banner_header

Como apresentar as estações do ano para crianças?

por | jun 18, 2021

As estações do ano são um exemplo incrível de como a natureza e o planeta Terra têm uma organização complexa. A cada 3 meses a paisagem muda significativamente e, para nossa surpresa, quase nunca conseguimos definir, só olhando, quando uma estação acaba e a outra começa. Aliás, por isso que foram convencionadas as datas para cada mudança. Mas, afinal, como apresentar as estações do ano para crianças de um jeito educativo e divertido? 

Toda estação é especial do seu jeito!

Na série Eu Amo Aprender, conteúdo Original PlayKids,  Junior, Kate, Mimi e Theo tem a música perfeita para ensinar cada uma delas. Primavera, Verão, Outono e Inverno são palavras que significam coisas diferentes dependendo do país que você está e o seu pequeno vai entender tudo sobre as quatro estações com essa turminha. 

Outono: 20 de março

estacoes-oc-pk_outono

O Theo mostra para os pequenos como as folhas vão perdendo a cor e secam até cair das árvores. O outono é aquela famosa estação que ao andar pelas ruas vemos muitas folhas das árvores pelo chão. Assim, a estação é caracterizada pela queda gradativa na temperatura, pelo amarelar das folhas e pelo início das quedas, que indica a passagem das estações.

Inverno: 21 de junho

estacoes-oc-pk_inverno

O Junior mostra como é importante as crianças estarem agasalhadas no frio. No inverno os dias são curtos e escurece mais cedo. Por isso, é a estação mais fria do ano. A palavra “inverno” tem origem no latim hibernus, que significa “tempo hibernar”. No Brasil o clima pode variar de acordo com a região e apenas no sul é comum ver a neve cair, cobrindo o chão e as plantas.

Primavera: 22 de setembro

estacoes-oc-pk_primavera

A Kate mostra como é bonito ver as flores aparecerem e como dá para se divertir na estação das flores! A primavera é tipicamente associada ao reflorescimento da flora terrestre. O aquecimento gradativo das temperaturas ajuda no desabrochar e na floração de algumas plantas. Não é atoa que muitas pessoas consideram a primavera como a mais bonita do ano.

Verão: 21 de dezembro

estacoes-oc-pk_verao

A Mimi mostra como a estação de calor traz muitas brincadeiras e momentos especiais com toda a família. O verão apresenta altas temperatura e no Brasil a estação é realmente bem quente. Isso faz com que as pessoas aproveitem as piscinas, praias, rios, cachoeiras e outras belezas naturais oferecidas pelo país. Ao contrário do inverno, os dias são mais longos. O clima quente do verão caracteriza-se pela rápida evaporação da água acumulada nos solos. Por isso, é comum ouvir dizer sobre as “chuvas de verão”. 

O que as crianças aprendem com as estações do ano?

Aprender sobre as quatro estações do ano é muito interessante para as crianças. Afinal, elas estão diretamente ligadas ao conhecimento da meio ambiente, tanto de plantas quanto de animais, e também de climas. Assim, você pode introduzir temas como  a importância de se agasalhar nos dias mais frios ou de passar protetor solar. 

Com as folhas do outono, o frio do inverno, a chuva da primavera e o calor do verão, as crianças vão aprender as características de cada estação. Que tal aproveitar para se divertir em família com toda a música e a dança do desenho?

No PlayKids App, diversos personagens ensinam sobre a importância do contato com a natureza e também das estações do ano para crianças. 

Se você ainda não tem o aplicativo, baixe aqui e aproveite! 

Categoria:
Desenhos | Músicas | PlayKids

Escrito por Francieli Oliveira

Publicitária e editora do blog, é apaixonada por desenhos e crianças. Acredita que existem várias formas de aprender e que o desenvolvimento dos pequenos pode ser muito divertido.

Mais lidas

Conheça o PlayKids

O que é PlayKids App?
Qual a importância dos aplicativos educacionais?
Você sabe como funciona o PlayKids?
Saiba como assinar PlayKids

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 2 =

Mais Posts
O que é paternidade afetiva?

O que é paternidade afetiva?

Quais os laços ou atribuições legais determinam o que pode ou não ser considerado um núcleo familiar? Traços genéticos, um documento assinado ou o livre arbítrio de cuidar e amar outrem como seu filho? Essa última parte define o que é paternidade afetiva. Um termo...

Ei, quer receber nossas
novidades toda semana?

E-mail cadastrado com sucesso!

Pin It on Pinterest