6 jogos para aprender e brincar com as crianças

fev 3, 2022 | Jogos, PlayKids

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Por vezes, alguns jogos educativos trazem características que lembram o dever de casa, sendo mais densos e pouco interessantes para as crianças. Por isso, encontrar jogos para educar e divertir ao mesmo tempo nem sempre é uma tarefa fácil, não é? No entanto, é possível encontrar soluções seguras e confiáveis, que selecionam jogos para aprender e brincar com as crianças! E o PlayKids App é justamente um deles: nossa curadoria de Conteúdo escolhe jogos educativos que estimulam o desenvolvimento infantil enquanto divertem os pequenos e pequenas. Quer saber que jogos são esses? Confira abaixo 6 jogos que fazem parte dessa seleção!

Leia mais:
15 conteúdos do PlayKids App para voltar para as aulas com tudo!
Livros digitais que você encontra no PlayKids App
Como levar a brincadeira do PlayKids App para a vida real?

Por que escolher jogos para aprender e brincar faz diferença?

Durante a infância, toda e qualquer nova atividade é uma oportunidade para desenvolver novas habilidades e competências. Além disso, quando essas atividades são divertidas e lúdicas, o aprendizado se torna mais prazeroso e interessante para as crianças. Por isso, os jogos e brincadeiras são ferramentas essenciais, que devem fazer parte do dia a dia dos pequenos e pequenas.

O brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil, já que permite a elaboração criativa de situações. Ou seja, por meio das brincadeiras, as crianças imaginam, vivenciam novas experiências, fazem descobertas e descobrem o mundo ao seu redor, por exemplo.

Já os jogos educativos são atividades lúdicas, formuladas para que os participantes se divirtam e também aprendam. Assim, o jogo educativo é uma atividade desenvolvida para um propósito específico, como ensinar ou aprimorar uma habilidade. Como o raciocínio lógico, a noção espacial, o pensamento matemático, o vocabulário ou até mesmo o trabalho em equipe.

Nesse sentido, os jogos podem ser bastante úteis para a educação, podendo ser inclusive utilizados em sala de aula. Afinal, é uma forma de reforçar o aprendizado multidisciplinar!

6 jogos para aprender e brincar com as crianças

Pensando no desenvolvimento infantil e na experiência das crianças, o time de Conteúdo do PlayKids App busca escolher (e também desenvolver!) os melhores jogos educativos. Por isso, com os 6 jogos para aprender e brincar abaixo, seu pequeno ou pequena irá se divertir enquanto aprende. Confira!

1. Vamos Escrever!

Sua criança está em fase de alfabetização? Então, esse jogo é ideal para ela! Em Vamos Escrever!, os personagens do PlayKids App embarcam em diferentes meios de transporte, que irão guiar seu filho ou filha pelo processo de brincar com as letras.

O jogo traz diversas atividades para que as crianças aprendam a identificar, reconhecer o som e escrever as letras e os números. Além disso, de modo colaborativo, você também poderá digitar algumas palavras, para que sua criança possa aprender com elas.

Dessa maneira, o jogo Vamos Escrever! uma ótima maneira para apoiar o aprendizado do alfabeto, auxiliando as crianças no processo de começar a escrever e conhecer novas palavras. Por fim, o jogo educativo também ajuda as crianças a treinar a coordenação motora fina.

2. Acampamento Pinguim

Aprender a programar parece algo que só é possível para crianças mais velhas e adolescentes, não é? Porém, alguns princípios básicos da programação podem ser ensinados mesmo para as crianças pequenas. Como fazer isso? Com jogos para aprender e brincar!

É o caso do Acampamento Pinguim: nesse jogo de várias fases, as crianças escolhem movimentos específicos para que o pinguim percorra seu acampamento e acenda uma fogueira. E no percurso, elas aprendem conceitos básicos de raciocínio lógico e planejamento. Assim, é possível desenvolver a capacidade de tomar decisões e compreender contextos.

3. Estação de Perguntas

Os quizzes costumam ser uma forma muito divertida de aprender! Porém, muitos deles são desenvolvidos para crianças mais velhas, cheios de conceitos escolares. Por isso, o jogo Estação de Perguntas é voltado para crianças menores!

Neste quiz interativo, um trem percorre o caminho para chegar na estação. Mas para que ele continue andando, é preciso responder perguntas multidisciplinares. Alguns dos temas dessas perguntas são cores, formas geométricas, dimensões, números, objetos, quantidades, letras etc. Portanto, o jogo Estação de Perguntas é uma ótima maneira de introduzir conceitos de matemática e idiomas para o seu filho ou filha, de forma lúdica e simples.

4. Livro de Colorir

Você sabia que o hábito de colorir é uma maneira muito divertida de aprender? Com um lápis e um papel na mão, as crianças aprendem sobre expressão artística e coordenação motora fina, por exemplo. Além disso, também aprendem a identificar as cores.

Nesse sentido, com o Livro de Colorir do PlayKids App, a brincadeira de colorir fica ainda mais divertida! As crianças podem escolher desenhos diversos, com personagens, letras, números, animais e muito mais. E além de escolher as cores, elas também podem escolher texturas e diferentes materiais. Legal, não é mesmo?

5. Com que roupa eu vou?

Tomar simples decisões no dia a dia pode trazer muitos aprendizados para os pequenos e pequenas. E quando se trata de uma decisão diária, como a roupa a ser usada, a criança aprende a identificar contextos, passar mensagens e identificar suas emoções.

Pensando nisso, no jogo Com que roupa eu vou?, as crianças precisam escolher as roupas de um personagem. Porém, a roupa precisa ser adequada para o clima e para a situação social escolhida. Dessa maneira, o objetivo não é escolher qualquer roupa, mas sim garantir que o personagem se sinta confortável e feliz com o que está vestindo!

6. Júnior em: desenhe meu caminho

Por fim, que tal um jogo que treina diferentes habilidades, desde o planejamento até conceitos básicos de física? No game Júnior em: desenhe meu caminho, as crianças brincam com o personagem Júnior, que precisa ir do ponto A ao ponto B coletando estrelas.

Para guiar o Júnior pelo caminho, a criança deve desenhar uma linha. A cada fase, a dificuldade vai aumentando, e a criança precisa resolver problemas cada vez mais complexos. Por isso, é um bom jogo para treinar o raciocínio lógico, a análise contextual e a tomada de decisão!

Além disso, os problemas em questão também envolvem noções de direção, angulação, velocidade e gravidade. Portanto, a criança também começa a compreender conceitos de física! Não é incrível?

Você gostou das nossas sugestões? Os jogos para aprender e brincar tornam o aprendizado mais simples e interativo! Por isso, se você quer se divertir com esses jogos e muito mais conteúdos que estimulam o desenvolvimento infantil, não deixe de baixar grátis o PlayKids App! Divirta-se com desenhos, livros, atividades e muitos outros conteúdos desenvolvidos especialmente para as crianças. Venha conhecer!

Equipe do Blog PlayKids

Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três × três =

Pin It on Pinterest