Como a tecnologia pode apoiar crianças com deficiência?

dez 3, 2021 | Educação & Tecnologia, Jogos

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

A infância é um período de descobertas, novas experiências e também desafios, seja para crianças com ou sem deficiência. Por isso, devemos acompanhar de perto e incentivar as interações dos pequenos e pequenas com o meio e com os outros. Nesse processo, a tecnologia pode ser uma importante aliada para estimular novas habilidades e competências, como a criatividade e a resolução de problemas. E no caso de crianças com deficiência, as tecnologias assistivas podem impulsionar ainda mais seu desenvolvimento, sua autonomia e até contribuir para sua qualidade de vida. Pensando nisso, vamos falar sobre como a tecnologia pode apoiar crianças com deficiência? Acompanhe!

Leia mais:
O que é alfabetização tecnológica?
10 melhores jogos educativos para crianças
Qual o papel da tecnologia na educação infantil?

Como a tecnologia pode apoiar crianças com deficiência?

No dia 3 de dezembro, celebramos o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Para adultos e crianças com deficiência, essa data é uma importante iniciativa para conscientizar sobre as conquistas e a luta das pessoas com deficiência.

No entanto, durante todo o ano, é importante refletir sobre os desafios das pessoas com deficiência e buscar soluções para alcançar a igualdade de oportunidades. Dentre elas, estão as tecnologias assistivas. 

São chamadas de tecnologias assistivas todos os recursos e serviços que apoiam ou ampliam as habilidades funcionais de pessoas com deficiência. São instrumentos que apoiam as pessoas com deficiência em atividades diárias (como comer, vestir-se ou tomar banho), no processo de comunicação (como pranchas de comunicação e recursos eletrônicos, como vocalizadores e softwares), na locomoção (como rampas, elevadores e adaptações em banheiros ou veículos) e muito mais. Nesse sentido, as ferramentas tecnológicas podem promover a independência, a integração e a inclusão social.

Além disso, a tecnologia pode ser uma grande parceira no aprendizado e na educação de pessoas com deficiência, diminuindo os obstáculos no ambiente escolar. Em sala de aula, os computadores e tablets podem favorecer a participação de crianças com deficiência em atividades e projetos pedagógicos.

Ainda, os jogos educativos podem trabalhar o desenvolvimento motor, o vocabulário e o raciocínio lógico, por exemplo. Dessa maneira, é possível incentivar a participação e a integração entre todas as crianças.

Jogos educativos que apoiam crianças com deficiência

Cada pessoa tem uma forma única de aprendizado. Por isso, sobretudo na infância, é fundamental que as crianças sejam expostas aos mais diversos tipos de estímulo e vivam muitas experiências diferentes. E isso também vale para crianças com deficiência.

Por meio dos jogos educativos digitais, por exemplo, é possível incentivar as habilidades intelectuais, cognitivas e motoras das crianças com deficiência, de forma segura e acessível. Por meio das oportunidades de desenvolvimento proporcionadas pelos jogos, as crianças aprendem a coordenar seus movimentos, adquirirem vocabulário, desenvolvem a imaginação e a criatividade, e trabalham a capacidade de concentração, por exemplo.

Além disso, os jogos educativos digitais são ferramentas lúdicas e didáticas, que contribuem para a educação e para a diversão dos pequenos e pequenas. Afinal, toda criança tem o direito de brincar e de ser criança.

Então, com tudo isso em mente, listamos abaixo alguns jogos do PlayKids App, que podem ajudar no desenvolvimento de crianças com deficiência. Confira!

1. Vamos Escrever!

Jogos educativos: Vamos Escrever!

No jogo Vamos Escrever!, a criança aprende a identificar e escrever o som das letras e dos números. E para treinar e enriquecer o vocabulário da criança, a família pode contribuir digitando palavras! Neste jogo, para tornar o aprendizado da escrita mais ainda divertido, os personagens do PlayKids App acompanham a criança: Mimi, Junior e Kate embarcam em seus transportes (balão, trem e barco, respectivamente) e são os guias da criança no processo de alfabetização e desenvolvimento da coordenação motora fina. Com isso, o jogo é um ótimo exemplo de como a tecnologia pode apoiar crianças com deficiência!

2. Teatrinho de Palavras

Jogos educativos: Teatrinho de Palavras

O jogo Teatrinho de Palavras apresenta para as crianças um verdadeiro palco de teatro! Conforme elas escolhem os itens para entrar no palco, o jogo faz a narração do nome, da cor, número, letra ou animal, além de demonstrar como a palavra é escrita. Assim, as crianças poderão enriquecer seus vocabulários com o estímulos sonoros e visuais, fatores que contribuem para o processo de aprendizado e também de alfabetização.

3. Esteira Maluca

Jogos educativos: Esteira Maluca

O jogo Esteira Maluca possui uma esteira, por onde passam números ou letras. Para brincar, a criança deve arrastar cada um dos itens para a caixa correspondente. Em seguida, um operário irá avaliar o seu desempenho, mostrando para a criança seus acertos ou erros. Dessa forma, o jogo Esteira Maluca permite que a criança treine diferenciar símbolos numéricos e alfabéticos, além de explorá-los melhor em seu aprendizado.

4. Vamos Desenhar?

Jogos educativos: Vamos Desenhar?

Vamos Desenhar? é uma espécie de tutorial de desenhos. Neste jogo, a criança escolhe uma entre as figuras disponíveis e, em seguida, o passo a passo do desenho é iniciado. O jogo também apresenta os objetos necessários para que a criança possa realizar o desenho na vida real. E, posteriormente, ele apresenta os movimentos que a criança precisa fazer para concluir sua atividade!

5. Livro de Colorir

Jogos educativos: Livro de Colorir

O Livro de Colorir conta com cenários, letras, números e personagens para que a criança possa aprender sobre cores e formas. Com esse jogos, os pequenos e pequenas podem desenvolver sua criatividade, coordenação motora fina e expressão artística. Além disso, a criança também aprende sobre diversos assuntos, como as estações do ano, escrever números, letras e colorir cenários lúdicos ou até datas comemorativas.

6. Estação de Perguntas

Jogos educativos: Estação de Perguntas

No jogo Estação de Perguntas, as crianças devem ajudar um trem a percorrer todo o caminho sobre o trilho, até chegar em sua estação. Para que o trem avance pelo trajeto, a criança precisa responder e acertar algumas perguntas multidisciplinares, como “Qual imagem é a maior?” ou “Qual destes símbolos é um triângulo?”. Assim, o jogo trabalha a identificação de opostos, de formas geométricas, cores, números, letras e também o uso de objetos em contextos determinados.

7. Caixa de Brinquedos

Jogos educativos: Caixa de Brinquedos

O objetivo do jogo Caixa de Brinquedos é guardar os brinquedos na caixa vermelha. Acima, a caixa apresenta a sombra da forma do brinquedo que deve ser guardado. Logo, a criança deverá identificar o brinquedo e arrastá-lo até sua sombra, concluindo a tarefa. Nesse sentido, o jogo trabalha a relação entre os objetos e seu formato, bem como a identificação de sombras e silhuetas. Por fim, as crianças também aprendem sobre a importância de guardar os brinquedos e manter os ambientes arrumados! Atenção: o jogo Caixa de Brinquedos pode ser diferente em celulares Android e iOS.

8. Ligue as Estrelas

Jogos educativos: Ligue as Estrelas

No jogo Ligue as Estrelas, a criança precisa conectar as estrelas, para então identificar os objetos que se formam. E a cada interligação entre as estrelas, um efeito sonoro é produzido! Assim, a criança desenvolve a atenção, trabalha a coordenação motora fina e também a percepção das formas.

E você, gostou da nossa lista de jogos? Agora que você já sabe como a tecnologia pode apoiar crianças com deficiência, conte com o PlayKids App para potencializar o desenvolvimento dos pequenos e pequenas! Estamos sempre atentos, para produzir conteúdos educativos e lúdicos que atendam a todas as crianças. Clique aqui e conheça o aplicativo para aprender com diversão!

E não esqueça: no Blog PlayKids, você encontra tudo o que precisa saber sobre tecnologia, educação, parentalidade e desenvolvimento infantil, além dos lançamentos e novidades do PlayKids App. Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

Equipe do Blog PlayKids

Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

14 − um =

Pin It on Pinterest