6 museus virtuais para visitar com as crianças sem sair de casa

abr 26, 2022 | Crianças

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Visitar museus, especialmente os interativos, é uma forma de adquirir cultura e conhecimento de uma maneira prática e divertida! Afinal, o aprendizado pode ser muito mais interessante com o uso de recursos visuais, ilustrações e até o próprio objeto de estudo presente para observação, não é? E a internet contribui muito nesse sentido! Isso porque há uma série de museus virtuais, que podem ser visitados sem precisar sair de casa. Incrível!

Existem museus que permitem a visitação virtual no mundo todo. Ou seja, é possível entrar em contato com um conteúdo bem vasto e também se divertir! Pensando nisso, quer descobrir quais museus virtuais você pode visitar com a criançada? Confira uma lista dos mais famosos museus virtuais, para visitar sem sair de casa!

Leia mais:
O que é educação socioemocional?
Como preparar as crianças para o futuro?
Como a tecnologia pode ajudar na educação das crianças?

Por que é importante visitar museus virtuais com as crianças?

Crianças são curiosas e têm uma grande capacidade para aprender. Essa combinação é uma excelente oportunidade para eles descubram, desde cedo, informações interessantes e relevantes sobre cultura, história, geografia, ciências e arte, por exemplo. Informações essas que fazem a diferença no presente e também no futuro das crianças!

Além disso, o passeio em museus virtuais é uma maneira de apresentar a internet e seus infinitos recursos de maneira útil e inteligente. De quebra, você incentiva os pequenos e pequenas a querer saber mais sobre ciência natural, história, pintores e pintoras, os diferentes estilos de arte, as tradições de cada país e muito mais!

É importante lembrar, inclusive, que a arte está totalmente relacionada à história de cada país. Por trás da pintura de um quadro, há todo um contexto histórico, que envolvia o(a) artista naquele momento. Muitas vezes, até um contexto mundial, como as guerras e outros acontecimentos importantes. Por isso, a arte é também uma forma de compreender a história e a cultura!

Nesse sentido, os museus virtuais são alternativas importantes e úteis. Além de uma solução prática, eles também permitem que pessoas de qualquer local do mundo vivam experiências incríveis, sem precisar viajar. Assim, os museus virtuais são ferramentas que democratizam o acesso ao conhecimento!

6 museus virtuais para visitar com as crianças

Os museus virtuais são uma grande oportunidade para ensinar para os pequenos e pequenas sobre inúmeros assuntos! Uma boa dica é separar um dia, com hora marcada, para fazer esse tour, como se fosse uma viagem com a família toda. Vamos lá?

1. MoMa

The Museum of Modern Art, o MoMa, é um dos mais famosos museus do mundo. Ele está localizado nos Estados Unidos, na cidade de Nova Iorque. Foi inaugurado em 1929, sendo o primeiro museu de arte moderna no mundo.

O acervo do MoMa conta com mais de 150 mil fotos e quadros, além de mais de 300 mil livros e 22 mil filmes. Já a visita online pode ser feita navegando pelo próprio site da instituição ou através do Google Arts & Culture. Ali, estão disponíveis mais de 100 itens, divididos em 6 coleções: arte contemporânea, papel, lona, arte moderna, tinta a óleo e desenho.

2. Anne Frank House

A casa de Anne Frank, localizada em Amsterdã, na Holanda, também é uma excelente opção de museu virtual para visitar com as crianças! Anne Frank é conhecida mundialmente por sua história, vivida na época do nazismo. Ela, aos 13 anos, e toda sua família se esconderam em sua casa, onde hoje é o museu. Lá, há uma série de cartas e registros feitos em seu famoso diário, contando como eram os dias no esconderijo.

A Anne Frank House está disponível para visitação no Google Arts & Culture. Basta clicar no link ou entrar no site e digitar o nome do museu. Assim, você e os pequenos poderão conferir mais de 800 arquivos digitais da casa. Nestes, é possível conhecer os cômodos e ver algumas fotos da época.

3. American Museum of Natural History

O Museu de História Natural dos Estados Unidos também é um dos mais famosos do mundo. Está localizado em Nova Iorque, tendo sido fundado em 1869. E ele conta com um acervo que deixa as crianças muito empolgadas! Isso porque é possível observar inúmeros animais, inclusive os dinossauros, que são um espetáculo a parte para a criançada.

Esse é um dos museus virtuais em que a visita é bem simples: basta entrar no site da instituição e escolher uma das salas disponíveis para ver! Além do acervo permanente, há exposições itinerantes e também a possibilidade de conhecer o centro de pesquisas, já que o museu é um dos mais respeitados do mundo nessa área.

4. The British Museum

O Museu Britânico também é uma instituição conhecida mundialmente. Localizado em Londres e fundado em 1753, conta com um acervo que vai interessar muito as crianças, já que envolve esculturas do Parthenon, a Pedra da Roseta e muito mais.

No próprio site do museu, é possível escolher a galeria que estiver disponível e visitar, sem custos! Você consegue explorar bastante o local, navegando por cada andar. Para quem gosta de uma visita ainda mais completa, o museu disponibiliza um podcast, em que é possível descobrir as curiosidades sobre os bastidores do lugar, conhecer alguns cientistas e saber mais sobre o acervo de modo geral.

5. Palácio de Versalhes

O Palácio de Versalhes é um Patrimônio Mundial da UNESCO. A princípio, era o lugar que o Rei Luís XIII usava como cabana de caça. Mais tarde, ele juntou-se ao filho e transformou a cabana em um local magnífico, que seria a Corte do Governo da França!

Na visita guiada, que também acontece pelo Google Arts & Culture, é possível curtir até os detalhes da instituição e as salas famosas, como salão dos espelhos, os jardins e os aposentos do Rei. Uma experiência fantástica!

6. MASP

O Museu de Arte de São Paulo, o MASP, é dos mais famosos do mundo e abriga um acervo que parte importante da arte reconhecida mundialmente. Esse é mais um dos museus disponíveis no Google Arts & Culture, onde você tem a oportunidade de navegar pela sala, observar as obras de arte e aprender um pouco mais sobre cultura de modo geral.

São mais de 1.000 itens, entre fotografias, obras em papel, escultura, rocha, argila e cerâmica. Além disso, é possível conhecer obras de Candido Portinari, Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Renoir, Monet, Bosch e muito mais!

Na hora de brincar, de aprender e de pausar: o PlayKids App é um aplicativo infantil que traz conteúdos selecionados por especialistas, garantindo diversão, segurança e grandes aprendizados. Clique aqui e conheça agora mesmo!

Equipe do Blog PlayKids

Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezoito + catorze =

Pin It on Pinterest