logo-playkidsapp
Promoção Dia das Crianças

O que é o corona blues?

por | ago 15, 2021

Você sabe o que é o corona blues? Esse termo surgiu ao longo da pandemia causada pelo Novo Coronavírus como forma de descrever o estado emocional e psicológico das pessoas que a enfrentam. Para a OMS (Organização Mundial da Saúde) o nome escolhido é fadiga pandêmica.

Ainda que os avanços na ciência tenham sido eficazes para a prevenção contra a Covid-19, o cenário ainda não é totalmente positivo, motivo que preocupa adultos e crianças. Afinal, o corona blues também afeta a população infantil. Contudo, qual o impacto que estes sentimentos podem causar na vida dos pequenos?

É o que você vai conferir no artigo a seguir. Continue a leitura conosco para saber o que é o corona blues, porque ele acontece, seus efeitos na vida da criança e como é possível ajudá-las a combatê-lo.

O que é o corona blues?

Para entender o que é o corona blues, precisamos conhecer o motivo do termo. Em inglês, blues pode ser traduzido para melancolia. Dessa forma, corona blues descreve o estado de tristeza, impaciência, ansiedade e melancolia proveniente da pandemia de Covid-19.

Com a necessidade do distanciamento social como forma de combater a propagação do vírus, muitas mudanças precisaram ser feitas, como a mudança das aulas presenciais para remota. Além da sensação de estar trancada em casa, a criança experimenta sensações de medo, inquietação e tédio.

Além disso, boa parte da população acabou sofrendo com a perda de um ente querido, como pais, avós e tios. O sentimento de perda vai além do contato com a família e está presente também nos estudos e amizades.

O que causa essa enfermidade?

Além da perda de pessoas queridas e o enfrentamento do luto, a criança experimenta a privação de suas atividades rotineiras, como ir à escola, brincar, sair de casa, ver outras pessoas, e mais. Tudo isso ainda é associado ao fato de presenciar o medo e insegurança dos adultos em relação à doença.

Assim como o sentimento que representa o que é o corona blues, muitos desenvolveram durante a pandemia síndromes como o estresse pós-traumático, depressão, ansiedade e síndrome do pânico.

Dessa forma, a insegurança acaba afetando os sentimentos da criança, que ainda acaba por perceber a preocupação dos adultos em relação às contas, trabalho e principalmente à saúde de toda família.

Qual o impacto da enfermidade na saúde dos adultos e crianças?

Sabendo o que é o corona blues, é possível entender os múltiplos termos adotados para caracterizar essa sensação de tristeza, cansaço e desesperança que atinge as crianças. É comum encontrar pais e responsáveis que presenciam a mudança nas atitudes dos filhos.

Além da irritabilidade, muitos apresentam cansaço, falta de vontade de realizar tarefas que antes eram prazerosas, instabilidade de humor e crises de ansiedade.

Além disso, outras manifestações psicossomáticas podem estar presentes, como crises alérgicas, alterações na qualidade do sono da criança, vômito, diarréia e mudanças na alimentação. Esses fatores devem ser combatidos, afinal, podem prejudicar o desenvolvimento infantil, causando prejuízos no futuro.

Como combater o que é o corona blues?

Considerando que as crianças são um dos grupos sociais que sofreram desestabilidade emocional ao longo da pandemia, é preciso que pais e responsáveis saibam como combater o corona blues como forma de evitar que as consequências possam afetar a qualidade de vida, principalmente no momento que suceder esse período.

Ainda que encontrar positividade em meio a essa situação possa ser difícil, é fundamental buscar formas de contornar os sentimentos negativos neste momento, melhorando o bem-estar da criança. Por isso, acompanhe algumas dicas que podem ajudar.

Valide o sentimento para saber o que é o corona blues

Nomear os sentimentos apresentados pelas crianças e adolescentes é uma forma de validar a situação. Isso contribui para que eles se lembrem que tudo está bem, mesmo que seja necessário experimentar alguns sentimentos desagradáveis. É importante permitir que a criança fale sobre o que ela sente para ajudá-la a lidar com tudo isso. Da mesma forma, lembrá-la que tudo vai passar.

Crie uma rotina

Outra forma de ajudar os pequenos a lidar com o que é o corona blues é planejar uma rotina. Crie junto com a criança murais lúdicos com tarefas para realizar em casa, como arrumar a cama, ajudar com os afazeres, organizar o quarto, hora de estudar e hora de brincar.

Para cada realização, é importante mostrar incentivo e recompensa pelo que foi feito. Delegar é uma maneira de manter os pequenos ocupados e também ensiná-los a ajudar nas tarefas de casa.

Desafie os pensamentos negativos

Para ajudar a melhorar o humor, reconhecer os pensamentos negativos e substituí-los por ideias realistas e úteis é uma alternativa que contribuiu para aumentar a motivação em relação a isso.

Portanto, lembre a criança de que os sentimentos são temporários e as coisas vão melhorar. Da mesma forma, inclua os pequenos no processo de busca para encontrar uma opção de mudar esse tipo de sentimento juntos.

Dê carinho e amor

Em alguns casos, as crianças acabam perdendo a confiança em si, ao achar que não são boas o suficiente para algo. Por isso, é importante sempre incentivá-las a cultivarem sua autoestima.

Comemore junto delas as suas conquistas, não importa quão pequenas sejam. Ofereça carinho, amor e compreensão, lembrando que, para elas, é muito difícil entender o que é o corona blues.

Busque ajuda profissional

Por fim, se os sintomas dessa condição estiverem afetando seriamente o desenvolvimento da criança, não hesite em buscar ajuda profissional. Muitos psicólogos e terapeutas oferecem consultas à distância para possibilitar que crianças possam ser atendidas.

Você conferiu na leitura de hoje o que é o corona blues e como esse estado emocional pode afetar a vida da criança e de toda família. Por isso, é fundamental que pais e responsáveis sejam compreensivos com os sintomas apresentados.

Somente dessa forma será possível identificar e ajudar os pequenos a combater essa mistura de medo, ansiedade, insegurança e desânimo causada pela pandemia.

Quer uma alternativa para melhorar os sintomas do corona blues? Continue acompanhando nosso conteúdo e siga a PlayKids nas redes sociais.

Leia mais:

6 dicas de desenhos sobre emoções para crianças

Mães, como preservar a saúde mental?

Sobre crianças, telas e maternidade sem culpa

Categoria:
Família
Escrito por Equipe do Blog PlayKids

Escrito por Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.

Nossas Redes Sociais

Mais lidas

Conheça o PlayKids

O que é PlayKids App?
Qual a importância dos aplicativos educacionais?
Você sabe como funciona o PlayKids?
Saiba como assinar PlayKids
Promoção Dia das Crianças

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × um =

Mais Posts
A importância de cuidar de quem cuida

A importância de cuidar de quem cuida

Você conhece a importância de cuidar de quem cuida? A chegada da pandemia causada pela Covid-19 trouxe diversos problemas. Aumentaram as taxas de doenças mentais entre pais, por exemplo. Também foram afetadas as crianças que tiveram que passar maiores períodos em...

Ei, quer receber nossas
novidades toda semana?

E-mail cadastrado com sucesso!

Pin It on Pinterest