Como ensinar para as crianças sobre o mundo digital?

fev 14, 2022 | Educação & Tecnologia

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

De forma geral, o mundo digital já faz parte das nossas vidas, não é mesmo? Ao ler este artigo em seu celular, computador ou tablet, por exemplo, você já está navegando na internet. Por isso, pensando em um mundo cada vez mais tecnológico e conectado, apresentar o mundo digital para as crianças, de maneira lúdica e segura, é bastante importante. Afinal, é preciso orientar e proteger os pequenos e pequenas, para que, no futuro, eles mesmos possam utilizar as ferramentas tecnológicas para aprender, se divertir, se comunicar e muito mais. A seguir, vamos listar algumas dicas para introduzir o mundo digital para os seus filhos e filhas. Continue a leitura e acompanhe!

Leia mais:
Como a tecnologia pode ajudar na educação das crianças?
Como falar sobre bullying virtual com as crianças?
Como as telas podem ser aliadas do desenvolvimento infantil?

Por que apresentar as crianças ao mundo digital?

Segundo a pesquisa TIC Kids Online Brasil (2020), 89% das crianças e adolescentes de 9 a 17 anos utilizam a internet e já fazem parte do mundo digital. Entre as atividades online, aquelas relacionadas à educação e entretenimento foram as mais citadas pelos entrevistados.

Contudo, é importante lembrar que muitas das crianças e adolescentes que mergulham no mundo digital o fazem sem preparação ou supervisão de adultos responsáveis. Em decorrência disso, os jovens podem ter contato com conteúdos impróprios para a sua idade, por exemplo. Afinal, quantos de nós passamos por uma alfabetização tecnológica?

Como ensinar às crianças sobre o mundo digital?

Para que a entrada dos pequenos e pequenas no mundo digital seja feita de maneira segura e responsável, é imprescindível que os adultos estejam atentos e muito bem informados. Por isso, confira abaixo as nossas sugestões para ensinar às crianças sobre o mundo digital:

1. Fique atento(a) e estabeleça limites

Cada fase do desenvolvimento infantil exige um comportamento diferente dos adultos responsáveis, certo? E com a introdução dos pequenos e pequenas às telas e ao mundo digital não é diferente. Por isso, limitar o tempo de tela, de acordo com a faixa etária das crianças, é um primeiro passo fundamental.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), bebês de até dois anos de idade não devem ter contato com dispositivos eletrônicos, como celulares e tablets. A partir de então, o tempo máximo recomendado varia de 1 hora por dia (para crianças de até 6 anos de idade) até 2 horas por dia (para crianças de 6 a 10 anos). Portanto, esteja bastante atento(a)!

2. Acione o controle parental

Antes mesmo de apresentar seu filho ou filha ao mundo digital, é importante que você saiba monitorar as crianças. E para isso, uma das melhores formas é adicionar o controle parental nos aplicativos aos quais elas terão acesso. Essa função é essencial para administrar os conteúdos que estarão disponíveis para os pequenos e pequenas, por exemplo.

Além disso, por meio do controle parental, você terá acesso a tudo o que foi visto pelas crianças. Por isso, essa ferramenta é uma ajuda indispensável na hora de manter as crianças seguras e protegidas no ambiente virtual.

No PlayKids App, os conteúdos são escolhidos por uma equipe de especialistas de desenvolvimento infantil e o aplicativo é livre de qualquer publicidade. Ainda assim, os pais, mães e pessoas responsáveis podem controlar o tempo de uso, checar os conteúdos assistidos pelas crianças e até restringir os materiais aos quais os pequenos e pequenas têm acesso. Tudo isso para proteger ainda mais as nossas famílias!

3. Tenha uma boa conversa com as crianças

Uma boa relação entre pais e filhos passa sempre por boas conversas, não é? Para tanto, os adultos devem se colocar à disposição das crianças, para ouvir seus desejos, suas angústias e seus medos. Mas, também, para que os pequenos e pequenas se sintam confortáveis para compartilhar as situações que vivem, sejam elas positivas ou até negativas.

Nesse sentido, além de conversar com as crianças sobre os perigos da internet, é preciso criar um ambiente de segurança e confiança, para que elas procurem os adultos responsáveis caso algo ruim aconteça ou alguém entre em contato com elas, por exemplo. Ou, então, caso presenciem ou vivenciem situações de bullying e violência.

4. Estimule o consumo de conteúdos educativos

A grande quantidade e variedade de conteúdos encontrados na internet deixa qualquer pessoa perdida! Muitas vezes, os próprios adultos se pegam procrastinando ou consumindo conteúdos diversos nas redes sociais, não é mesmo? E se não houver uma vigilância constante, são horas gastas em com conteúdos pouco produtivos.

Portanto, se os próprios adultos passam por isso, com as crianças é preciso ter ainda mais cuidado! É preciso incentivar os pequenos e pequenas a consumirem conteúdos educativos, que sejam relevantes para cada faixa etária e que estimulem o desenvolvimento cognitivo, por exemplo. É o caso de desenhos animados selecionados por especialistas e jogos educativos para aprender e brincar com as crianças! 

5. Dê o exemplo

Por fim, o exemplo é a maneira mais eficaz de garantir que as crianças tenham uma relação saudável com o mundo digital. Evite ficar muito tempo ao celular enquanto estiver com seu filho ou filha, e aproveite para estar por inteiro com as crianças. Assim, os jovens irão entender que a presença é mais importante para você. E irão reproduzir este comportamento com amigos e parentes também!

Uma dica é descobrir jogos para brincar em família, levar a brincadeira dos aplicativos para a vida real e incentivar a criatividade para as crianças. Tudo isso será muito importante para o desenvolvimento infantil e os laços afetivos que vocês irão construir em família!

Você gostou das nossas dicas para apresentar o mundo digital para as crianças? Quer continuar lendo sobre educação e tecnologia, infância, parentalidade e desenvolvimento infantil, além de conferir todas as novidades e conteúdos do PlayKids App? Então, clique aqui e acompanhe dos textos o Blog PlayKids!

Equipe do Blog PlayKids

Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

catorze − dez =

Pin It on Pinterest