logo-playkidsapp
Promoção Dia das Crianças

Brincar adulto: a importância de viver e praticar

por | maio 28, 2021

O brincar é essencial para o desenvolvimento das crianças e deve ser sua principal atividade, pois é através desses momentos que ela descobre o mundo, testa hipóteses e explora sua criatividade. Mas, se brincar é tão importante, por que não praticar o brincar adulto?

Brincadeira também é coisa de adulto

É muito comum os adultos usarem expressões que negativam o significado da brincadeira, como “deixa de brincadeira”, “aqui não é lugar para brincadeiras”, ou ainda ter o pensamento de que “ao brincar estou perdendo meu tempo”.

Assim, ao nos tornarmos adultos, existe uma tendência em deixar de lado a ludicidade e a imaginação, focando mais em aspectos lógicos ou racionais.

Porém, viver o ócio, praticar um hobby ou atividades que permitam que nossa criatividade esteja livre, é essencial para ter mais leveza no nosso dia a dia.

Além disso, um dos importantes atributos da brincadeira é contribuir para o desenvolvimento da criatividade e da inovação, habilidades cada vez mais importantes no mundo do trabalho.

Isso posto, é importante ressaltar que, mesmo tendo pontos em comum, o brincar adulto se manifesta de formas diferentes daquele que acontece na infância.

Como o brincar adulto acontece

O brincar na vida adulta vai muito além daquele momento em que um adulto está interagindo com uma criança e seus brinquedos.

Assim, esse brincar adulto é diverso e amplo. Pode sim acontecer através da interação com uma criança, mas pode ser também um jogo, um hobby, uma leitura, um esporte, uma atividade artística, e por aí vai.

Um dos maiores benefícios do brincar na vida adulta é contribuir para a qualidade da saúde mental, aliviando o estresse e as preocupações.

As brincadeiras, os jogos e os momentos de lazer podem contribuir muito para a nossa qualidade de vida, desenvolvendo a autoconfiança, resiliência.

Além disso, as brincadeiras contribuem para fortalecimento de habilidades cognitivas e para as relações sociais.

Por isso, fazemos um convite para que você busque uma atividade ou um hobby que te traga o sentimento de alegria e tranquilidade, e que te desafie a criar e imaginar livremente!

Leia mais:

Categoria:
Família
Escrito por Maisa Amstalden

Escrito por Maisa Amstalden

Cientista social, especializada em licenciatura. Apaixonada por cultura, desenhos e filmes. Acredita na importância de estimular a criatividade e o contato com a arte na infância. Faz parte da Equipe de Conteúdo Digital do PlayKids.

Nossas Redes Sociais

Mais lidas

Conheça o PlayKids

O que é PlayKids App?
Qual a importância dos aplicativos educacionais?
Você sabe como funciona o PlayKids?
Saiba como assinar PlayKids
Promoção Dia das Crianças

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco − 1 =

Mais Posts
A importância de cuidar de quem cuida

A importância de cuidar de quem cuida

Você conhece a importância de cuidar de quem cuida? A chegada da pandemia causada pela Covid-19 trouxe diversos problemas. Aumentaram as taxas de doenças mentais entre pais, por exemplo. Também foram afetadas as crianças que tiveram que passar maiores períodos em...

Ei, quer receber nossas
novidades toda semana?

E-mail cadastrado com sucesso!

Pin It on Pinterest