença entre um vídeo interessante e uma publicidade. Saiba o que ele gosta de assistir e, se tiver muita publicidade, busque por alternativas. O consumo de conteúdo também deve ser consciente.

Crie a tradição de doar

Uma boa ideia para introduzir a ideia do consumo consciente é focar em doações. Na época do Natal, existem muitas campanhas para ajudar quem precisa e doar brinquedos para as crianças.

Converse com seus filhos sobre essas crianças que ele não conhece. Fale sobre as dificuldades que elas e suas famílias passam. Depois, em família, procurem brinquedos e roupas que vocês não usam mais para doar. As crianças vão começar a entender que aqueles brinquedos e roupas não são descartáveis.

Ajuste as expectativas

Muitas crianças esperam ganhar muitos presentes no Natal porque são levadas a acreditar que isso acontece se elas se comportarem. Outras, estão tão acostumadas a receberem todos os presentes que desejam que, se não receberem, vão achar que houve um erro.

Por isso, os pais precisam ajustar as expectativas das crianças. Diga que o Papai Noel só traz um brinquedo para cada criança, por exemplo. Ou, se eles já sabem que você compra os presentes, diga que eles só podem pedir um.

Isso também vale para as saídas de fim de ano para shoppings e supermercados. Estabeleça, antes de sair de casa, o que seu filho pode pedir. Assim, eles sabem o que esperar do passeio.

Proponha alternativas

Se você quer tornar o Natal uma época menos consumista para sua família, busque alternativas. Afinal, muitos de nós já associamos a data ao consumismo. Para quebrar esse ciclo, é preciso encontrar uma boa substituição.

Por exemplo, em vez de presentes comprados, fique com os presentes feitos a mão. Toda a família pode pensar nos presentes juntos, criá-los e fazer embalagens especiais. Cartões, biscoitos e brinquedos de material reciclável são bons exemplos.

Seus filhos também podem ter a opção de escolher um passeio em vez de um presente. Assim, toda a família passa tempo junta e cria memórias incríveis em vez de apenas trocar presentes comprados.

Pense no que o Natal significa

Tirando os presentes e as compras, o que o Natal significa para você? Para dar um novo significado a data e saber como falar sobre consumo com as crianças, você deve saber a resposta para essa pergunta.

Para muitos, o Natal é uma celebração religiosa, compartilhada com milhares de pessoas no mundo inteiro. Já para outros, é um momento para celebrar a família. E alguns de nós ficam simplesmente encantados com as tradições da época.

Passe para seus filhos o que o Natal significa para você. Conte histórias sobre como era o Natal quando você era criança. Compartilhe seus sentimentos para que eles saibam que essa data vai além das compras.

O Natal tem muitos significados diferentes. Nenhum deles precisa depender do consumismo e da exploração da publicidade infantil.

No Blog PlayKids, você encontra tudo o que precisa saber sobre tecnologia, educação, parentalidade e desenvolvimento infantil, além dos lançamentos e novidades do PlayKids App. Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

Equipe do Blog PlayKids

Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

vinte − 8 =

Pin It on Pinterest