Brincando de criar personagens com as crianças

mar 24, 2021 | Crianças

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Todo mundo já passou pelo processo de imaginar-se como um personagem, seja ele um super-herói, uma fada ou um pirata. Momentos de imaginação são muito comuns entre as crianças. Afinal, nessas horas elas trabalham a criatividade e a capacidade de criar histórias enquanto imaginam-se voando entre as nuvens, descobrindo o oceano ou pilotando um carro de corrida. Que tal criar personagens junto com as crianças ou incentivá-los a fazerem isso? Essa atividade promove um momento de aprendizado e diversão para a família. 

Fantasiar é um processo evolutivo importante na construção do caráter.

A fantasia é uma forma de você ajudar a criança a organizar seus afetos e as percepções de si mesmo e do mundo. – Jean Piaget

Os personagens podem viver situações de batalha, frustração, desafio ou até aprenderem algo novo em cena. Dessa forma, servem inspirações e experiências, trazendo para a criança um olhar diferente sobre sua própria vida. 

Preparamos algumas dicas de como aproveitar a vivência com personagens e fantasia para aplicar isso na rotina familiar. Assim, é possível trazer em pauta diferentes questões com delicadeza para as crianças. Vamos lá?

1. Prepare o ambiente

A atividade não pode soar como uma tarefa ou uma obrigação. É um momento divertido, lembre-se disso! Por isso, materiais coloridos como papel, giz de cera, canetinha e lápis de cor são importantes para que a criança expresse sua imaginação como quiser. Você pode usar e abusar de blocos de montar, assim como objetos descartáveis como copinhos, pratos e papelão. Tudo disposto de maneira bem simples e sem obrigação de ser utilizado.

2. Comece pelo começo

Parece óbvio, mas não é. O primeiro passo para seu pequeno criar personagens é respondendo algumas perguntinhas. Quem é o personagem? Qual o nome dele? Qual a idade dele? É um monstro, uma sereia ou um alien? Qual é o tamanho dele? Qual seu maior sonho? E seu maior medo? Qual a sua comida predileta? Que tipo de roupa ele gosta de usar? Ele voa, nada, corre muito ou é lento? 

A ideia aqui é deixar pra lá o contexto de seus amigos, família e atividades, mas falar o máximo possível do personagem. Explore da criatividade e da fantasia, pedindo para a criança imite o jeito de andar e falar do personagem. Peça também para cantar um trecho da música predileta dele e o que mais vier à cabeça. É o momento em que a criança conhece o novo amigo.

3. Construa o cenário

Agora sim é a hora de perguntar se o personagem tem família, se estuda, se tem amigos aventureiros, onde mora e como é seu lar. Não se prenda ao cotidiano: o personagem pode morar literalmente onde a criança quiser. Ou seja, vale uma casa na árvore, um submarino ou até uma nuvem. Geralmente nessa etapa já começam a surgir situações e pequenas histórias. Não há problema, mas foquem em criar o ambiente do personagem e explorem recursos como desenho, massinha de modelar ou foto-colagem para tentar tornar o cenário visível. 

Enxergar esse novo mundo vai ser importante para a solidez da criação.

4. Agora sim, histórias!

Essa etapa é a que vai trazer percepções super importantes. Se a criança colocar uma situação de disputa, você vai perceber que ele já entende de conflitos e provavelmente pensou sobre isso. Se o assunto da história for um conflito familiar, é um indicativo de que a criança prestou atenção na sua rotina ou na de um amigo. Pode ser também que ela tenha refletido sobre a família ao ver uma atração na TV, por exemplo. 

Não encare a história criada como um diagnóstico, mas sim como um termômetro que revela o quanto a criança pensa sobre o mundo ao seu redor. Aqui a família traz elementos, objetos, lugares, novos desafios e brinca com a criança para que ela intensifique a experiência. É uma etapa difícil se a família tiver alguma barreira criativa. 

Por isso, aqui vão algumas sugestões de situações nas quais você pode encaixar o personagem do pequeno para que ele avance na imaginação:

  • O que esse personagem faria se encontrasse o Gênio da lâmpada?
  • Esse personagem ficou doente e vai passar 20 dias em casa. O que ele vai fazer durante esse tempo?
  • O personagem ganhou uma viagem de apenas um dia para qualquer lugar do universo. Para onde ele vai?
  • Como esse personagem reagiria se viajasse no tempo e fosse pro tempo dos dinossauros?
  • Quais seriam as ordens dadas por esse personagem, se ele se tornasse presidente de uma hora pra outra?

5. Consolide o aprendizado

É importante que essa experiência fique marcada na memória familiar. Criar personagens, vai ser util em momentos diversos da vida da criança, mesmo depois de adulta. Quantos de nós não lembramos de desenhos animados ou de livros que lemos na infância no meio de uma entrevista de emprego ou em um simples banho? Essas memórias aparecem na nossa mente trazendo um suporte emocional muito forte.

Se o personagem e a história forem fruto de uma brincadeira familiar e criados pela própria pessoa, a memória fica ainda mais forte. Mais que isso: o exercício da criatividade vai ser útil na resolução de problemas, nas escolhas do futuro e na forma de se expressar. Habilidades que todo ser humano precisa desenvolver.

Por isso, não tenha receio de decorar uma parede de casa com os desenhos feitos pela criança ou de criar um mural dedicado ao tal personagem. Ao criar personagens, crie novas histórias, avance criando um tema musical, mesmo que seja algo simples. Em momentos diversos, cite o personagem, perguntando de forma bem sutil o que o personagem diria se estivesse ali, naquele momento com vocês. Use a fantasia como uma ferramenta para construir diálogos!

Um recurso extra pode ser útil! A cada novo desenho animado que a criança assistir no PlayKids App, incentive-a a imaginar um encontro entre o seu personagem e os personagens da história que está sendo consumida. A diversão vai ficar ainda maior.

Boas histórias!

Leia mais: 

Equipe do Blog PlayKids

Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 × 3 =

Pin It on Pinterest