O que é educação socioemocional?

jan 29, 2022 | Educação & Tecnologia

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Você sabe o que é educação socioemocional? Ainda que seja um conceito cada vez mais conhecido, muitos ainda não sabem como ele pode ajudar no desenvolvimento infantil. Esse processo formativo considera o desenvolvimento dos aspectos sociais e emocionais dos pequenos.

Além disso, estimula habilidades que envolvem emoções e relações interpessoais desde os primeiros anos escolares. Assim, ele costuma gerar muitos benefícios. A seguir, continue a leitura para entender de uma vez por todas o que é educação socioemocional. Veja também sobre sua importância e onde encontrá-la!

Leia mais:
5 benefícios da tecnologia na educação infantil
O que é alfabetização tecnológica?
Como usar a tecnologia na educação infantil?

Qual a importância da educação socioemocional

Sabendo o que é educação socioemocional e aplicando-a, as crianças podem aprender a superar suas limitações e frustrações. Com isso, melhorar seu desenvolvimento ao contribuir também com uma vida adulta com maior qualidade. Além disso, é possível construir relacionamentos mais saudáveis, com respeito e compreensão. Entre os benefícios da educação socioemocional, estão:

  • Desenvolvimento da inteligência emocional;
  • Auxílio para um comportamento social positivo;
  • Aprimoramento do caráter;
  • Diminuição de problemas de comportamento.

Conteúdos que ajudam no desenvolvimento infantil

É importante ressaltar que, para estimular habilidades socioemocionais nas crianças, é necessário contar com um trabalhos que sejam direcionados. O PlayKids App conta com conteúdos voltados para a educação socioemocional que podem ajudar no desenvolvimento infantil. Conheça alguns deles.

Little People

O elenco de Little People conta com personagens da pré-escola que viajam para onde quer que sua imaginação os leve. As aventuras dos Pequenos são repletas de alegrias e risadas. Com eles é possível aprender com canções sobre relacionamentos, sentimentos e cooperação.

TreeHouse Stories

Em TreeHouse Stories a criança vai acompanhar um grupo de amigos, uma casa da árvore e muitos livros para explorar em conjunto. Em cada um dos episódios, a série infantil demonstra o potencial dos livros como uma ponte para a criança se desenvolver. Seja social, emocional ou moralmente.

Ele também nos mostra a importância da contação de história para crianças. Tanto como alicerce na resolução de problemas, quanto para a compreensão de sentimentos e emoções.

Os conselhos da Abby

Outro conteúdo voltado para a educação socioemocional, o desenho Os conselhos de Abby, a personagem lê cartas de amigos e os ajuda a resolver seus problemas com uma abordagem otimista. Traz um pouco de curiosidade e imaginação para os desafios diários da pré-escola. Como, por exemplo, amarrar sapatos, escovar os dentes e até mesmo enfrentar o medo.

O diário de Mika

A série de animação acompanha as descobertas de Mika. Ela é uma menina curiosa de quatro anos que está aprendendo a lidar com situações novas. Em cada episódio, Mika usa um tablet para fazer um desenho e contar para seus brinquedos o que está acontecendo.

Cada brinquedo representa uma emoção da protagonista. Alguns deles são: medo, raiva, curiosidade, insegurança, exibicionismo e preguiça. Eles ganham vida para ajudar a menina a resolver uma determinada situação.

Pequeños ciudadanos

A série é baseada em situações comuns do dia a dia das crianças para ensinar sobre direitos e deveres, respeito, tolerância e amizade. A cada episódio, Sofia ou Diego contam algo que aconteceu com alguém da turma e como aquela situação poderia ter sido resolvida de uma melhor forma.

Meu amigãozão

Em Meu Amigãozão, clipes musicais que trazem os desafios e aventuras de Yuri, Lili e Matt com seus amigos imaginários. Essa turma ajuda as crianças a lidarem com frustrações, medos e ansiedades do cotidiano.

Em cada episódio, as crianças concretizam seus desafios, em lugares e situações fantásticas. Eles podem entrar nos desenhos de Yuri, voar atrás de um balão perdido, brincar em um castelo de nuvens, sempre construindo mundos tão ricos quanto a sua imaginação.

Daniel Tigre

O personagem Daniel Tigre adora passear de bonde e brincar com seus amigos. Quando algo não acontece do jeito que ele esperava, logo inventa uma música para aprender o jeito certo de fazer as coisas.

O tema de cada episódio varia, mas o que há em comum é a abordagem de tópicos socioemocionais, como lidar com emoções de medo, tristeza, raiva, gratidão, entre outras. A série também usa uma frase motivada musical para reforçar o tema e ajudar as crianças a se lembrarem.

Caillou

A trama dessa animação é inspirada nas obras de Christine L’Heureux, que contam as aventuras de Caillou e sua relação com família e amigos. Entre os assuntos que aborda se destacam medo, empatia, insegurança e ansiedade.

Nina perguntadeira

Nina é uma menina de nove anos muito curiosa e engraçada. Como muitas crianças de sua idade, ela tem um grande número de perguntas sobre a vida, as pessoas e o mundo. Para Nina, a vida é um saco de doces cheio de perguntas, pronto para ela mergulhar.

What’s the big idea?

No conteúdo What’s the big idea?, a curiosidade do personagem Hugo vai de simples perguntas do dia a dia até grandes dilemas filosóficos. Acompanhado dos amigos Lily e Felix, a turma busca respostas para a pergunta do dia.

Na leitura de hoje você pôde conhecer melhor o que é educação socioemocional, a sua importância no desenvolvimento infantil e os principais conteúdos do PlayKids App que contribuem para que seu filho trabalhe competências e inteligência emocional.

No Blog PlayKids, você encontra tudo o que precisa saber sobre tecnologia, educação, parentalidade e desenvolvimento infantil, além dos lançamentos e novidades do PlayKids App. Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

Equipe do Blog PlayKids

Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

vinte − doze =

Pin It on Pinterest