O que é o corona blues?

ago 15, 2021 | Família

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Você sabe o que é o corona blues? Esse termo surgiu ao longo da pandemia causada pelo novo coronavírus, como forma de descrever o estado emocional e psicológico das pessoas que a enfrentam. Já para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nome escolhido para esse sentimento é fadiga pandêmica.

Ainda que os avanços na ciência tenham sido eficazes para a prevenção contra a Covid-19, o cenário ainda não é totalmente positivo, motivo que preocupa adultos e crianças. Afinal, o corona blues também afeta a população infantil. Contudo, qual o impacto que estes sentimentos podem causar na vida dos pequenos e pequenas? É exatamente isso que você irá conferir no artigo a seguir!

Continue a leitura conosco para saber o que é o corona blues, porque ele acontece, seus efeitos na vida da criança e como é possível ajudá-las a combatê-lo. Acompanhe!

Leia mais:
6 dicas de desenhos sobre emoções para crianças
Mães, como preservar a saúde mental?
Sobre crianças, telas e maternidade sem culpa

O que é o corona blues?

Primeiro, para entender o que é o corona blues, precisamos conhecer melhor o próprio termo. Em inglês, o termo “blues” pode ser traduzido para melancolia. Dessa forma, corona blues descreve o estado de tristeza, impaciência, ansiedade e melancolia provenientes da pandemia de Covid-19 e do isolamento social.

Afinal, com a necessidade do distanciamento social, como forma de combater a propagação do vírus, muitas mudanças precisaram ser feitas. No Brasil, por exemplo, houve a mudança das aulas presenciais para as aulas remotas. E além da difícil sensação de estarem trancadas em casa, as crianças experimentam sensações de medo, inquietação e tédio.

Ainda, vale lembrar que boa parte da população acabou sofrendo com a perda de amigos ou entes queridos, como pais, mães, avós e tios. Mas esse sentimento de perda pode ir além, para a perda do contato com a família e amizades também.

O que causa o corona blues?

Além da perda de pessoas queridas e o enfrentamento do luto, durante a pandemia de Covid-19 e o isolamento social, a criança pode experimentar a privação de suas atividades rotineiras. É o caso de ir à escola, brincar, sair de casa, ver outras pessoas e muito mais. E tudo isso pode estar associado ao fato de presenciar o medo e a insegurança dos adultos em relação à doença, ao trabalho e à saúde, por exemplo. Durante esse período, inclusive, muitas pessoas desenvolveram síndromes como o estresse pós-traumático, depressão, ansiedade e síndrome do pânico. Dessa forma, todo esse cenário de insegurança acaba afetando os sentimentos, seja de adultos ou crianças.

Sabendo o que é e o que causa o corona blues, já é possível entender melhor os múltiplos termos adotados para caracterizar essa sensação de tristeza, cansaço e desesperança. Aliás, já é bastante comum encontrar pais e responsáveis que presenciam mudanças no comportamento e nas atitudes dos filhos, o que pode ser típico deste momento social.

Qual o impacto do corona blues na saúde de adultos e crianças?

Além da irritabilidade, muitos adultos e crianças apresentam cansaço, falta de vontade de realizar tarefas que antes eram prazerosas, instabilidade de humor e crises de ansiedade. Além disso, outras manifestações psicossomáticas podem estar presentes, como crises alérgicas, alterações na qualidade do sono da criança, vômito, diarreia e até mudanças na alimentação.

Apesar de associados a um momento bastante específico, é importante que esses problemas relacionados ao corona blues sejam combatidos. Afinal, podem prejudicar a saúde mental, física e emocional das pessoas, bem como prejudicar o desenvolvimento infantil, causando prejuízos no presente e no futuro de crianças e adolescentes.

Como combater o corona blues?

Considerando que as crianças são um dos grupos sociais que mais sofreram desestabilidade emocional ao longo da pandemia, é preciso que pais, educadores e responsáveis saibam reconhecer e também combater o corona blues. Principalmente, como forma de evitar que as consequências possam afetar a qualidade de vida, inclusive no momento que suceder esse período de isolamento social.

Embora ser positivo em meio a essa situação possa ser difícil, é fundamental buscar formas de contornar os sentimentos negativos, tendo em vista o bem-estar da criança. Por isso, acompanhe algumas dicas que podem ajudar!

Valide o sentimento das crianças

Nomear os sentimentos das crianças é uma forma de validar a situação e também as suas emoções. Além disso, é bastante importante permitir que elas falem sobre o que sentem, para ajudá-las a lidar com tudo isso. Conforte e acolha os pequenos e pequenas, nos momentos alegres e, sobretudo, nos difíceis. 

Crie uma rotina

Outra forma de ajudar as crianças a lidar com o corona blues é planejar uma rotina. Em família, crie murais lúdicos com tarefas para realizar em casa, como arrumar a cama, ajudar com os afazeres domésticos, organizar o quarto e mais. Anote também a hora de estudar, a hora de brincar, a hora de dormir e a hora de acordar.

Para cada realização, é importante mostrar incentivo. E também pode existir uma recompensa pelo que foi feito! Delegar atividades é uma maneira de manter os pequenos e pequenas ocupados, e também ensiná-los a ajudar nas tarefas de casa.

Desafie os pensamentos negativos

Para ajudar a melhorar o humor das crianças, ajude-as a reconhecer os pensamentos negativos e ensine-as a substituí-los por ideias realistas e úteis. Pode ser uma alternativa, já que essa iniciativa contribui para aumentar a motivação, por exemplo. Portanto, lembre a criança de que todos os sentimentos são temporários, e que as coisas vão melhorar. Da mesma forma, inclua as crianças no processo de buscar opções para mudar esse tipo de sentimento juntos.

Dê carinho e muito amor

Em alguns momentos, as crianças acabam perdendo a confiança em si. Por isso, é sempre importante incentivá-las a cultivar sua autoestima. Comemore junto delas as suas conquistas, não importa quão pequenas sejam. Ofereça carinho, amor e compreensão, lembrando que, para elas, pode ser muito difícil entender o que é o corona blues e todo esse contexto social.

Busque ajuda profissional

Por fim, se os sintomas do corona blues estiverem afetando seriamente o desenvolvimento da criança, não hesite em buscar ajuda profissional. Muitos psicólogos e terapeutas, inclusive, oferecem consultas à distância, o que pode facilitar que as crianças possam ser atendidas. Dessa forma, será possível identificar e ajudar os pequenos e pequenas a combater essa mistura de medo, ansiedade, insegurança e desânimo causada pela pandemia e pelo isolamento social.

Quer saber mais sobre os sentimentos e as emoções das crianças? No Blog PlayKids, você encontra tudo o que precisa saber sobre tecnologia, educação, parentalidade e desenvolvimento infantil, além dos lançamentos e novidades do PlayKids App. Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

Equipe do Blog PlayKids

Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro + sete =

Pin It on Pinterest