10 melhores jogos educativos para crianças

nov 1, 2021 | Educação & Tecnologia

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

O estímulo contribui ativamente para o desenvolvimento dos pequenos. Por isso, estar antenado em relação aos melhores jogos educativos para crianças é uma das formas de estimular seu filho durante o período de crescimento.

Leia mais:
5 dicas para a segurança das crianças na internet
Cuidados na internet: o que você posta sobre seu filho?
A conversa entre pais e filhos no mundo real é necessária

Assim como brincadeiras e outras diferentes formas de interação desde os primeiros meses de vida, oferecer jogos educativos ajuda no desenvolvimento da criança de diferentes formas.

Dessa forma, aplicativos com jogos que contribuem com a educação dos pequenos são ferramentas aliadas de pais e responsáveis. A seguir, confira a importância de inserir essas atividades na vida de seus filhos. Conheça, também, os 10 melhores jogos educativos para crianças!

A importância dos jogos na educação das crianças

Os jogos educativos, além de divertirem a criança, auxiliam no seu aprendizado. Dessa forma, os pequenos podem aprender sobre assuntos que vão ajudar na escola e também sobre outras coisas.

Tópicos como regras, controle do tempo, estratégias e trabalho em equipe são muito fomentados nos jogos colaborativos, por exemplo. Essa é uma das melhores formas de despertar a divisão de atividades desde cedo.

Outro fator importante sobre os jogos educativos é a maneira de ensinar as crianças a perder. Com eles, é possível exercitar a resiliência e ajudar a lidar com as frustrações. Outros benefícios que podemos citar envolvem o desenvolvimento da criatividade, linguagem e tomada de decisão.

Como os jogos podem ajudar na educação?

Muitos pais não conseguem entender como alguns jogos podem ajudar na educação infantil. No entanto, a verdade é que nem tudo que é educativo precisa ser sério. A aprendizagem pode ser divertida em diversas formas.

Os melhores jogos educativos para crianças ajudam no controle das decisões, ansiedade, desenvolve a interação e habilidades sociais. Também auxilia no aumento da coordenação motora, percepção visual, lógica, estratégias e muito mais.

Os jogos também ajudam a melhorar o desempenho escolar. Isso porque professores e educadores têm usado cada vez mais jogos educativos como forma de tornar o aprendizado dinâmico. Assim, eles aumentam o interesse dos alunos sobre a matéria.

Estas diferentes habilidades contribuem com o desenvolvimento da criança e estimulam habilidades também para a vida adulta. Aqui, são fomentadas as qualidades como a facilidade de trabalhar em equipe, resolver problemas e enfrentar desafios.

10 melhores jogos educativos para crianças

Sabendo quais são os melhores jogos educativos para crianças, os pais e responsáveis podem oferecer atividades que sejam fáceis de serem relacionadas com o dia a dia, inserindo-as no cotidiano dos pequenos. Assim, a criança pode aprender e se divertir ao mesmo tempo, de forma natural. Conheça a seguir, os 10 melhores jogos educativos para crianças.

1. Livro de Colorir (coloring book)

O primeiro entre os melhores jogos educativos para crianças é o livro de colorir. Esse tipo de jogo colabora com o desenvolvimento, criatividade, expressão artística e coordenação motora das crianças.

De acordo com a idade, é importante orientar a não pintar além das áreas demarcadas, aumentando o desafio. Além de colorir, a criança também aprende sobre os variados desenhos. Ali, ela entende mais das letras e números, por exemplo, colaborando com a linguagem e escrita.

2. Junior em: desenhe meu caminho

Neste jogo, a criança deve ajudar o personagem Junior a encontrar seu caminho, percorrendo do ponto A até o ponto B. Para isso, é preciso desenhar apenas uma linha, coletando as estrelas que devem ser contabilizadas de acordo com o caminho desenhado pela criança. O jogo ensina alguns princípios de física, além de colaborar para o desenvolvimento da coordenação motora fina.

3. Voxel

Voxel é um jogo que consiste em um mundo onde se pode explorar mapas e diferentes temáticas. Seu objetivo é usar blocos coloridos de diferentes materiais, desde madeira e pedra até luz e água, criando situações e cenários diferentes dentro destes mapas.

Neste exemplo, entre os melhores jogos educativos para crianças, o pequeno fica livre para explorar as interações possíveis de cada bloco dentro dos cenários que o jogo oferece. Algumas das habilidades desenvolvidas são a percepção espacial, criatividade, coordenação motora e imaginação.

4. PK Pet

O PK Pet é um amigo virtual que pode demonstrar suas variadas emoções. Esses sentimentos costumam variar de acordo com a interação entre o amiguinho virtual e a criança, por meio das ações disponíveis. O jogo auxilia na identificação de emoções e necessidades, assim como no desenvolvimento de cuidados em relação a outros seres.

5. Destino de Fifi

No destino de Fifi, a criança deve ajudar a personagem, que se transforma em uma bolinha. O objetivo é fazer com que a Fifi chegue até o buraco, guiando-a pelo labirinto. A cada fase concluída, os labirintos se tornam ainda mais difíceis.

6. Chame o encanador!

No jogo denominado “Chame o encanador!”, o pequeno deve ajudar consertando a rotação dos canos, até que seja possível conectá-los de forma correta para que a água volte a casa dos personagens.

7. Quebra-cabeça

Atemporais, os jogos de quebra-cabeça são essenciais para desenvolver a percepção visual e lógica da criança, além de contribuir com a coordenação motora. Os jogos podem ser encontrados com diferentes ilustrações e temas, com peças grandes e pequenas, e em números variados, aumentando e diminuindo a dificuldade.

8. Acampamento Pinguim

O Acampamento Pinguim é um jogo que consiste em diferentes fases, nas quais a criança deve escolher alguns movimentos que possam ajudar o pinguim a percorrer seu caminho para acender a fogueira.

9. Piano Maluco

O jogo é formado por um piano onde o jogador é capaz de mudar o conjunto de sons emitidos pelo instrumento. Além disso, também oferece um tutorial de música, onde os indicadores visuais mostram qual tecla o usuário deve apertar para tocar a música escolhida. O jogo contribui para o aprendizado de sons, escalas musicais e música.

10. As Vogais e Eu

Por fim, entre os melhores jogos educativos para crianças também está As Vogais e Eu. Neste jogo, a criança deve ajudar o cérebro do personagem Lupi a coletar o maior número de vogais possíveis. Ao capturar uma vogal, o jogador pode ouvir sua pronúncia em inglês.

Na leitura de hoje você pôde entender a importância das atividades na educação, além de conhecer os 10 melhores jogos educativos para crianças. Para conhecer outros jogos e atividades, acompanhe também aplicativos educativos como o PlayKids!

Na hora de brincar, de aprender e de pausar: o PlayKids App é um aplicativo infantil que traz conteúdos selecionados por especialistas, garantindo diversão, segurança e grandes aprendizados. Clique aqui e conheça agora mesmo!

Equipe do Blog PlayKids

Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
Leia mais
Deixe um comentário

1 Comentário

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três × um =

Pin It on Pinterest