Como organizar a rotina da família?

fev 24, 2022 | Família

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Em alguns momentos, estabelecer uma rotina da família pode ser uma tarefa bastante desafiadora. Porém, ao mesmo tempo, a rotina costuma ser necessária para que tudo corra com mais tranquilidade e leveza no dia a dia. E embora não exista uma receita pronta, já que cada família funciona de uma forma diferente, preparamos algumas dicas para que seja possível facilitar o cotidiano, viver e aproveitar cada minuto com as crianças e evitar o estresse. Acompanhe!

Leia mais:
6 hábitos que melhoram a rotina das crianças
Como preparar as crianças para o futuro?
Como trabalhar a empatia na infância?

Por que a rotina da família é importante para as crianças?

Na verdade, uma rotina costuma ser muito importante para todos os integrantes da casa. Mas, sobretudo para as crianças, ela é fundamental. Afinal, quando os pequenos e pequenas sabem o que farão no dia, conseguem se sentir mais seguros e confortáveis. E desta forma, diminuem o nível de ansiedade, de agitação e, consequentemente, de estresse.

Veja só: desde bebê, ao estabelecer uma rotina na hora de dormir, as chances dos pequenos dormirem bem e terem um sono ainda mais reparador são maiores. Isso acontece porque o cérebro cria, aos poucos, a noção de que aquele conjunto de hábitos tem uma finalidade. Neste caso, relaxar e aproveitar o sono.

Durante a infância, as crianças passam a fazer associações de forma gradual. Por isso, ter uma rotina familiar ajuda não só a diminuir os sentimentos de inquietação, mas também é essencial para estabelecer uma ordem e incentivar a responsabilidade das crianças com os próprios compromissos e pertences, por exemplo.

Como estabelecer uma rotina da família?

Agora que você já sabe a importância de ter uma rotina da família bem estabelecida, é hora de conhecer algumas dicas que poderão te ajudar nesta missão. Confira a seguir:

1. Prepare refeições e congele

Ter sempre uma carta na manga é um dos segredos para uma rotina mais leve. Nesse sentido, ter alguma opção de comida já congelada pode facilitar muito o dia a dia da sua família. E isso auxiliará você sobretudo nos dias de correria ou de imprevistos, que podem fazer com que você tenha um tempo muito curto para preparar as refeições.

Alimentos como feijão, sopas e molhos para massa são ótimos exemplos de opções que mantêm o sabor mesmo após congelados e que são fáceis de preparar. Além disso, preparar as refeições e congelar ajuda a evitar soluções mais rápidas, como as comidas processadas.

2. Faça listas de afazeres

A vida com filhos traz mais afazeres e responsabilidades, não é mesmo? Por vezes, fica até difícil lembrar de tudo o que você deve fazer no seu dia a dia! Dessa maneira, uma lista de tarefas pode ajudar você a lembrar de tudo o que é preciso ser feito.

Coloque na agenda — seja de papel ou no celular — sua lista de mercado, de afazeres domésticos, responsabilidades do trabalho e atividades das crianças, por exemplo. Assim, fica mais fácil visualizar tudo o que você tem para fazer. E você consegue ter uma melhor noção de quais são as prioridades, para montar uma prévia do seu dia.

3. Observe e sinalize quando precisa de ajuda

Muitas vezes, as tarefas são tantas que não é possível dar conta de tudo. Se esse é o seu caso, repense seu dia a dia e veja onde pode encaixar a ajuda de alguém. Você pode contar com a contratação de um(a) funcionário(a), por exemplo, ou até mesmo pensar em dividir algumas das responsabilidades com outras pessoas da sua rede de apoio.

É comum que alguns de nós carreguem todas as responsabilidades para si, mas isso pode ser insustentável. Reconhecer que precisa de ajuda e ter a quem recorrer pode aliviar muito o estresse. Então, não deixe de sinalizar quando você necessitar de apoio, tudo bem?

5. Use um quadro de tarefas para toda família

Conforme as crianças crescem, podem adquirir mais responsabilidades e tarefas dentro de casa. Por isso, ter um quadro onde você possa escrever quais são os afazeres de cada um ajuda muito a ter uma rotina mais organizada e equilibrada entre os membros da família.

Por exemplo, enquanto as crianças mais novas ficam responsáveis por recolher os brinquedos todos os dias após a brincadeira, as mais velhas já podem ter a tarefa de lavar a louça. Cada pequeno ou pequena deve ter um afazer de acordo com a sua idade, principalmente para evitar acidentes. Ainda, delegar funções também ajuda a criar um senso de responsabilidade nas crianças desde os primeiros anos de vida.

6. Facilite suas manhãs

As primeiras horas da manhã podem ditar como será o restante do seu dia. Portanto, podem ser a chave de como organizar a rotina da família. Nesse sentido, comece a programar as suas manhãs já na noite anterior. Uma boa dica é já deixar a roupa do dia seguinte separada, desde as peças de roupa até os sapatos e acessórios. Assim, você não usa seu tempo de manhã, que é precioso, para pensar no que irá colocar.

E falando em roupas, assim que levantar da cama, já é interessante tomar um banho e se arrumar. Se for possível, tente acordar algum tempo antes das crianças, para cumprir essa rotina com tranquilidade. Assim, quando todos os pequenos acordarem, você já estará pronta para começar o dia.

A hora do café da manhã também deve fazer parte da rotina diária, e precisa de organização. Você pode optar por preparar uma única refeição, que seja fácil e nutritiva para todos. Assim, é possível economizar tempo na cozinha sem deixar de oferecer algo saudável para toda a família!

7. Cuide de cada tarefa com atenção

A ansiedade pode ser um agravante na hora de lidar com o dia a dia corrido da família. Muitas vezes, temos a tendência fazer uma atividade enquanto já pensamos na próxima que teremos pela frente. No entanto, uma rotina mais leve também pode ser construída passo a passo, prestando atenção plena em cada tarefa.

Se você costuma reservar alguns minutos do seu dia para ler para seu filho ou filha, por exemplo, esteja concentrado(a) nessa atividade durante todo esse período. Dessa forma, é possível curtir bons momentos com as crianças, sem ter a ansiedade batendo à porta da próxima atividade. O que, por sua vez, pode ser muito estressante e deixar a rotina pesada.

Portanto, esteja presente e realize cada afazer com dedicação, concentração e disposição. É importante estar atento(a) a cada momento do dia, aproveitando o momento atual. Além de desenvolver o foco, essa técnica pode ajudar a regular as emoções, acalmar e até auxiliar na criatividade!

Por fim, agora que você já sabe como organizar a rotina da família, é só começar e dar o primeiro passo. E não se preocupe se você não conseguir fazer tudo de uma só vez: comece pelo que estiver ao seu alcance e, aos poucos, faça pequenos progressos. Você verá a diferença no seu dia a dia em pouco tempo. Boa sorte!

Você gostou das nossas dicas e sugestões para organizar a rotina da família? Então, continue descobrindo todas as novidades do Blog PlayKids! Aqui, você encontra os melhores textos sobre educação e tecnologia, infância, desenvolvimento infantil e parentalidade, além de todos os conteúdos do PlayKids App. Acompanhe!

Equipe do Blog PlayKids

Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três × um =

Pin It on Pinterest