Como proteger as crianças na internet?

nov 15, 2021 | Educação & Tecnologia

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Você sabe como proteger as crianças na internet? Este é um assunto muito importante, que deve ser discutido com muita atenção. Afinal, ainda que as crianças tenham grande habilidade para manusear equipamentos eletrônicos, ainda são ingênuas em relação aos perigos que podem estar envolvidos.

Leia mais:
Como explicar a internet para uma criança?
5 dicas para a segurança das crianças na internet
Cuidados na internet: o que você posta sobre seu filho?

Com a necessidade do uso da internet na educação e desenvolvimento, não é possível negar o acesso aos pequenos. No entanto, é preciso que pais e responsáveis garantam um espaço seguro na rede, adotando alguns cuidados. A seguir, veja como proteger as crianças na internet.

Como proteger as crianças na internet?

Na América Latina, 91% das crianças conectam-se diariamente à internet por meio de dispositivos eletrônicos. 80% deles usam o celular para isso. Com essa facilidade de acesso, é fundamental seguir alguns cuidados que ajudem a evitar problemas. Confira a seguir, algumas dicas sobre como proteger as crianças na internet.

Mantenha o diálogo aberto

Um dos principais cuidados em relação à crianças e internet é o manter o diálogo. Nem sempre os pais podem estar presentes observando o que o filho está fazendo na internet. Por isso, é importante construir uma relação de confiança sobre os comportamentos e pessoas que devem ser evitadas. Além disso, tenha abertura referente a temas como os perigos que a internet pode apresentar.

Imponha limite de uso

Outro cuidado importante é monitorar e limitar o acesso da criança. Estabelecer limites e horários é uma boa dica sobre como proteger as crianças na internet. Essas medidas colaboram para uma navegação segura e sem exageros. Desta forma, você garante que a criança tenha tempo para desenvolver atividades longe dos eletrônicos.

Alguns estudos associam a exposição contínua à internet com o aumento da ansiedade e depressão em pessoas menores de 25 anos. Por isso, é fundamental que pais e responsáveis evitem que as crianças se exponham a longos períodos na internet.

Adote ferramentas para bloquear conteúdos

Algumas ferramentas no sistema operacional, aplicativos e softwares podem ajudar na proteção das crianças ao bloquear conteúdos impróprios. Há opções que impedem que tais conteúdos sejam abertos, enquanto outros possibilitam o monitoramento do que é acessado.

Ative a busca segura

Seja em dispositivos móveis ou em computadores, é recomendado que o adulto ative o sistema de busca segura. Ele limita o tipo de conteúdo que será exibido nos resultados de pesquisas.

Dessa maneira, é possível impedir que a criança abra páginas com conteúdos indesejados e inapropriados. Isso pode ser feito por meio de filtros.

Use um bom antivírus

Muitos programas maliciosos circulam pela internet, e podem facilmente invadir qualquer rede doméstica. Além disso, pessoas estão constantemente tentando burlar os sistemas de segurança para ter acesso a dados e informações pessoais.

Por esse motivo, outra ideia de como proteger as crianças na internet é utilizando um bom antivírus. Existem programas gratuitos que podem ajudar a controlar programas invasores.

Esteja por perto

Monitorar o acesso da criança à internet é a melhor forma de garantir sua segurança. Portanto, pais e responsáveis devem estar sempre por perto do filho também no mundo virtual.

Observe as páginas acessadas, os conteúdos assistidos e converse sobre o que é seguro ou não para seu desenvolvimento.

Instale apenas programas confiáveis

Outra dica sobre como cuidar das crianças na internet é instalar apenas aplicativos confiáveis, evitando jogos e programas desconhecidos. Essas ferramentas podem vir com vírus, favorecendo a invasão do dispositivo. Por isso, prefira aplicativos adquiridos em lojas oficiais, sejam elas Google Play, App Store ou a loja do próprio fabricante.

Um excelente exemplo de aplicativo seguro para o uso das crianças é o PlayKids App. Este aplicativo infantil apresenta conteúdos selecionados por um time de especialistas de acordo com cada etapa do desenvolvimento da criança.

No PlayKids estão disponíveis jogos, desenhos exclusivos, personagens queridos pelas crianças, livros digitais, atividades educativas, além de muitas outras opções de diversão para os pequenos.

Com o PlayKids App, os pais e responsáveis não precisam se preocupar sobre o conteúdo que a criança está assistindo. Afinal, este é um ambiente totalmente seguro e 100% voltado para o público infantil.

Por esse motivo, o PlayKids App está livre de uma série de ameaças e riscos que a internet pode esconder. Além disso, o aplicativo é personalizado de acordo com a idade da criança desde o primeiro acesso.

Assim, é possível ter certeza de que tudo ali é adequado para a fase de desenvolvimento em que ela se encontra. Contudo, se mesmo assim os pais exigirem um controle maior sobre o que seu filho acessa, o PlayKids App também tem uma área especial para oferecer essa opção.

Nesta área exclusiva, é possível controlar o que as crianças assistem, gerenciar o tempo de uso do aplicativo e ainda bloquear conteúdos. Outras vantagens apresentadas pelo aplicativo é a ausência de anúncios, evitando que seu filho migre de um local seguro para outro desconhecido na internet.

Como você pôde observar no conteúdo de hoje, saber como proteger as crianças na internet é um cuidado que todos os pais e responsáveis devem ter, principalmente no momento em que vivemos, quando a tecnologia é usada na educação e desenvolvimento. Por isso, o que importa é manter a atenção sobre a criança, evitando riscos e garantindo sua segurança. Isso pode ser feito com o PlayKids App.

No Blog PlayKids, você encontra tudo o que precisa saber sobre tecnologia, educação, parentalidade e desenvolvimento infantil, além dos lançamentos e novidades do PlayKids App. Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

Equipe do Blog PlayKids

Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 × 4 =

Pin It on Pinterest