Brincar adulto: a importância de viver e praticar

maio 28, 2021 | Família

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

O brincar é essencial para o desenvolvimento das crianças e deve ser sua principal atividade, pois é através desses momentos que ela descobre o mundo, testa hipóteses e explora sua criatividade. Mas, se brincar é tão importante, por que não praticar o brincar adulto?

Brincadeira também é coisa de adulto

É muito comum os adultos usarem expressões que negativam o significado da brincadeira, como “deixa de brincadeira”, “aqui não é lugar para brincadeiras”, ou ainda ter o pensamento de que “ao brincar estou perdendo meu tempo”.

Assim, ao nos tornarmos adultos, existe uma tendência em deixar de lado a ludicidade e a imaginação, focando mais em aspectos lógicos ou racionais.

Porém, viver o ócio, praticar um hobby ou atividades que permitam que nossa criatividade esteja livre, é essencial para ter mais leveza no nosso dia a dia.

Além disso, um dos importantes atributos da brincadeira é contribuir para o desenvolvimento da criatividade e da inovação, habilidades cada vez mais importantes no mundo do trabalho.

Isso posto, é importante ressaltar que, mesmo tendo pontos em comum, o brincar adulto se manifesta de formas diferentes daquele que acontece na infância.

Como o brincar adulto acontece

O brincar na vida adulta vai muito além daquele momento em que um adulto está interagindo com uma criança e seus brinquedos.

Assim, esse brincar adulto é diverso e amplo. Pode sim acontecer através da interação com uma criança, mas pode ser também um jogo, um hobby, uma leitura, um esporte, uma atividade artística, e por aí vai.

Um dos maiores benefícios do brincar na vida adulta é contribuir para a qualidade da saúde mental, aliviando o estresse e as preocupações.

As brincadeiras, os jogos e os momentos de lazer podem contribuir muito para a nossa qualidade de vida, desenvolvendo a autoconfiança, resiliência.

Além disso, as brincadeiras contribuem para fortalecimento de habilidades cognitivas e para as relações sociais.

Por isso, fazemos um convite para que você busque uma atividade ou um hobby que te traga o sentimento de alegria e tranquilidade, e que te desafie a criar e imaginar livremente!

Leia mais:

Maisa Amstalden

Maisa Amstalden

Cientista social, especializada em licenciatura. Apaixonada por cultura, desenhos e filmes. Acredita na importância de estimular a criatividade e o contato com a arte na infância.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dois × 3 =

Pin It on Pinterest