5 animais de desenhos que são companhia para crianças

out 28, 2020 | Desenhos, PlayKids

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Todo mundo ama um animalzinho fofo, não é mesmo? A combinação crianças e pets, geralmente, é acompanhada de muito carinho, muitas risadas e alegria. Mas, você sabia que os animais de desenhos também são importantes para o desenvolvimento das crianças? 

Conviver com um animal faz parte do processo de evolução da criança e estimula seu desenvolvimento em diversos níveis. Há estudos que comprovam uma diminuição na ansiedade infantil quando o pequeno cuida de um cão, por exemplo. Além disso, o contato com um animal também gera ocitocina, trazendo calmaria e um controle maior da impulsividade da criança, isso pode ensiná-la a ter mais disciplina e responsabilidade.

No  PlayKids App, os animais de desenhos fazem muito sucesso. Nós amamos ter conteúdos ricos sobre comportamento animal, a fim de trazer para a sua casa um exercício rico de observação sobre como essas criaturas adoráveis agem. E, claro, para trazer boas risadas e aprendizado ao seu pequeno. Vamos conhecê-los?

1. Biduzidos

biduzidos

Não poderia faltar na nossa lista a série produzida pelos estúdios Mauricio de Sousa. A série Biduzidos foca, pela primeira vez, nos animais da Turma da Mônica, a turminha mais amada do Brasil.

Como será que o Bidu, cachorro do Franjinha, se comporta? E o Mingau, o gatinho da Magali? Será que o Chovinista, o porco com mania de limpeza que vive com o Cascão, lida bem com a sujeira? E a Giselda (ou Giserda, como o Chico Bento fala), será que ela tem gostos “peculiares”? 

A série traz todos os animais em destaque. Nós ressaltamos aqui o diferente perfil comportamental dos cães, algo que pode ser debatido com a criança inclusive para ajudar na escolha de um cãozinho para adoção, por exemplo. Será que para a criança será mais legal ter um cão pequeno, como o Bidu, um grandão atrapalhado, como o Floquinho, ou um cão filhote cheio de energia, como o Monicão? 

2. Oppa Kêki

oppa kêki

O forte dessa série é trazer para perto da criança animais que são muito difíceis de ver na “vida real”. Os protagonistas, um tatu e um cágado, moram na Floresta Amazônica e passam por lugares que são uma grande novidade para crianças da cidade grande, por exemplo.

Os coadjuvantes, então, são um show à parte Temos flamingo, onça, baiacu e tantos outros que ao mesmo tempo em que cativam a criança, abrem espaço para um estudo rico sobre a fauna brasileira.

E como não dá para dissociar a fauna da flora, o desenho é uma porta para o debate sobre a preservação da natureza. Toda a beleza do nosso ecossistema e nossa natureza está retratada nos cenários de Oppa Kêki, justamente para que o pequeno cresça consciente.

3. Min e as Mãozinhas

mim e as mãozinhas

Esse desenho animado é muito querido por trazer a proposta de inclusão em sua essência, falando da Linguagem Brasileira de Sinais. Porém,  quem também brilha fazendo companhia à Min é seu amigo Esquilo.

A presença de um animal amigo da protagonista que não é óbvio  pode ajudar a falar sobre pessoas que adotam como amigos animais silvestres e exóticos, como hamsters, chinchilas, ferrets, porquinhos da Índia e tantos outros.  Geralmente vemos um cachorro ou gato sendo o pet mais próximo da criança. O desenho traz novos jeitos de brincar, através de contatos diferentes e igualmente ricos.

O Esquilo também mostra como a comunicação criança-pet independe de palavras, o que por si só já é uma grande amostra de que carinho, cuidado e observação são grandes ferramentas educacionais.

4. Bia & Nino

bia e nino

Aqui a diversão acontece em um microcosmo: no mundo dos insetos. Abelhas, borboletas, joaninhas e todo tipo de figura pequenininha aparece neste desenho, que traz músicas encantadoras.

É divertido observar como esse lado tão particular da fauna tem cores variadas, diversidade em formatos e funções muito particulares. A proposta para abordar o mundo animal com a criança é brincar de identificar qual animal cada personagem do desenho é. Dessa forma, vocês podem e buscar na internet sua versão realista, trazendo para o pequeno uma interpretação das figuras desenhadas e despertando o interesse para a pesquisa.

Se você tiver a oportunidade de levar a criança a um jardim ou parque, melhor ainda. Todo o elenco de Bia & Nino estará por ali, em algum cantinho, para ser descoberto e observado. Só não pode tocar ou interferir na rotina desses amigos pequeninos, combinado?

5. Mouk

mouk

Esse show é uma grande viagem! E não é no modo figurado não. Afinal, a cada episódio, o ursinho Mouk, na companhia de seu melhor amigo Chavapa, viaja para um canto diferente do mundo, conhecendo a cultura, a música e os costumes do lugar.

No mundo de Mouk não aparecem humanos, mas sim animais, que se comportam como gente, mesclando um pouco de seu comportamento nativo.
A aventura aqui é perceber que em cada região do planeta a fauna é diferente. Assim, vemos nos episódios diferentes tipos de ursos, cervos, tigres, macacos, burros, elefantes, leões e animais que realmente existem no mundo real e habitam tais lugares.

A dica para aproveitar ao máximo o Mouk é assistir ao desenho e depois pesquisar sobre a fauna do país apresentado, para buscar os personagens em fotos e vídeos. Um verdadeiro safari seguro, divertido e rico em conhecimento, sem sair de casa!

A boa notícia é que todos esses desenhos de animais estão disponíveis no PlayKids

Conhecer os animais é uma atividade rica e muito divertida. Afinal, além de ensinar sobre o mundo que está ao nosso redor, nos ajuda a olhar para nosso comportamento e papel na preservação da vida na Terra.

Leia mais: 

João Godoy

João Godoy

Editor de conteúdo na PlayKids, roteirista e produtor de conteúdo apaixonado por narrativas, personagens e o papel do storytelling no desenvolvimento infantil.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

17 + 4 =

Pin It on Pinterest