5 histórias para contar antes de dormir

jan 18, 2022 | Crianças

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Ter histórias para contar antes de dormir é uma forma que muitas famílias usam para acalmar os filhos. Ela é o indicativo de que está no momento de ir para a cama.

Apesar das rotinas agitadas, essa prática deve ser preservada. Afinal, ler para os pequenos traz diversos benefícios que nem todos conhecem.

Leia mais:
Como fazer uma horta em casa com as crianças?
7 jogos para brincar em família
7 brincadeiras para incentivar a alfabetização

Além de anteceder o momento de descanso, as histórias para contar antes de dormir proporcionam bons momentos. Com ela, a aproximação entre o adulto e a criança acontece, levando afeto e carinho. A sonorização das palavras e entonação da voz também são muito importantes, principalmente quando ainda são bebês.

A seguir, você vai conhecer a importância de ler histórias para as crianças antes de dormir e conferir cinco contos para ter em seu repertório!

 

Por que ler histórias para as crianças antes de dormir?

Ter histórias para contar antes de dormir é uma forma de ajudar no desenvolvimento infantil. Essa prática favorece a relação familiar e permite trocas entre adultos e crianças. Para que o seu filho tenha uma boa noite de sono, o ritual deve começar ao se deitar na cama.

Crie um ambiente calmo e, para prepará-lo para dormir, inclua as histórias. Isso ajuda a desenvolver uma rotina que fará grande diferença no momento de descanso. As histórias também ajudam a melhorar o desenvolvimento da fantasia e outros aspectos importantes da psique infantil.

Além disso, o exercício de ter histórias para contar antes de dormir colabora com a capacidade linguística dos pequenos. Dessa forma, a criança pode se expressar melhor ao ter um vocabulário mais amplo.

Como ler uma boa história para dormir?

Para proporcionar um momento prazeroso na hora de dormir, saber contar uma boa história é muito importante. Por isso, é preciso escolher o conto certo, assim como ficar atento a outros pontos que podem fazer toda diferença.

Prefira histórias para contar antes de dormir que se encaixem com a idade do seu filho. Além disso, dedique um tempo de qualidade para isso. Desligue o celular, televisão ou qualquer outra distração que possa interromper a conexão entre adulto e criança naquele momento.

Outra dica importante é ler com calma, para que a criança possa entender, imaginar e relaxar durante a leitura. Evite histórias que possam deixar o pequeno tenso e assustado, como contos de terror. O mais indicado é separar algumas histórias que transmitem uma reflexão e bons valores, além de uma visão otimista.

Enfim, ao contar a história, aproveite o momento junto ao seu filho. Dê vida aos personagens e permita que ele também se conecte durante esse período. Com certeza o resultado será positivo, com bons sonhos.

5 histórias para contar antes de dormir

Ter diferentes histórias para contar antes de dormir é muito importante. Afinal, a criança não espera ouvir todas as noites a mesma fábula. Para ajudar a aumentar o seu repertório, trouxemos algumas das histórias infantis mais famosas, com mensagens otimistas e lições que devem ser aprendidas.

1. Pinóquio

Muito conhecida, a história do Pinóquio oferece diferentes reflexões. O boneco de madeira, construído pelo carpinteiro Gepeto, se torna um menino de verdade devido ao carinho e amor do homem, a quem vê como um pai.

No entanto, como todas as pessoas, Pinóquio tinha um grande defeito: mentir. Cada vez que mentia, seu nariz crescia. Ao ignorar os avisos do pai, o menino toma decisões irresponsáveis, e acaba aprendendo a lição ao experimentar consequências de seu comportamento.

2. Patinho feio

O conto do patinho feio mostra que a vida pode ser cheia de momentos difíceis, em que nos sentiremos deslocados e rejeitados, sem identificar o meio em que estamos. No entanto, sempre encontraremos o caminho certo para nosso lugar, só é preciso procurá-lo.

Ao ser rejeitado pela mãe e irmãos ao nascer, por não ser parecido com nenhum deles, o patinho feio se afasta e segue um caminho diferente. Ao final da história, ele percebe que era diferente apenas por não ser um pato, mas um cisne. Após o isolamento, tristeza e momentos difíceis, o patinho encontra sua verdadeira família e se transforma em um lindo cisne.

3. Os três porquinhos

Uma das histórias para contar antes de dormir mais famosas, o conto dos três porquinhos mostra que o esforço, trabalho e inteligência são sempre recompensados. Nela, a criança aprende que a vida exige responsabilidade, e que as dificuldades devem ser enfrentadas e superadas.

Na história, dois irmãos constroem suas casas rapidamente para ter mais tempo livre para brincar. Enquanto isso, o terceiro irmão trabalha arduamente para construir uma casa segura. Quando o perigo aparece, é em sua casa que os outros porquinhos vão buscar abrigo e segurança.

4. Pedro e o lobo

A história de Pedro e o lobo também é um conto clássico, que muitos já ouviram falar. Com mensagem pedagógica, como em grande parte das fábulas, ela ensina uma grande lição para as crianças sobre responsabilidade e mentiras.

Pedro, um menino pastor, leva a vida pregando peças e mentindo para as pessoas. Por isso, ninguém o levava a sério, motivo que o faz provar sérias consequências diante do perigo, quando precisa de ajuda.

5. A cigarra e a formiga

Por fim, entre as histórias para contar antes de dormir, a da cigarra e a formiga é também uma das mais conhecidas, e com grandes lições a nos ensinar. Acredita-se que este conto foi escrito ainda na Grécia Antiga, há mais de 2.500 anos.

Nele, a criança pode observar o esforço da formiga ao trabalhar para reunir alimentos e materiais para se aquecer e sobreviver ao frio que logo chegará. Da mesma forma, está a cigarra, personagem que representa a preguiça, sem nenhuma responsabilidade.

Da história, é possível tirar como lição a necessidade de se antecipar aos momentos difíceis e trabalhar para garantir que o futuro seja seguro, feliz e tranquilo. Além disso, a criança pode aprender que a preguiça não é um bom caminho para seguir.

Viu como as histórias para contar antes de dormir são importantes para o desenvolvimento do seu filho? Agora é só adicionar as fábulas acima a sua coleção e compartilhar com seus pequenos momentos de diversão, tranquilidade e companheirismo!

No Blog PlayKids, você encontra tudo o que precisa saber sobre tecnologia, educação, parentalidade e desenvolvimento infantil, além dos lançamentos e novidades do PlayKids App. Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

 

Equipe do Blog PlayKids

Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezoito + dezenove =

Pin It on Pinterest