Como a tecnologia pode ajudar na educação das crianças?

fev 10, 2022 | Educação & Tecnologia

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Falar de tecnologia na educação ainda é, para muitas pessoas, uma contradição. Há quem veja a tecnologia como algo que nos distrai e, portanto, que dificultaria a concentração, por exemplo. Porém, em muitos casos, a tecnologia pode apoiar a o aprendizado! Ela pode otimizar o ensino de determinados assuntos e até torná-lo mais eficiente. Mas, como isso acontece? Continue a leitura e saiba mais sobre como a tecnologia pode ajudar na educação das crianças!

Leia mais:
Como explicar a internet para uma criança?
Como proteger as crianças na internet?
Como falar sobre bullying virtual com as crianças?

Como a tecnologia pode ajudar na educação das crianças?

A tecnologia pode trazer inúmeros benefícios para a educação. Inclusive, as pesquisas voltadas para educação e tecnologia evoluíram consideravelmente nos últimos anos. E hoje, alguns recursos tecnológicos podem ser utilizados de muitas maneiras para incentivar, auxiliar e otimizar a aprendizagem de crianças em todo mundo.

Alguns exemplos da relação entre tecnologia e educação são:

Uso de filmes, documentários e séries

Por vezes, quando falamos sobre o uso de tecnologia em sala de aula, logo pensamos naquelas aulas especiais, em que os(as) professores(as) deixavam os livros de lado e passavam filmes para nossas turmas assistirem, não é? É claro que essa tecnologia, assim como esse método, não é bem atual. Porém, ela é muito eficiente!

Por meio dos filmes, documentários e séries, os estudantes podem assimilar melhor as matérias, se sentem mais motivados e conseguem associar o estudo com o entretenimento. Além disso, esse tipo de atividade pode gerar identificação e conexão. Enquanto assistem as histórias, os alunos criam laços de identificação com os personagens, por exemplo. Assim, conseguem refletir e encontrar maneiras de lidar com as próprias emoções.

Tecnologias voltadas para o ensino de ciência

Muitas vezes, a ciência e a tecnologia evoluem de mãos dadas! Por isso, aprender sobre ciência é também aprender sobre diversas ferramentas tecnológicas. Um claro exemplo disso é a robótica, uma disciplina que tomou as universidades a partir dos anos 1980, mas que já está nas escolas hoje em dia!

Aprendendo os fundamentos para construir máquinas e robôs, as crianças também aprendem sobre física e suas principais aplicações no dia a dia. Além disso, a robótica incentiva o raciocínio lógico, a criatividade e até o espírito em equipe. 

Tecnologias assistivas para crianças com deficiência

As tecnologias assistivas, chamadas de TA, são programas e ferramentas voltadas para apoiar pessoas com deficiência, para que elas possam participar de atividades e executar tarefas. Dessa forma, esses recursos e serviços ampliam as habilidades de pessoas com deficiência, seja em atividades diárias, processos de locomoção ou comunicação, por exemplo.

É o caso dos softwares por controle ocular ou controle de voz, que ajudam alunos e alunas a aprender em todo o mundo. Ainda, existem os assistentes de leitura, que são bastante importantes para pessoas com deficiência visual.

Softwares e aplicativos que apoiam o aprendizado

A tecnologia se faz muito presente no nosso dia a dia com os aplicativos, não é mesmo? Eles são diversos! E suas funções nos auxiliam em casa, no trabalho, na academia, nos estudos, nas relações humanas e muito mais. Alguns aplicativos, no entanto, têm objetivos completamente educacionais.

Você já deve conhecer os aplicativos para aprender idiomas, por exemplo. Mas sabia que, em alguns, você pode fazer uma viagem imersiva pelo corpo humano? E que existem aplicativos que impedem você de desbloquear o celular se não resolver um problema matemático? Sem contar os softwares que nos permitem acessar todo o acervo de museus!

E todos esses aplicativos podem também ser aplicados em sala de aula, tornando a educação mais interativa e interessante para os alunos e alunas. É o caso do PlayKids App, aplicativo infantil que alia aprendizado e diversão! Nele, as crianças encontram jogos, vídeos, desenhos e outros conteúdos divertidos, mas que também ajudam a desenvolver habilidades diversas.

Quais são os benefícios da tecnologia na educação das crianças?

Ao utilizar a tecnologia na educação, proporcionamos uma série de benefícios, que vão ajudar as crianças no aprendizado. Confira, abaixo, alguns exemplos:

Qualidade de ensino

De diversas maneiras, a tecnologia pode oferecer oportunidades para que muitos alunos e alunas façam novas descobertas e vivenciem novas realidades. Por exemplo, de qualquer lugar do mundo, as crianças podem explorar cidades em outros continentes, assistir palestras de educadores internacionais e até conhecer ecossistemas de outros países.

Essa educação mais imersiva e interativa, que vai além dos livros, pode melhorar muito a qualidade do ensino. Assim, a tecnologia torna o processo de aprendizagem mais eficiente!

Engajamento

Verdade seja dita: a tecnologia já está presente na vida de muitas crianças e, sobretudo, adolescentes. Por isso, por que não ensiná-los a utilizar as ferramentas tecnológicas de forma segura e saudável? Além disso, a tecnologia pode aproximar os estudantes dos objetos de estudo, despertar o interesse e a curiosidade.

Dessa maneira, quando bem utilizadas, as tecnologias podem incentivar o envolvimento e participação dos alunos e alunas. No entanto, vale lembrar que a mediação dos pais, mães, pessoas responsáveis e educadores é fundamental em qualquer contato das crianças com os dispositivos eletrônicos. Principalmente, quando falamos da internet, tudo bem? 

Habilidades do futuro

Desde a infância, as crianças precisam ser preparadas para um futuro cada vez mais tecnológico. E utilizando a tecnologia na educação, os pequenos e pequenas também aprendem a lidar com essas ferramentas e dispositivos, de forma lúdica e segura.

Nesse sentido, é preciso investir na alfabetização tecnológica das crianças, além de ensiná-los sobre como se proteger nos ambientes digitais, por exemplo. Entretanto, para incentivar as habilidades e as competências dos pequenos de forma adequada, é preciso realizar uma curadoria de conteúdo, garantindo que eles estarão em contato com materiais de acordo com a sua faixa etária e etapa do desenvolvimento infantil.

Você gostou do nosso texto sobre como a tecnologia pode ajudar na educação? Então, não perca nenhuma novidade do Blog PlayKids! Aqui você encontra os melhores textos sobre educação e tecnologia, crianças, parentalidade e muito mais!

Equipe do Blog PlayKids

Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

18 + 14 =

Pin It on Pinterest