5 benefícios da tecnologia na educação infantil

nov 9, 2021 | Educação & Tecnologia

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

A tecnologia está cada dia mais presente em nossas vidas. São inúmeras inovações que hoje já permitem uma nova forma de lidar com o mundo. E isso diz respeito também à educação. Consequentemente, são muitos os benefícios da tecnologia na educação infantil.

Leia mais:
Qual o papel da tecnologia na educação infantil?
Que tipo de pai ou mãe é você na internet?
Como a tecnologia pode ajudar na alfabetização?

Sabendo que existem recursos para muitas necessidades, a questão que fica é: o que usar, como e quando. Esse é o desafio. A mesma tecnologia que cria riscos com entretenimento não recomendado é aquela que pode simplificar as ações do educador.

Quer conhecer cinco benefícios da tecnologia na educação infantil e como inseri-los no seu dia a dia? Então siga conosco e confira!

Despertar a curiosidade e autonomia nas crianças

Crianças precisam aprender. E uma dificuldade de pais e educadores é justamente gerar autonomia. Muitas vezes, acaba sendo mais fácil fazer por elas do que ensinar. É por isso que algumas crianças demoram para exercer ações triviais. Tirar a própria comida, organizar suas roupas e tomar banho sozinhas são alguns exemplos.

Assim, o caminho é incentivar o protagonismo. São elas que devem agir e, para tanto, jogos educativos, livros interativos, entre outros são excelentes. Neles, a lógica é que as crianças explorem as ferramentas por conta própria usando uma plataforma segura.

Consequentemente, é a partir do estímulo da curiosidade que você pode direcionar as crianças a fazerem as perguntas certas e irem atrás das respostas. Isso gera empoderamento. Desenhos também são ótimos para funcionar como referência de como elas devem agir. “What’s the big deal?”, “O show da Luna”, “Nina Perguntadeira” e “Universo Z” são alguns exemplos.

A dica aqui é contar com esse tipo de atração na condução de um processo mais amplo de descoberta.

É evidente que somente os desenhos não trarão os ensinamentos necessários para uma criança começar a agir de maneira independente. Entretanto, se eles surgirem como complemento de um projeto educacional, a tendência é que se tornem fundamentais para a formação de indivíduos seguros e independentes. Por isso, estão entre os principais benefícios da tecnologia na educação infantil.

Auxiliar a criança a criar novas estratégias de resolução de problemas e se tornar mais proativa

Todos nós precisamos de recursos para agir. É isso o que diferencia pessoas que realizam projetos das demais. Se você não ensinar as crianças como proceder nas mais diversas situações da vida, elas o farão por improviso. Assim, muito provavelmente errarão mais do que o necessário e, consequentemente, assimilarão isso como uma condição natural.

Portanto, trabalhe na construção de um raciocínio em que elas sejam capazes de tomar decisões com critérios. Jogos educativos são úteis nesse sentido, pois eles exigem o desenvolvimento de raciocínio lógico por parte do jogador.

No PlayKids App, é possível ter acesso ao “Acampamento Pinguim”, o “Draw my Way” e o “Encanador”, por exemplo. Todos eles são excelentes para contribuir com a busca por soluções a partir de uma linha de raciocínio que possa ajudar na vida. Assim, trazem consideráveis benefícios da tecnologia na educação infantil.

Em resumo, é preciso fornecer as ferramentas para que o indivíduo seja capaz de resolver problemas. Nesse sentido, as soluções tecnológicas podem simplificar o aprendizado infantil. Além, é claro, de ajudar na construção de cidadãos mais racionais no futuro.

Conduzir a criança pelo processo de alfabetização

Entre outros benefícios da tecnologia na educação infantil estão o auxílio que ela oferece à criança ao longo de todo o período de alfabetização. Em se tratando de algo que leva tempo, capacidades como leitura e escrita, são bem mais complexas do que imaginamos. É por isso que precisamos pensar nelas com cuidado.

Tanto livros digitais quanto jogos educativos e desenhos animados ajudam em relação a isso. Eles facilitam que as crianças identifiquem e nomeiam os sons das letras, façam associações com a língua oral e desenvolvam a coordenação motora necessária para a escrita.

Nesse sentido, jogos como “Coloring Book” e “Teatrinho das palavras”, além de desenhos como “ABC e você”, “Bebel a bá” e “Vila Sésamo – Alfabeto”, e livros como “Um Mundo Chamado Alfabeto” e “ABC da Água” são altamente recomendados.

Tenha atenção a cada fase de acordo com sua faixa etária. Isso é fundamental para que você tenha como acompanhar o progresso das crianças do jeito certo, explorando sempre o que de mais importante o momento de cada uma exige.

O letramento digital como um dos benefícios da tecnologia na educação infantil

Existe um processo chamado “letramento digital”. Ele nada mais é do que a preparação das crianças para novas tecnologias. Isso deve ser feito com responsabilidade, de modo que os resultados apareçam não só no futuro, mas já no presente.

Pensar em letramento digital é pensar em questões como segurança cibernética, cyber bullying, crimes virtuais, entre outros.

É por isso que a PlayKids conta com uma série de livros digitais que permitem lidar com o tema. Entre outros estão “Como foram suas férias?”, “O dia dos cookies gigantes?”, “O grande teste” e “O vovô se conectou”.

No geral, o letramento digital é muito importante. Sem ele, os riscos comuns presentes em ambiente digital acabam tendo um potencial maior de danos. Por isso, cuidado! É imprescindível se antecipar a possíveis problemas e orientar os mais jovens em relação a eles. Somente assim, o uso da tecnologia pode ser inserido na rotina das crianças com maior tranquilidade.

Conhecer técnicas que ajudem na regulação emocional

A maneira como um indivíduo se comporta em sociedade tem muito a ver com a formação que recebeu no passado. Logo, é preciso que as crianças sejam bem conduzidas não só em relação à questões técnicas, mas também do ponto de vista emocional.

Matérias como Matemática, Física e Geografia são importantes para lidar com problemas lógicos e compreender o cenário em que vivemos. Entretanto, sem os devidos cuidados com a mente, mesmo o aluno mais aplicado pode ter dificuldades em seus relacionamentos interpessoais.

É por isso que conteúdos capazes de trabalhar meditações guiadas, por exemplo, são muito importantes. Técnicas de relaxamento, de identificação e nomeação de emoções, entre outras, são úteis para que a criança aprenda a se conhecer e a se educar tanto social quanto emocionalmente.

Na PlayKids App, alguns conteúdos que são excelentes em relação a isso são “Diário de Mika”, “Pequenos cidadãos”, “Balãozinho”, “Músicas animais” e “Yoga monster”.

Por fim, a tecnologia na educação infantil é um caminho sem volta. Saiba como aplicá-la, extraindo os recursos mais adequados para cada faixa etária. Esse é o papel do educador.

No Blog PlayKids, você encontra tudo o que precisa saber sobre tecnologia, educação, parentalidade e desenvolvimento infantil, além dos lançamentos e novidades do PlayKids App. Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

Equipe do Blog PlayKids

Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro × 2 =

Pin It on Pinterest