logo-playkidsapp
Assine agora com 15% OFF no plano mensal!

Como incentivar o aprendizado nas férias?

por | dez 14, 2021

Você já se pegou pensando sobre o aprendizado nas férias das crianças? Os pequenos estão em constante processo de absorção de conteúdos, mas é importante manter o estímulo à educação de diferentes maneiras.

Mas com as atividades certas e criatividade, os pais não precisam ter medo de que seus filhos passem por essa pausa total na aprendizagem. E é exatamente isso que vamos listar neste artigo. A seguir, você vai poder conferir uma série de dicas para que seus filhos continuem aprendendo, mesmo durante as férias e em um ritmo mais tranquilo. Acompanhe!

Leia mais:
7 lugares para brincar com as crianças nas férias
Como aproveitar as férias com as crianças?
Qual o papel da repetição no desenvolvimento infantil?

Por que continuar a aprender é tão importante

O cérebro funciona a partir de motivações. Quando a criança passa muito tempo em alguma atividade constante, ou que não traz conhecimento nenhum, o cérebro vai se acomodando, ou seja, cada vez tem menos vontade de aprender. É claro que as férias são um momento importante para descansar, mas é preciso ficar de olho para que o ócio não tome conta de grande parte do tempo da criançada.

E como as crianças têm energia e gostam de estar sempre ativas, que tal aproveitar tudo isso e incentivar o aprendizado de assuntos interessantes durante as férias? Há muitas maneiras de fazer isso.

Quando se fala em estudo ou aprendizado nas férias, não significa que as crianças serão colocadas para estudar matérias convencionais em plenas férias. Há uma série de assuntos que podem ser aprendidos e que vão muito além dos conteúdos dados em aula.

O que fazer para incentivar o aprendizado nas férias

Como você já viu, os assuntos a serem aprendidos e experiências que a criançada pode passar vão muito além das matérias convencionais da escola. A seguir, separamos algumas dicas para que você possa incentivar o aprendizado nas férias sem deixá-lo chato ou entediante para os pequenos.

Estimular a leitura é uma boa pedida

A leitura é um hábito que não pode parar, já que depois pode ser até mais difícil retorná-lo. Ler ajuda a estimular o lúdico, a imaginação e aumenta o vocabulário e a gramática, além de até poder ajudar no desenvolvimento da linguagem da criança.

Para deixar esse momento das férias mais divertido, você pode montar um clube de leitura em casa, separar um momento para lerem juntos. Ou, cada membro da família pode ler um livro e depois contar a história que leu.

Além de manter vivo o hábito da leitura nas férias, esse tipo de convívio familiar é muito importante para que os pais possam dar o exemplo e inspirar os filhos para que leiam mais.

Sempre que puder, leve-os ao ar livre

Busque brincadeiras que possam ser feitas ao ar livre e leve seus filhos para o parque sempre que for possível. Pode ser um joguinho de estratégia para estimular o cérebro ou até um esporte. As crianças podem ficar muito tempo dentro de casa sem gastar energia e levá-las para se exercitar ajuda até a fazer com que elas durmam melhor.

Incentive a ida à museus, exposições e teatro

Encontre em sua cidade um museu que tenha peças interessantes e leve os filhos para passear. Aprender sobre história vendo os detalhes e itens usados antigamente ajuda a fixar muito melhor do que apenas saber por meio da teoria.

Exposições de arte, cinema e teatro também são excelentes opções para quem quer garantir um pouco mais de cultura nas férias. Encontre uma peça que seja compatível com a idade do seu filho e leve-o para conhecer o mundo do teatro. As crianças adoram o mundo de faz-de-conta e ele é muito importante para incentivar a imaginação e criatividade, além de ser muito divertido e um programa interessante e cultural para fazer em família.

Cursos de férias podem ser uma boa pedida

Nos meses de férias, várias instituições abrem vagas para cursos temporários, que duram apenas alguns dias. Essa é uma ótima oportunidade para aprender algo além da escola e se divertir. Tem opção de aulas de desenho, pintura, culinária, artes cênicas e até marcenaria.

A dica é dar a opção para a criança e pedir para que ela escolha o que gostaria de fazer. Assim, você dá a oportunidade de fazer algo prazeroso para ela e, ao mesmo tempo, aprender uma nova habilidade.

Incentive a contar histórias

Toda noite, a família pode se reunir depois do jantar para contar histórias. Criar personagens e um rumo para eles exige muita criatividade da criança — isso vai fazer com que ela seja estimulada a ter um raciocínio rápido, deixando a imaginação fluir. Por outro lado, ouvindo os pais, ela também aprende palavras novas, novos modos de pensar e ainda se diverte na companhia da família. Afinal, as crianças adoram e precisam de um momento de atenção.

Uma brincadeira legal é a história coletiva. Sentados no chão ou em uma mesa, uma pessoa começa uma história com uma frase. Depois, quem está ao lado deve continuar e assim por diante. O resultado são sempre histórias muito divertidas e boas risadas!

Use a tecnologia a seu favor

Quem disse que as telas são ruins para as crianças? Com um bom conteúdo, você pode ficar tranquilo de que seu filho vai aprender e até interagir com jogos, séries e desenhos no tablet, computador ou celular. O aprendizado nas férias também pode vir da tecnologia!

No PlayKids App, por exemplo, você pode escolher séries, jogos, clipes e desenhos que desenvolvem a criatividade da criança e contam com um conteúdo bastante humanizado. Nele, as crianças aprendem mais sobre empatia, diversidade e respeito, além dos tradicionais assuntos, como idiomas, lógica, números e muito mais!

Incentivar o aprendizado nas férias das crianças é muito importante para que elas entendam que aprender é sempre importante e interessante. Assim, elas também desassociam a ideia de que aprender é obrigação, mas sim começam a se interessar por sempre ter contato com algo novo. E esse hábito é o que vai ajudar a transformar esses pequenos em adultos inteligentes e saudáveis.

No Blog PlayKids, você encontra tudo o que precisa saber sobre tecnologia, educação, parentalidade e desenvolvimento infantil, além dos lançamentos e novidades do PlayKids App. Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

Categoria:
Crianças
Escrito por Equipe do Blog PlayKids

Escrito por Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
2 e-books para aproveitar as férias com as crianças. Baixe agora.

Nossas Redes Sociais

PlayKids News

Mais lidas

Conheça o PlayKids

O que é PlayKids App?
Qual a importância dos aplicativos educacionais?
Você sabe como funciona o PlayKids?
Saiba como assinar PlayKids
Assine agora com 15% OFF no plano mensal!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + 18 =

Mais Posts
O desafio da defasagem escolar

O desafio da defasagem escolar

O desafio da defasagem escolar é uma questão importante a ser debatida. Seja entre educadores, líderes escolares e também pelos pais. Durante a pandemia, as escolas fecharam, os alunos tiveram contato com outro método de aprendizagem e todas essas mudanças podem...

Ei, quer receber nossas
novidades toda semana?

E-mail cadastrado com sucesso!

Pin It on Pinterest