Como desenhos animados podem ajudar no aprendizado?

abr 29, 2022 | Desenhos, PlayKids

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

As crianças costumam se interessar bastante por bons desenhos animados, não é mesmo? E por serem tão amados pelo público infantil, esses desenhos também podem ser uma importante estratégia para estimular as habilidades e competências, sejam elas cognitivas ou socioemocionais, por exemplo. No entanto, é preciso estar atento(a)! Afinal, como e quais desenhos animados podem ajudar no aprendizado? Continue a leitura e descubra!

Leia mais:
Como preparar as crianças para o futuro
Como a tecnologia pode ajudar na educação das crianças
6 museus virtuais para visitar com as crianças sem sair de casa

Você sabe como funciona o cérebro de uma criança?

Durante a primeira infância, período que vai do nascimento aos 6 anos de idade, os bebês e crianças aprendem muito. Por isso, essa fase da vida é marcada pelas inúmeras descobertas, as muitas investigações e a aquisição de habilidades bastante importantes, como a fala e a linguagem, por exemplo.

Por isso, as crianças estão sempre aprendendo! Sobretudo, através de experiências sensoriais. Ou seja, aquelas que envolvem os estímulos do olfato, paladar, audição, tato e visão. Isso porque, ao entrar em contato com situações que estimulem o lado sensorial, o ser humano faz mais associações. E, assim, aprende de forma significativa!

Nesse sentido, os desenhos animados podem ser ferramentas interessantes para incentivar a aquisição de habilidades e a reflexão. Ainda, é uma maneira segura e lúdica de viver novas experiências. Muitas delas, em contextos diferentes da realidade das crianças. Afinal, com os desenhos animados, os pequenos e pequenas podem descobrir novos mundos e vivenciar diversas situações, estimulando o aprendizado!

Desenhos animados que podem ajudar no aprendizado

Antes de liberar os desenhos animados para os pequenos e pequenas, é muito importante limitar o tempo de tela das crianças. Isto é, encontrar um equilíbrio para garantir que as crianças não sejam prejudicadas pelo excesso de exposição aos dispositivos eletrônicos, tudo bem? Para tanto, consulte as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Sociedade Brasileira de Pediatria, por exemplo.

Além disso, é preciso escolher com muita atenção o que será consumido pelas crianças. Isso porque é essencial que os títulos escolhidos sejam adequados para a idade dos pequenos. E, claro, que sejam educativos!

Pensando nisso, confira abaixo algumas dicas de conteúdos educativos! Ou seja, desenhos animados e programas que podem ajudar no aprendizado dos pequenos e pequenas, já que foram criados por especialistas em desenvolvimento infantil. Vamos lá?

Atenção: todos os desenhos animados a seguir estão disponíveis no PlayKids App! Baixe grátis e descubra um universo de conteúdos incríveis para as crianças!💜

Eu Amo Aprender

Na série Eu Amo Aprender, as crianças têm contato com muitas músicas, com as quais aprendem e se divertem! Assim, os episódios incentivam a coordenação motora, a criatividade, o ritmo, a expressão artística e a imaginação.

Ao todo, são 5 temporadas e mais de 80 episódios de um conteúdo Original PlayKids! E todos eles possuem versões em português, inglês e espanhol. Portanto, os pequenos também podem ter contato com outros idiomas. Demais, não é?

Na série, cada música está relacionada a um assunto diferente. Por exemplo, há músicas sobre a hora de escovar os dentes e a hora de dormir, músicas sobre frutas e vegetais, músicas sobre o Natal, o Halloween e Festa Junina, músicas sobre andar de bicicleta, ler e brincar e também existem versões de músicas muito conhecidas pela criançada, como a Fazenda do seu Lobato. Ufa!

Kantalá

Com Kantalá, outra série Original PlayKids, as crianças conhecem desenhos animados que podem ajudar no aprendizado de outros idiomas. Isso porque, durante as músicas, as estrofes são cantadas em português, em inglês e também em espanhol!

Além disso, em cada canção, as estrofes são repetidas algumas vezes, o que é muito importante para o aprendizado. Afinal, as crianças aprendem muito com a repetição, não é mesmo?

Na série Kantalá, é possível se divertir com músicas infantis que já são bastante tradicionais. E existem também cantigas próprias, que ajudam a estimular o vocabulário e ritmo!

Shake Shake

Que criança não adora dançar e se divertir? Pensando nisso, a série Shake Shake é um conteúdo Original PlayKids que explora as músicas e a dança, incentivando a consciência corporal, a coordenação motora, a criatividade, o ritmo, o equilíbrio, a atenção e a expressão artística.

Na sua maioria, as canções de Shake Shake exploram o estilo pop e também o hip hop. Mas não nada é difícil: as batidas e as letras descomplicadas convidam as crianças a copiarem os movimentos dos bailarinos. Assim, os pequenos e pequenas aprendem cada uma das coreografias!

Bônus: SuperHands

As atividades manuais são muito importantes para estimular os sentidos dos pequenos, além de aproximar toda a família! Nesse sentido, SuperHands é mais uma série Original PlayKids, que propõe experiências científicas, atividades, jogos, brincadeiras e até truques de mágica para as crianças! Dessa forma, os episódios de SuperHands exploram o lado criativo, a imaginação e o raciocínio lógico das crianças.

Já são 4 temporadas de SuperHands, além dos especiais SuperHands Cientista, SuperHands Mágica, SuperHands Brincando com os Animais e SuperHands Jogos e Brincadeiras. Assim, você e as crianças poderão se divertir muito, com experiências para cada dia do ano!

Bônus: Manual do Mundo

Escolhido a dedo pela curadoria do PlayKids App para integrar o seu catálogo, o Manual do Mundo já faz grande sucesso no YouTube, onde possuem milhões de seguidores. Desbravadores do conhecimento, a Mari e o Iberê são especialistas em ciência, tecnologia e engenharia, que explicam perguntas curiosas e ensinam experimentos incríveis!

Com os episódios de Manual do Mundo, as crianças irão descobrir a usina nuclear de Angra dos Reis, como é feito o tijolo, como funciona o encontro das águas, uma montanha-russa caseira e muito mais! Dessa maneira, é a série ideal para crianças interessadas em compreender mais sobre o mundo, com muita diversão e conhecimento!

No PlayKids App, as crianças se divertem e descobrem o mundo de forma segura! São milhares de desenhos animados, atividades, jogos educativos e muitos outros conteúdos, selecionados pela nossa equipe especialista para incentivar o desenvolvimento infantil. Afinal, aprender com PlayKids App é mais gostoso! Então, não perca tempo: clique aqui, acesse o site e descubra todos os benefícios de se tornar um assinante!

Equipe do Blog PlayKids

Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

oito + nove =

Pin It on Pinterest