logo-playkidsapp
Promoção Dia das Crianças

O que é um jogo educativo?

por | ago 29, 2021

Com o avanço da tecnologia, surgiram possibilidades nas mais diversas áreas. Pensando no universo educacional, isso é muito bom. Um dos motivos é porque ela permite que os alunos tenham alternativas para viabilizar projetos educativos. Entre outras soluções, está o chamado jogo educativo digital, que pode funcionar como recurso pedagógico para estimular o conhecimento.

O mais interessante é que, sendo digital ou não, o jogo educativo pode trazer uma série de vantagens. Isso vai desde o auxílio na alfabetização até o ensino facilitado de números e regras gramaticais. Saiba mais sobre o tema e como ele pode ser útil na educação das crianças!

O que é considerado jogo educativo?

Não é qualquer entretenimento que pode ser considerado educativo. Entender isso é importante para evitar que a criança seja exposta a conteúdos pouco proveitosos ao seu progresso.

Um jogo educativo é uma atividade desenvolvida com um intuito que vai além de apenas divertir as crianças. Ele serve também como auxílio para que elas aprendam sobre determinado tema. A ideia é que esse ensinamento seja, acima de tudo, simplificado por ser feito de maneira lúdica.

Consequentemente, um jogo educativo pode estimular o trabalho com determinadas habilidades. Entre elas estão a coordenação motora, especialmente quando o público é o infantil.

Trata-se de uma solução estratégica para potencializar o aprendizado das crianças. Com o jogo educativo, principalmente as crianças mais novas podem aprender e se divertir ao mesmo tempo.

A importância do jogo educativo

Não é apenas de giz e lousa que depende a ação do professor. O lúdico também é importante para o desenvolvimento da criança, seja ele emocional ou cognitivo. Ainda mais em uma sociedade marcada pela diversidade em termos de comunicação, o trabalho com diferentes linguagens é positivo, desde que feito sob controle, nas mais diferentes fases da vida.

Perceba o quanto determinadas brincadeiras podem ser úteis no processo de adequação das crianças ao convívio social. Regras, por exemplo, são essenciais para que uma criança participe de brincadeiras como o “esconde-esconde” ou o “pega-pega”. Da mesma forma, o controle de tempo, o uso da estratégia e diferentes outras exigências são instrumentos de aprendizagem. Um jogo educativo permite que o aluno se desenvolva passo a passo em termos de cultura, criatividade, sociabilidade, entre outros.

Pensando na importância do trabalho com habilidades intelectuais mesmo fora da escola, o jogo educativo pode proporcionar tanto a assimilação do real quanto o entendimento de diferentes pontos de vista, essenciais para a vida em sociedade.

Benefícios do jogo educativo

São muitos os benefícios de inserir o jogo educativo na realidade das crianças. Isso porque são várias as possibilidades a serem exploradas na proposta do jogo. Sendo assim, quanto mais específico for o tema, mais interessante para o desenvolvimento infantil.

Considerando cada etapa da vida da criança, o responsável pode inserir um jogo educativo para simplificar a evolução do seu aprendizado.

Assim, crianças entre um e cinco anos podem começar a entender a lógica dos números e o alfabeto de maneira lúdica. Além dos números e das letras, cores, formas geométricas e também os animais também podem ser apresentados por meio desses recursos.

Já para crianças entre quatro e oito anos, existem jogos um pouco mais avançados. Alguns deles podem até ser úteis como auxílio para as primeiras atividades na escola.

Existem várias possibilidades de jogos, digitais ou não, que podem trabalhar com temas como tabuada, matérias específicas e até gerenciamento de tempo.

Como usar os jogos como apoio?

O ideal é que a inserção dos jogos na vida das crianças se dê a partir de uma lógica. É importante que elas tenham acesso a recursos que possam qualificar o aprendizado na escola. Isso é diferente de recorrer a qualquer solução que as entretenha.

Uma grande dificuldade do educador é conseguir esse equilíbrio. Em boa parte dos casos, existe o risco de o uso de jogos acabar se tornando um problema no desenvolvimento da criança, seja pela exposição a conteúdo inadequado, seja pela própria disputa de espaço entre o jogo e o aprendizado.

A solução recomendada é você atuar no controle sobre o que é oferecido para as crianças. Jogos educativos precisam ser, de fato, ferramentas que visam o desenvolvimento intelectual desse público. É por isso que eles devem ser escolhidos com critério e, de preferência, em função das matérias escolares.

Pense no conhecido jogo da memória. No caso dele, a capacidade de memorização pode ser trabalhada a qualquer momento. Na realidade, quando ele se torna um desafio para a criança, esse jogo educativo se torna também um aliado para que ela reconheça com mais facilidade o significado de cada objeto e reconheça as cores.

O mesmo vale para o quebra-cabeça, que trabalha a percepção a respeito de formas e padrões visuais a partir da comparação de peças e imagens.

Exemplos de jogos online

Se jogos tradicionais já permitem uma série de benefícios para as crianças, os jogos online representam uma possibilidade até melhor. Isso porque existe uma variedade deles que pode ser inserida especificamente de acordo com determinada necessidade a ser trabalhada. Assim, se for interessante lidar com a melhora da coordenação motora, os jogos de pintar e desenhar podem ser muito úteis. Da mesma forma, as estações de perguntas oferecem um “quiz” de aprendizado multidisciplinar. Nele, tanto as formas quanto as cores, os objetos e outros conceitos são trabalhados.

Entre as opções para jogos online existentes no mercado estão aplicativos para smartphones, softwares, entre outros. Jogos de aventura, por exemplo, inserem as crianças no universo da jornada do herói. Nela, é preciso compreender a importância da superação de um desafio para prosperar, uma lição que vale para várias situações da vida.

Mesmo crianças com dificuldades de aprendizagem também podem melhorar sua capacidade de leitura e até a assimilação de palavras. Existem jogos, inclusive, que trabalham especificamente com o desenvolvimento da grafia correta.

Nesse sentido, o PlayKids é uma referência por oferecer um catálogo completo com jogos educativos de qualidade, que podem ser inseridos dentro de uma proposta educativa séria.

Descubra essas possibilidades para seu filho. Baixe o App da PlayKids e confira! Encontre-o na sua loja de aplicativos, seja ela AppStore ou Google Play Store.

Escrito por Equipe do Blog PlayKids

Escrito por Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.

Nossas Redes Sociais

Mais lidas

Conheça o PlayKids

O que é PlayKids App?
Qual a importância dos aplicativos educacionais?
Você sabe como funciona o PlayKids?
Saiba como assinar PlayKids
Promoção Dia das Crianças

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − nove =

Mais Posts
A importância de cuidar de quem cuida

A importância de cuidar de quem cuida

Você conhece a importância de cuidar de quem cuida? A chegada da pandemia causada pela Covid-19 trouxe diversos problemas. Aumentaram as taxas de doenças mentais entre pais, por exemplo. Também foram afetadas as crianças que tiveram que passar maiores períodos em...

Ei, quer receber nossas
novidades toda semana?

E-mail cadastrado com sucesso!

Pin It on Pinterest