logo-playkidsapp
Assine agora com 15% OFF no plano mensal!

Cuidados com as crianças no verão

por | jan 4, 2022

Com a chegada da estação mais quente do ano, começamos a pensar em cuidados com as crianças no verão. Isso porque essa época é a mais aguardada pelos pequenos e a mais temida pelos pais.

No verão, as crianças passam muito mais tempo em casa, com a família, e querem se divertir todos os dias. A praia e a piscina se tornam companheiros inseparáveis. Os mosquitos, as queimaduras de sol e a desidratação, também.

Mas isso não precisa ser assim. Por isso, reunimos aqui alguns cuidados com as crianças no verão que vão fazer parte da sua rotina. Assim, o verão do seu filho vai ser muito mais seguro e divertido! Confira:

Leia mais:
7 lugares para brincar com as crianças nas férias
Como incentivar o aprendizado nas férias?
Como aproveitar as férias com as crianças?

Cuidados com as crianças no verão

Abaixo, vamos falar de alguns cuidados com as crianças no verão que precisam ser tomados diariamente. Porém, é importante lembrar que cada criança é única e tem suas próprias necessidades.

Por isso, antes de mais nada, conheça bem seu filho. Ele pode enfrentar desafios diferentes dos que estão descritos aqui. A lista abaixo é formada por conselhos gerais para problemas que surgem nessa época do ano.

Veja quais são eles:

Tenha cuidado com o sol

Sabemos que tomar sol é importante para a saúde. No verão, porém, o sol muito forte traz mais prejuízos do que benefícios. Crianças são as principais vítimas de queimaduras e insolação, já que tendem a passar mais tempo no sol.

Como pais, pode ser difícil não deixar os pequenos correrem ao ar livre o dia inteiro. No entanto, em alguns horários, é sempre melhor evitar a exposição ao sol. Entre às 10h e às 16h, evite deixar as crianças pegarem sol.

Se a criança tiver menos de um ano, o ideal é que ela não pegue sol em qualquer horário nessa estação. Portanto, na praia e na piscina, tenha um guarda-sol como seu melhor amigo.

Não dispense o protetor solar

Quando se fala em cuidados com as crianças no verão, não podemos deixar o protetor solar de fora da conversa. Ele é o maior aliado não só dos pequenos, mas de todos nós, para nos protegermos do sol.

As crianças têm uma pele bem mais sensível do que a dos adultos. Por isso, passe protetor solar com fator FPS 30 ou mais alto e o reaplique a cada duas horas. Faça isso diariamente, mesmo que a criança não vá à praia ou à piscina. Afinal, o sol também está no playground do prédio, no jardim da sua casa…

Escolha as roupas com cuidado

Muitos pais não percebem que precisam ter esses cuidados com as crianças no verão: a escolha de roupas leves e adequadas. No verão, é melhor usar roupas de algodão ou linha, que sejam mais folgadas e permitam a ventilação. Isso evita que as roupas fiquem grudadas no corpo e incomodem seu filho.

Na praia e na piscina, sungas, biquínis e maiôs estão todos liberados. Porém, tome cuidado para não deixar seu filho com a roupa molhada o dia inteiro. Isso favorece o surgimento de micoses e outros problemas de pele.

Chinelos e sandálias são recomendados para quem frequenta clubes e parques aquáticos. Isso evita a transmissão de fungos e bactérias que ficam nas unhas dos pequenos.

Por fim, complete o visual com chapéus, bonés, viseiras e, dependendo da idade, óculos escuros. Esses acessórios protegem a cabeça e os olhos do sol, deixando toda a experiência mais segura e confortável.

Ofereça uma dieta mais hidratante

Férias são um período em que nossa alimentação fica mais relaxada e menos presa a regras comuns. Porém, se há uma regra para seguir nesse verão com seus filhos, é essa: capriche na hidratação.

Isso quer dizer, é claro, dar muita água para as crianças. Os sucos não são tão recomendados, por terem muito açúcar na composição. Águas e chás gelados, sem açúcar, são os preferidos para manter as crianças hidratadas. Além disso, não espere que eles peçam água ou digam que estão com sede: a desidratação pode começar antes dos sintomas surgirem.

Essa ideia se estende, também, para a alimentação. Frutas da estação costumam ser repletas de água e ajudam a recuperar a hidratação. Por exemplo, melão e melancia são deliciosos nessa época do ano e têm muita água!

Incentive uma boa higiene

No momento em vivemos, é essencial lembrar as crianças de lavar as mãos com frequência. Mas mesmo se não estivéssemos enfrentando uma pandemia, lavar as mãos e manter uma boa higiene se torna ainda mais importante no verão, quando temos mais contato com a natureza.

Também é importante verificar as condições de higiene dos alimentos, principalmente se eles foram comprados fora de casa. Na beira da praia, evite consumir frituras.

Seja cauteloso com a água

A praia e a piscina são constantes durante o verão. Por isso, é preciso se lembrar de tomar os cuidados necessários para que as crianças não se machuquem. Mesmo que eles saibam nadar, qualquer descuido pode ter consequências desastrosas.

Sendo assim, não deixe seu filho sozinho perto de piscinas ou na beira da praia. Além disso, use e abuse das boias. Elas vêm em todos os tamanhos e estilos diferentes, podendo ser usadas por crianças de todas as idades.

Por fim, procure proteger os olhos e ouvidos dos seus filhos. Peça para que usem tampões de ouvido e para quem não abram os olhos embaixo d’água.

Proteja contra os insetos

Picadas de mosquitos e de outros insetos são mais comuns no verão. Por isso, procure proteger seus filhos com repelentes e venenos para mosquitos.

Caso vocês passem as férias em um lugar diferente, confira os colchões e sofás com antecedência. Esses são lugares em que as crianças passam muito tempo e em que insetos podem se esconder.

Nossa última dica é: não hesite em contatar um pediatra. Caso seu filho seja picado por um inseto desconhecido, sofra de insolação ou mesmo caia da bicicleta e se machuque, consulte seu médico. Ele vai garantir que toda a sua família tenha um verão mais tranquilo!

No Blog PlayKids, você encontra tudo o que precisa saber sobre tecnologia, educação, parentalidade e desenvolvimento infantil, além dos lançamentos e novidades do PlayKids App. Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

Categoria:
Crianças
Escrito por Equipe do Blog PlayKids

Escrito por Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
2 e-books para aproveitar as férias com as crianças. Baixe agora.

Nossas Redes Sociais

PlayKids News

Mais lidas

Conheça o PlayKids

O que é PlayKids App?
Qual a importância dos aplicativos educacionais?
Você sabe como funciona o PlayKids?
Saiba como assinar PlayKids
Assine agora com 15% OFF no plano mensal!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 − dois =

Mais Posts
O desafio da defasagem escolar

O desafio da defasagem escolar

O desafio da defasagem escolar é uma questão importante a ser debatida. Seja entre educadores, líderes escolares e também pelos pais. Durante a pandemia, as escolas fecharam, os alunos tiveram contato com outro método de aprendizagem e todas essas mudanças podem...

Ei, quer receber nossas
novidades toda semana?

E-mail cadastrado com sucesso!

Pin It on Pinterest