6 desenhos educativos que marcaram a nossa infância

out 25, 2021 | Desenhos, PlayKids

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Quando nos tornamos pais, sempre ficamos de olhos nos desenhos que nossos filhos assistem. E quando pensamos nos desenhos educativos que marcaram a nossa infância, somos levados por uma onda de nostalgia e felicidade.

Leia mais:
6 desenhos sobre sentimentos e emoções
7 desenhos animados recomendados para crianças
6 desenhos que inspiram brincadeiras para crianças

Muitas vezes, nem mesmo percebemos o quanto aprendemos com eles. Mas a verdade é que desenhos animados incentivam comportamentos, hábitos e lições que levamos para toda a vida.

Quer relembrar alguns dos desenhos educativos que marcaram a nossa infância? Continua sua leitura!

Como os desenhos influenciam nossas vidas?

Quando os desenhos animados começaram a ser produzidos em massa, eles tiveram uma recepção parecida com a internet e as redes sociais. Afinal, ficar na frente dessa tela é bom ou ruim para as crianças?

Como tudo o que é exagerado, ver muitas horas de desenhos animados pode ser prejudicial. Mas os desenhos costumam ter um efeito positivo em nossas vidas.

Com uma linguagem educativa e simples, eles podem ensinar lições de matemática, história, comunicação e ciências. Porém, eles se destacam ao ensinar lições de competência socioemocional.

Isso porque grande parte dos desenhos são cheios de mensagens importantes sobre amizade, gentileza, respeito, ética e cidadania. Sendo assim, mesmo os desenhos que não eram diretamente educativos acabavam marcando a vida dos espectadores.

6 desenhos educativos que marcaram a nossa infância

É difícil definir quais foram os desenhos que mais marcaram a infância de uma geração. Isso é muito pessoal: um desenho que foi importante para alguém pode nunca ter passado pela TV de outra pessoa.

Existem muitos nomes que podem ser citados aqui. Quem não se lembra das aventuras do He-Man? Ou que pai ou mãe millennial não se lembra de trocar cartas do Pokémon no intervalo da escola?

Os seis desenhos que escolhemos aqui foram selecionados por causa do conteúdo educativo. Você se lembra do que aprendia com eles?

1. Os Ursinhos Carinhosos

Os Ursinhos Carinhosos foram uma grande febre dos anos 1990. Não é à toa: além dos ensinamentos que os ursinhos levavam para as crianças, a fofura do desenho encantava a todos. Muitas crianças — e adultos — tinham roupas, enfeites e mascotes dos ursinhos.

Nesse desenho, cada personagem representava uma virtude. Desde a Ursinha da Harmonia até o Leão Valente, eles ensinavam as crianças como se comportarem bem. Também ensinavam sobre o valor da amizade e da empatia para derrotar as sombras do mal. Todas as crianças da época aprenderam muito com eles!

2. Capitão Planeta

No final dos anos 1980, começava-se a falar mais sobre a importância da sustentabilidade. Na época, a palavra ainda não era usada, mas o temido aquecimento global já era um tema recorrente. Inclusive nos desenhos animados, como Capitão Planeta.

Nesse desenho, cinco jovens ganhavam anéis com poderes mágicos. Sua magia? Proteger a terra contra pessoas sem escrúpulos que poluem e desmatam. Quando eles não conseguiam fazer isso, juntavam suas forças para chamar o super-herói Capitão Planeta — você ainda lembra de como chamá-lo? “Terra, fogo, vento, água, coração!”.

3. Em que lugar da Terra está Carmen Sandiego?

Esse desenho, também conhecido apenas como Carmen Sandiego, não é muito mencionado quando falamos de desenhos educativos que marcaram a nossa infância. Afinal, Carmen Sandiego era uma criminosa procurada. Porém, a verdade é que o desenho foi criado para ser educativo.

Isso porque o desenho foi inspirado em um jogo de videogame que tinha o intuito de ensinar geografia! Enquanto os detetives procuravam por Carmen Sandiego ao redor do mundo, eles conheciam e apresentavam novos lugares para os jogadores e espectadores.

Carmen Sandiego teve um remake recente. Vale a pena conferir para matar a saudade da infância e apresentar os personagens para os seus filhos!

4. Os Jetsons

Os Jetsons marcaram a infância de muitos pais e mesmo avôs. O desenho começou a ser transmitido ainda na década de 1960. Ele acompanhava uma família que vive em 2062, ou seja, em um futuro muito distante para a época. Agora, 2062 está a apenas 41 anos de nós!

Mas o grande charme dos Jetsons era o estímulo para imaginar o futuro. Carros voadores e cidades flutuantes ainda não existem, mas já temos alguns robôs que falam e fazemos chamadas de vídeo o tempo todo.

Em meio às diversas confusões apresentadas no desenho, ele nos ensinava que a empatia e a gentileza são as melhores qualidades, não importa a época.

5. Scooby Doo

Ele está entre os desenhos educativos que marcaram a nossa infância, mas também a infância dos nossos pais e filhos. O Scooby Doo existe desde os anos 1960 e sempre tem novos episódios, filmes e remakes.

Neste desenho, uma equipe de jovens detetives desvenda mistérios ao lado do seu cão falante, Scooby Doo. Os episódios sempre têm um toque de suspense, mas também trazem lições interessantes sobre ciência.

Em geral, Scooby Doo estimula as crianças a buscarem os fatos e desvendarem mistérios. Criatividade e proatividade são as grandes lições desse desenho!

6. Caverna do Dragão

O desenho animado que foi o grande mistério das nossas infâncias não poderia faltar nessa lista. Nessa história, um grupo de seis crianças entra em um brinquedo em um parque de diversões e vai parar em Dungeons & Dragons, um mundo paralelo em que elas têm super poderes.

Em Dungeons & Dragons, essas crianças precisam passar por muitas aventuras para tentar voltar para casa. Durante os episódios, elas aprendem lições importantes tanto para viver nesse novo mundo quanto para conviver umas com as outras. No fim das contas, nunca foi ao ar o episódio em que elas conseguem voltar. No entanto, existem muitas lendas sobre ele.

Todos esses desenhos trazem lições importantes. Eles encorajam as crianças a serem mais curiosas, a buscarem conhecimento, a fazerem amigos e a espalharem gentileza por todos os lugares.

O que você achou dessa viagem no túnel do tempo? Gostou de ver os desenhos educativos que marcaram a nossa infância? Temos certeza de que esses desenhos marcaram sua vida. E esperamos que as mensagens que eles trouxeram continuem no seu coração.

A Playkids conhece o poder dos desenhos animados educativos. Por isso, fazemos nossa curadoria de desenhos, categorizando o que é mais apropriado para cada idade. Além disso, também produzimos nossas próprias animações educativas.

Quer saber mais? Venha conhecer o Playkids App!

Equipe do Blog PlayKids

Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

17 − doze =

Pin It on Pinterest