logo-playkidsapp
Fun Friday PlayKids - A diversão tá ON e o preço tá OFF! 17% OFF no plano anual

Trabalho e família: como dar conta de tudo?

por | nov 3, 2021

O mundo moderno traz muitas reflexões e questionamentos sobre como equilibrar e equalizar o tempo. O adulto de hoje precisa fazer malabarismo para dar conta de trabalho e família, além de si mesmo.

Durante a pandemia, a rotina profissional em home office trouxe benefícios e malefícios. Para muitos, o que era para ser um conforto se tornou um pesadelo. Isso porque a rotina profissional e familiar se misturaram muito. Os dias pareciam não ter mais fim e, por conta das restrições, tudo passou a ser dentro de casa.

Leia mais:
7 dicas para pais de primeira viagem
O que é o corona blues?
Sobre crianças, telas e maternidade sem culpa

Estudos apontam que a sobrecarga nas mulheres durante esse período aumentou significativamente. Assim, tudo se tornou um “trabalho infinito”.

A verdade é que tudo precisa ser colocado em uma balança para que se consiga um equilíbrio saudável. A rotina dentro e fora de casa precisa ser desmembrada e limites impostos.

Vamos entender mais sobre como equilibrar trabalho e família para tornar o dia a dia mais leve e descomplicado.

Trabalho e família: uma rotina que precisa de equilíbrio

O sucesso profissional é uma das metas mais buscadas por homens e mulheres. Até porque, é com ele que podemos oferecer mais conforto e possibilidades à nossa família.

Do outro lado da moeda, a família e nosso lar, também, demandam atenção e cuidados. Este zero só um pai, uma mãe ou responsável podem oferecer.

Por trás disso tudo, ainda temos o homem e a mulher. O ser humano que também demanda de cuidados, atenção e precisa cuidar, primeiramente, de si para conseguir colocar todo o restante em ordem.

Com dias cada vez mais curtos e rotinas mais longas e exaustivas, como conseguir equilibrar os dois lados sem que um saia perdendo? Impondo regras e limites muito bem pensados e discutidos.

Quando se está em casa, é preciso otimizar o tempo com atenção real, compartilhando as refeições e passando momentos de lazer offline.

Já quando estiver em horas laborais, se concentre no que precisa ser feito, dedicando-se para dar o seu melhor dentro do horário necessário. Sem se render à pressão por fazer horas e mais horas extras ou levar trabalho para casa.

Além disso, ter ao redor pessoas com quem você possa contar em momentos difíceis ou durante um contratempo, é fundamental.

A importância de contar com uma rede de apoio

Ultimamente, muito se ouve falar sobre rede de apoio e sua importância, especialmente, na rotina da mulher que precisa ser: mãe, esposa, profissional e filha.

Ter um grupo, mesmo pequeno, de pessoas com quem você pode contar em todos os momentos é essencial para conseguir aguentar a rotina, muitas vezes, exaustiva e desafiante.

Essa rede de apoio pode ser formada por:

Companheiro

Marido, namorado, noivo. Compartilhar a vida a dois é tomar para si todas suas dores e delícias. E, para que dê certo, é necessário que as responsabilidades da casa também sejam compartilhadas e divididas da forma mais igualitária possível.

Amigas

Uma conversa no fim do dia, um vinho sozinhas à noite, olhar as crianças enquanto a amiga termina um trabalho importante. Lembrar da mulher por trás da mãe, da profissional ocupada e da esposa.

Colega de trabalho

Não é preciso ser melhores amigos para fazer parte da rede de apoio. Precisa apenas ter empatia. Olhar para o outro e compreender que, às vezes, o colega que todos os dias senta ao seu lado não está bem e se oferecer para resolver algo, trocar uma folga ou o horário do almoço.

Mãe e Sogra

Um colo de mãe, o embalo de vó que faz o bebê dormir. Aquela comidinha caseira que chega quando tudo parece um caos. A dica para fazer a cólica passar, atender a um chamado quando surge uma reunião urgente no trabalho e não tem com quem deixar o filho.

Irmãos

Um irmão ou uma irmã que ofereça um ombro, leve as crianças para passear, cuida do pet da família durante uma viagem ou se oferece para realizar qualquer tarefa, apenas, porque sabe que um pequeno gesto pode fazer muita diferença.

Profissionais

Não há problemas algum em contar com prestadores de serviços para ajudar nas tarefas do lar ou no cuidado com os pequenos.

Rede de apoio significa, também, ter alguém de confiança dentro de casa que colabora para que as tarefas domésticas sejam otimizadas e, com isso, desafogam um pouco as responsabilidades diárias do casal.

Confira algumas dicas de como equilibrar trabalho e família

A pressão imposta pela sociedade para que consiga o sucesso profissional e, também, uma família de comercial de tv, ou de feed de Instagram, é gigantesca.

No entanto, o dia a dia mostra que a realidade, muitas vezes, é mais difícil do que parece. Trabalhar, cuidar da casa, dos filhos, do cachorro e de si é uma missão e tanto.

Mas adaptar ou rever algumas situações e comportamentos é essencial para conseguir seguir em frente da forma mais tranquila e sem precisar se anular no meio do caminho.

Vamos conferir algumas dicas de como dar conta da rotina dupla que envolve trabalho e família.

  • Tenha um tempo para você mesmo: é difícil, sabemos, mas é preciso encontrar um espaço na agenda apenas para si. Ler um livro, ouvir uma música, andar de bicicleta ou fazer uma atividade por hobby;
  • Não busque a perfeição: todas as famílias têm seus defeitos e seus dramas. Todo profissional passa por altos e baixos. Entenda seu limite e aceite que nem sempre tudo vai sair como programado;
  • Saiba separar as funções: enquanto estiver trabalhando, foque nas suas responsabilidades profissionais, apenas. E quando estiver em casa com as crianças, aproveite para usar esse tempo com qualidade. Não leve os conflitos de um ambiente para o outro;
  • Quebre a rotina de vez em quando: o ser humano não nasceu para ser condicionado a uma rotina inquebrável. Viver assim, destrói nossa saúde mental. Por isso, procure, às vezes, sair do cronograma;
  • Procure ajuda profissional: fazer terapia e colocar a saúde mental em dia é um passo importante que deve ser levado em consideração. Não é fraqueza e nem descontrole. É zelar pela sua saúde, pela saúde dos seus filhos e pelo seu sucesso profissional.

Organizar a rotina diária entre trabalho e família é algo que precisa acontecer em todos os lares. Nem sempre encontramos uma fórmula mágica logo de primeira.

É necessário adaptar, remodelar e se reorganizar para que tudo se encaixe com calma. O tempo, tão escasso, é o responsável por fazer com que tudo tome o seu devido lugar.

É importante, no entanto, que homens e mulheres respeitem a si mesmos, seus limites, suas aptidões e não criem expectativas inalcançáveis tiradas de frases feitas ou perfis de redes sociais.

No Blog PlayKids, você encontra mais conteúdos com dicas como este e ainda tudo o que precisa saber sobre tecnologia, educação, parentalidade e desenvolvimento infantil, além dos lançamentos e novidades do PlayKids App. Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

Categoria:
Família
Escrito por Equipe do Blog PlayKids

Escrito por Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.

Nossas Redes Sociais

Mais lidas

Conheça o PlayKids

O que é PlayKids App?
Qual a importância dos aplicativos educacionais?
Você sabe como funciona o PlayKids?
Saiba como assinar PlayKids
Ebook Original PlayKids

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × dois =

Mais Posts
Como criar uma rede de apoio?

Como criar uma rede de apoio?

Você sabe como criar uma rede de apoio? Essa é uma tarefa fundamental para os pais. Isso porque é ideal que eles tenham ajuda de um grupo de pessoas com quem contar. Contudo, ter uma rede de apoio nem sempre é tão simples. Leia mais: Por que criar crianças...

Ei, quer receber nossas
novidades toda semana?

E-mail cadastrado com sucesso!

Pin It on Pinterest