Crianças e pets: um novo membro da família

out 30, 2020 | Crianças

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Ter um animal de estimação em casa pode trazer muitos benefícios para o desenvolvimento de uma criança, além de trazer muita alegria para toda a família. Por isso, vamos falar sobre os benefícios da união entre crianças e pets

Para tomar a decisão de adotar um bichinho é importante considerar alguns pontos. Eles necessitam de atenção e cuidados diários e exigem uma disponibilidade que vai desde a financeira até em relação a rotina da casa.

Trouxemos aqui os cinco benefícios que os animais de estimação podem trazer para as crianças – e para os adultos também:

1. Cuidados e rotina

Os animais precisam de cuidados diários, e é legal que a criança seja incluída nesse processo. Ao começar a cuidar de um bichinho desenvolvemos o senso de responsabilidade, conceitos de cuidado e também o protagonismo.

2. Sistema imunológico

Muitas pesquisas científicas afirmam que ter um animal de estimação em casa contribui para o fortalecimento do sistema imunológico das crianças. Isso pode colaborar para prevenção de alergias.

3. Atividades físicas e brincadeiras

Faz parte da rotina de um pet interagir e brincar, alguns mais e outros menos, mas todos precisam de atenção! Praticar atividades físicas, como fazer uma caminhada, são essenciais na rotina de um cachorro, por exemplo. Sabemos que as atividades físicas, além de serem importantes para uma qualidade de vida, melhoram o humor, assim como brincar e viver o lúdico.

4. Controle da ansiedade

A companhia de um animal de estimação também contribui para diminuir o estresse e a ansiedade. Dessa forma, fazer carinho ou interagir com eles ajuda a melhorar a autoestima também. Inclusive, existem programas de terapia assistida por animais, para tratar diferentes diagnósticos.

5. Empatia e Socialização

Algumas habilidades socioemocionais também podem ser desenvolvidas no contato com um pet, como: a interpretação de emoções, a cidadania e o cuidado com o próximo. Além disso, ter um animalzinho é uma ótima forma de socialização e interação entre as crianças, sendo um “empurrãozinho” para os mais tímidos.

Quando adotamos um animal de estimação eles se tornam parte da família. Assim, além de ajudar no desenvolvimento de todos da casa, também vão fazer parte das memórias e lembranças!

Leia mais:

Maisa Amstalden

Maisa Amstalden

Cientista social, especializada em licenciatura. Apaixonada por cultura, desenhos e filmes. Acredita na importância de estimular a criatividade e o contato com a arte na infância.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

treze + 16 =

Pin It on Pinterest