Como preparar as crianças para o futuro?

fev 11, 2022 | Crianças

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Ver os pequenos e pequenas correndo, pulando e brincando por todo lado é muito bom! Tão jovens e cheios de energia, temos a impressão de que essa fase será eterna, não é mesmo? Contudo, desde a infância, é necessário pensar em como preparar as crianças para o futuroAfinal, como será o mundo em que elas serão adultas? A princípio, a escola tem um papel muito importante na vida dos estudantes. Mas pais, mães e pessoas responsáveis também devem apoiar a preparação das crianças para o futuro. Quer saber como fazer isso? Então, confira nossas dicas!

Leia mais:
Como trabalhar a empatia na infância?
Precisamos falar sobre a saúde mental das crianças
6 hábitos que melhoram a rotina das crianças

Dicas para preparar as crianças para o futuro

Descubra abaixo algumas habilidades e conhecimentos importantes, que as crianças podem exercitar desde cedo, para que estejam prontas para o futuro! Acompanhe:

Habilidades socioemocionais

Se você está mais atento(a) aos documentos escolares do seu filho ou filha, já deve ter percebido que o desenvolvimento das habilidades socioemocionais é bastante citado ali. Isso porque essa é uma grande preocupação da educação atual. As escolas já compreendem que, para preparar as crianças para o futuro, elas precisam não apenas fornecer um conteúdo de qualidade, mas também ajudar os estudantes a interagir e viver em sociedade.

Para isso, é necessário ajudar as crianças a desenvolver a resiliência, o trabalho em equipe, a persistência, a flexibilidade, a empatia e outras características relacionadas à vida social e emocional. Afinal, todas essas habilidades ajudam os pequenos e pequenas a viver em grupo.

Além disso, ao praticar as habilidades socioemocionais, elas estarão cada vez mais preparadas para enfrentar adversidades e a lidar com os desafios da vida, de maneira mais eficiente e confiante. Então, para estimular a educação socioemocional, é fundamental para:

  • Estimular a convivência com grupos diferentes;
  • Incentivar a criança a tomar decisões;
  • Falar sobre as emoções e ajudar a criança a lidar com elas;
  • Estimular a autoestima e a autoconfiança;
  • Entre outros!

Educação financeira

Se você nasceu na década de 80 ou 90, provavelmente não teve muitas informações sobre como lidar com o dinheiro na infância. E claro que, na vida adulta, pode sentir falta desse conhecimento para tomar decisões e fazer escolhas.

Por isso, para evitar que isso aconteça futuramente com os pequenos e pequenas, é importante preparar as crianças para o futuro, também em relação ao dinheiro! Dessa forma, a família pode:

  • Explicar que as coisas têm um preço e mostrar para a criança, por exemplo, que para pegar algo no supermercado é preciso pagar por ela;
  • Mostrar uma nota de R$50 ou R$100 e contar o que é possível comprar com ela, para que os pequenos comecem a relacionar o produto com valores;
  • Explicar que, com a mesma nota, não é possível comprar algumas coisas mais caras;
  • Ensinar de onde vem o dinheiro e como a família conquista cada centavo;
  • Mostrar que nem sempre é possível comprar duas coisas, ou seja, é preciso fazer escolhas;
  • Aos poucos, deixar que a criança pague a conta e confira o troco;
  • Incentivar brincadeiras e jogos educativos que simulem compra e venda;
  • Se possível, dar mesada e ensinar que se a criança quer comprar um jogo mais caro, terá que poupar!

Criatividade

Um adulto criativo tem mais facilidade para lidar com as adversidades do dia a dia e costuma ter um bom desempenho no trabalho, por exemplo. Por isso, a criatividade deve ser estimulada para preparar as crianças para o futuro. Mas como fazer isso?

Uma alternativa é incentivar brincadeiras que explorem o lado artístico, como desenho ou pintura, por exemplo. Outra opção, é permitir que a criança tenha acesso a ambientes lúdicos e também praticar a leitura desde cedo. Assim, você estimula a imaginação e o faz de contas!

Cidadania

Todos os cidadãos têm direitos e deveres. E a pessoa adulta precisa saber disso! Mas, claro, que todo esse conhecimento pode e deve começar a ser adquirido na infância. É importante que os pequenos e pequenas aprendam que existem leis, que há impostos e que deverão votar, por exemplo.

Então, para envolvê-los nesse meio os pais, mães e responsáveis podem falar sobre as eleições em casa, levar a criança junto quando for votar e, dependendo da idade, chamar a criança para assistir a uma reportagem sobre o processo eleitoral. Além disso, é possível falar sobre temas de repercussão nacional, que, embora sejam polêmicos, fazem parte da vida em sociedade. Por fim, leve as crianças para participar de projetos solidários, como a distribuição de cestas básicas ou a arrecadação de roupas no inverno.

Sustentabilidade

A preocupação com o meio ambiente é atual e deve aumentar ainda mais no futuro! Afinal, a escassez de recursos naturais e os processos de degradação não podem ser ignorados, pois interferem na vida humana e na saúde do planeta. Por este motivo, para preparar as crianças para o futuro, é preciso que a família desperte o interesse nessa temática.

Para isso, é possível, por exemplo:

  • Convidar a criança para participar da separação do lixo orgânico e reciclável;
  • Explicar a importância da separação dos resíduos para reciclagem;
  • Recolher lixo da praia ou de outros espaços públicos, falando sobre a necessidade de limpeza;
  • Estimular o uso racional da água e o seu reaproveitamento;
  • Ter uma horta em casa;
  • Plantar árvores.

Diversidade e inclusão

Ser incluído dentro da sociedade é um direito de todos. E para preparar as crianças para o futuro, elas precisam compreender esse tópico tão importante. Nesse sentido, desde cedo, mostre a existência de placas de acessibilidade em locais públicos e explique a importância destes recursos, por exemplo. Além disso, esteja atento(a) a rampas e outras adaptações, para contar para a criança como aquilo é importante para algumas pessoas.

Ainda, mostre que cada pessoa tem as suas próprias necessidades, desejos e medos, e que isso deve ser respeitado. Explique também sobre colorismo e aponte os diversos tons de pele existentes no mundo. E não se esqueça de abordar questões como racismo e o capacitismo, conforme a criança for crescendo.

Educação tecnológica

Por fim, para preparar as crianças para o futuro, é importante estar informado(a) sobre o mundo tecnológico. De forma gradual, os pequenos e pequenas também devem conhecer as ferramentas tecnológicas e aprender a usá-las de maneira segura e eficiente. Dessa maneira, para além de dar o acesso a um computador ou outra ferramenta às crianças, é essencial fornecer conteúdo adequado e instrutivo.

O PlayKids App, por exemplo, é uma dessas ferramentas para introduzir a tecnologia na vida das crianças, de forma saudável, aliando aprendizado e diversão. Nele, é possível encontrar variados desenhos animados, livros infantis, jogos educativos e atividades feitas especialmente para o público infantil. Todas elas, priorizando o fator educacional, para que a criança aprenda brincando! Assim, é uma excelente ferramenta, que ajudará a família a preparar as crianças para o futuro, de maneira prática e lúdica.

Agora que você já sabe como preparar as crianças para o futuro, continue acompanhando o Blog PlayKids! Aqui, você encontra os melhores textos sobre educação e tecnologia, parentalidade e desenvolvimento infantil. Além disso, você não perde nenhuma novidade do PlayKids App!

Equipe do Blog PlayKids

Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

7 + doze =

Pin It on Pinterest