5 atividades para educação infantil com o PlayKids App

out 30, 2021 | PlayKids

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

As atividades educativas são uma parte importante do aprendizado e do desenvolvimento infantil. Além da educação formal, as crianças precisam de apoio por parte da família, dos educadores e da sociedade. Por isso, as atividades para educação infantil com o PlayKids App podem fazer muita diferença!

Os jogos educativos e as brincadeiras, feitas em casa ou mesmo na escola, podem funcionar como um reforço sobre o que está sendo aprendido na escola e estimulam o interesse nos estudos. É o caso das atividades que incentivam a alfabetização e promovem a familiaridade com os números, por exemplo. E essas experiências educativas vão além: também ensinam sobre valores, promovem a convivência, a capacidade de trabalhar em grupo e muito mais.

Sendo assim, vamos falar hoje de cinco atividades para educação infantil com o PlayKids App? Acompanhe!

Leia mais:
PlayKids e SOS Educação: uma parceria mais que divertida
Jogar e aprender: uma relação divertida
10 melhores desenhos educativos para crianças

5 atividades para educação infantil com o PlayKids App

É hora de apresentar algumas atividades para educação infantil com o PlayKids App! E para a família e os educadores conseguirem se localizar, elas estão divididas por temas e habilidades. Vamos lá? Confira:

1. Sustentabilidade

Ensinar às crianças sobre sustentabilidade e sua prática é cada vez mais importante. Abordando os 4Rs (Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar), ensinamos às crianças como elas têm um papel importante na preservação da natureza.

O PlayKids App tem alguns conteúdos que tratam sobre o assunto. Por exemplo:

  • ZooParky: série que apresenta os animais, suas características, hábitos e habitat natural. Com músicas divertidas, a série expande o vocabulário das crianças;
  • Mundo Bita – Bita e a Natureza: temporada da série de animação musical que fala sobre flora, fauna e preservação ambiental;
  • Oppa Kêki: série divertida e bem-humorada em que os personagens exploram a Floresta Amazônica e descobrem mais sobre seus animais e plantas;
  • SuperHands: série Original PlayKids com atividades do tipo “faça você mesmo” utilizando materiais recicláveis.

Os três primeiros conteúdos podem servir como introdução ao assunto da sustentabilidade. Então, os alunos podem reunir ideias de como aplicar os 4Rs em sala de aula e em casa. Para fazer uma aula mais prática, explore o SuperHands e todas as suas possibilidades.

2. Música

Após o ensino da sustentabilidade, outra dica importante de atividades para educação infantil com o PlayKids App são as músicas.

A música auxilia muito no ensino em todas as etapas, desde a alfabetização até o Ensino Médio. Na educação infantil, ela transforma qualquer processo em um momento lúdico, principalmente para crianças que estão aprendendo a ler e a escrever.

Séries e jogos infantis que envolvem música são ótimas durante o processo de alfabetização. Elas ajudam a desenvolver o vocabulário e as habilidades de aliteração e fonética. Na sala de aula, isso pode ser acompanhado de outras atividades lúdicas. Por exemplo, pintar as letras, criar letras com massinha de modelar e muito mais.

No PlayKids App existem alguns conteúdos que ajudam nessa etapa. Por exemplo, os jogos Livro de Colorir (Coloring Book) e Esteira Maluca, e as séries Bebel-á-bá e Vila Sésamo – A Letra do Dia (Alfabeto). O importante é manter o processo de alfabetização lúdico e divertido!

3. Aquisição de vocabulário

A melhor maneira de adquirir vocabulário é ser exposto a ele. Crianças que ouvem e veem músicas, filmes, séries e livros com temas variados aprendem novas palavras rapidamente. E é sempre mais estimulante quando os conteúdos vêm associados a imagens vibrantes e dinâmicas.

Uma ideia legal para desenvolver vocabulários é brincar de adivinhação. Formas, sombras e dicas são um bom começo para brincadeiras em que as crianças precisam adivinhar algo. Tudo isso deve ser feito de forma divertida, sem pressão pela resposta certa.

No PlayKids App existem três conteúdos interessantes para trabalhar o vocabulário:

  • Lupi Club, que através de uma brincadeira de adivinhação, traz vocabulários sobre objetos e seres vivos;
  • UAU Animal, que traz características dos animais e do ambiente em que eles vivem;
  • Pequerruchos: almanaque que, em cada episódio, traz novas palavras em temas específicos, como cores, animais e formas.

4. Habilidades socioemocionais

Muitas pesquisas já mostram que desenvolver habilidades socioemocionais desde a infância, principalmente de forma intencional, traz muitos benefícios. Entre eles, um maior senso de pertencimento, autoeficácia, melhor desempenho acadêmico, mais facilidade em manter e construir relacionamentos, etc.

Por isso, é sempre recomendado trabalhar essas habilidades em sala de aula. Isso pode ser feito com a ajuda de séries animadas e livros digitais que façam com que os alunos se identifiquem com as histórias dos personagens. Alguns conteúdos da PlayKids que podem ajudar são:

  • What’s the big Idea?: série que introduz alguns sentimentos e aborda comportamentos humanos, como tomar decisões, seguir regras, compartilhar, etc.;
  • O diário de Mika: série que mostra as dificuldades de lidar com situações sociais que surgem quando você ainda está aprendendo a entender suas emoções;
  • TreeHouse Stories: série infantil que mostra o potencial dos livros como uma ponte para se desenvolver social, emocional e moralmente;
  • Livros Vila Sésamo: coleção de livros que abordam diversidade, convivência e cooperação.

Depois de ver as séries ou ler os livros em conjunto, você pode fazer algumas perguntas aos alunos. Por exemplo, eles reconhecem as emoções dos personagens? Já passaram por algo parecido?

Outra ideia é pedir que eles contem a história da própria maneira. Isso pode ser feito por meio de um desenho, de uma peça teatral, etc.

5. Movimento e coordenação

O estímulo da coordenação motora é um dos aspectos mais importantes do desenvolvimento infantil na primeira infância. Além da coordenação e percepção espacial, a criança desenvolve consciência corporal e aprende mais sobre si mesmo. Durante as atividades, ela também aprende mais sobre socialização.

No PlayKids App, tem uma série de coreografias para estimular a consciência corporal com as crianças. Alguns dos conteúdos mais populares nesse sentido são ShakeShake; Let’s Move; e Yoga dos Monstros.

Você também pode estimular a coordenação motora e a consciência corporal com atividades que estimulem os cinco sentidos, como cozinhar. As séries Monster Chefs e MiniChefinhos ensinam receitas fáceis de fazer com as crianças.

Nesse tipo de atividade a regra principal é a organização. Escolha os tipos de estímulos físicos e sensoriais que vai aplicar em sala de aula ao longo da semana. Prepare o ambiente para eles, criando espaço para as coreografias e separando os ingredientes para as receitas. Durante a atividade, aproveite para revisar alguns conceitos já vistos em sala de aula.

Essas atividades para educação infantil com o PlayKids App podem mudar a dinâmica da sua sala de aula. As aulas vão ficar mais dinâmicas e interativas, e os alunos vão se divertir e aprender ao mesmo tempo!

Na hora de brincar, de aprender e de pausar: o PlayKids App é um aplicativo infantil que traz conteúdos selecionados por especialistas, garantindo diversão, segurança e grandes aprendizados. Clique aqui e conheça agora mesmo!

Equipe do Blog PlayKids

Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

19 + 18 =

Pin It on Pinterest