6 hábitos que melhoram a rotina das crianças

jan 11, 2022 | Crianças

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Hábitos saudáveis são importantes para qualquer pessoa. São eles que permitem um convívio harmonioso entre pais, filhos e outros. É por isso que vale a pena refletir sobre eles. Até porque, muitas vezes as pessoas se acostumam com hábitos que não são considerados adequados e sequer percebem. Pior ainda quando esses hábitos atingem a rotina das crianças. Nessa fase da vida todo cuidado é pouco.

Em relação às crianças é a rotina que facilita a assimilação delas em relação a mudanças envolvendo pessoas, sentimentos e ambientes. Por isso, saiba como construir uma rotina saudável até mesmo para facilitar a volta às aulas.

Leia mais:
Como fazer uma horta em casa com as crianças?
7 jogos para brincar em família
7 brincadeiras para incentivar a alfabetização

1. Crie uma rotina de sono

Uma boa ideia é evitar aparelhos eletrônicos a partir de determinado horário. Isso impede que as crianças tenham maiores dificuldades para dormir por conta da chamada “luz azul”, que é o tipo de luz estimulante emitida pelos aparelhos e que, de acordo com cientistas, costuma comprometer a qualidade do sono. Especialistas recomendam que as pessoas evitem essa exposição ao menos nas duas últimas horas antes de dormir.

É preciso que as crianças durmam bem para que seu crescimento e desenvolvimento se dê adequadamente. Crie o hábito de levá-las para a cama sempre no mesmo horário, de preferência cedo, para que elas se acostumem a fazer isso sozinhas mais tarde.

Determinados hábitos podem até parecer difíceis de serem construídos, mas a realidade é que eles são importantes. Uma criança acostumada a dormir cedo desde pequena possivelmente levará essa característica por toda a vida.

2. Crie uma rotina de alimentação

Da mesma forma, pensar na alimentação como um hábito pode ser o caminho para evitar problemas em um futuro próximo ou até mais distante.

O ideal é que a criança entenda que ela precisa comer sempre em um mesmo horário. Isso pode ser construído aos poucos. Com o tempo, a tendência é que a rejeição natural a alimentos poucos atrativos ao paladar infantil seja amenizada.

Nesse sentido, uma dica pode ser apostar na elaboração de pratos mais coloridos para chamar a atenção das crianças. Nessa fase da vida é normal que elas tenham certa seletividade em relação a alimentos, principalmente legumes. Sendo assim, nada melhor do que desenvolver uma estratégia para deixar os pratos sempre coloridos na hora da refeição.

3. Desenvolva o hábito do estudo

Ler para as crianças é uma boa maneira de construir um hábito de estudo. Com a leitura você mostra um caminho para elas. Por isso, não tenha preguiça de contar histórias, de responder perguntas e desenvolver uma rotina das crianças em que essa investigação tenha protagonismo.

Desenvolvendo nas crianças a curiosidade para que elas saibam mais sobre personagens e suas histórias, será natural que assim que estiverem crescidas elas procurem por conta própria novos meios para ter acesso a essas histórias.

É assim que você começa a formar novos leitores, o que geralmente está por trás de um desempenho melhor na escola e, mais futuramente, na faculdade. Portanto, não deixe de estar sempre criando meios para que as crianças tenham acesso a conteúdos educativos. Isso fará a diferença no desenvolvimento infantil.

4. Acostume a criança a dialogar

É fundamental mostrar às crianças que existe um jeito certo de conversar com as pessoas. Nada de apenas dar ordem a elas. É preciso sentar e conversar, ou seja, ter espaço para falar e dar espaço para ouvir. Nesse processo, a tendência é que elas assimilem o aprendizado e se desenvolvam de maneira mais racional.

Hábitos de diálogo podem ser construídos no dia a dia. Por isso, aproveite situações como o café da manhã, o jantar, entre outras para colocar o assunto em dia. Conversas podem ser a respeito de qualquer tema, desde que seja possível uma troca de informações com a criança.

Uma coisa é falar, outra é dialogar. Não entender isso é um erro que muitos pais podem cometer na rotina das crianças. Em consequência disso, os filhos podem sentir maior dificuldade até mesmo de se relacionar com outras crianças na escola, afinal, não terão parâmetros para lidar com as mais diversas situações.

5. Ensine a fazer a higiene corretamente

A higiene pessoal precisa ser aprendida em casa e reforçada na escola na rotina das crianças.

Por isso, ensine sobre o hábito do banho diário, de lavar as mãos antes das refeições, de escovar os dentes, entre outros. A partir dos dois anos é possível que a criança já tenha a coordenação necessária para começar a agir sozinha.

É importante também que você explique os motivos desses hábitos. Explicar sobre cáries e até doenças contagiosas deve fazer parte das suas responsabilidades.

Em um primeiro momento é até normal que as crianças tenham certa dificuldade para assimilar as informações, mas é por isso que você deve sempre reforçá-las para estimular o aprendizado. Crianças podem demorar para aprender certos hábitos. A questão é você ter sempre disposição para corrigir erros e apontar caminhos.

6. Valorize o convívio social na rotina das crianças

Por fim, não deixe de dar o exemplo. É importante que dentro de casa você alimente hábitos como o de dar bom dia e boa noite e de desenvolver atitudes positivas com as outras pessoas.

Mostre como você lida com suas visitas dentro de casa, demonstrando atenção e interesse com pessoas que não moram com você. Sendo uma pessoa respeitosa, a tendência é que seu filho observe esse seu esforço e aprenda a agir de maneira semelhante nas suas experiências de vida.

Também nesse sentido, estimular o convívio com outras crianças precisa envolver cooperação, compaixão e empatia.

Vale também reconhecer essa sinalização da parte deles e mostrar o quanto você valoriza esse tipo de iniciativa.

Uma dica especial para a rotina das crianças é contar com as atrações do PlayKids App para elas aprenderem brincando. Seja com histórias educativas, seja com jogos que levam à ação, o PlayKids App é uma ferramenta que pode ajudar você na construção de hábitos saudáveis para o dia a dia do seu filho.

No Blog PlayKids, você encontra tudo o que precisa saber sobre tecnologia, educação, parentalidade e desenvolvimento infantil, além dos lançamentos e novidades do PlayKids App. Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

Equipe do Blog PlayKids

Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quinze − 15 =

Pin It on Pinterest