5 coisas que a Turma da Mônica nos ensinou

dez 3, 2020 | Desenhos, PlayKids

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

A Turma da Mônica foi o primeiro contato com as histórias em quadrinhos de muita gente. As crianças até hoje adoram essa baixinha, gorducha e dentuça de vestidinho vermelho que vive com seu coelhinho azul na mão.

Os desenhos da Mônica e de sua turma, disponíveis no PlayKids, trazem valiosas lições que quando absorvidas, fazem das crianças possíveis adultos melhores. Por isso, reunimos aqui as cinco lições valiosas que essa turminha tem para nos ensinar. Vamos lá?

1. Todo mundo tem um papel importante na família

Em “Brincando de Casinha”, a Mônica convence o Cebolinha a brincar de marido e mulher. Apesar da resistência do menino, a nossa dentucinha amada ensina que para uma casa funcionar bem, é preciso que todos se empenhem e façam sua parte. E de quebra, ela mostra que aos finais de semana, é o momento de relaxar e curtir o lar com a família.

2. Confiar em si mesmo é o maior poder que alguém pode ter

No episódio “O Anel da Coragem”, Cebolinha faz um plano infalível para convencer Mônica a doar seu coelhinho Sansão para uma fada (que na verdade é o Cascão disfarçado) e em troca ganhar um anel que dá toda a coragem para alguém inseguro.

Usando o anel, Mônica aproxima-se de um garoto de quem ela gosta e sem saber que o objeto não tem poder algum, chama-o para sair. O garoto gosta da postura confiante da nossa baixinha e se encanta com ela.
Com isso, aprendemos que não precisamos de nenhum artefato místico, mas sim da coragem para sermos quem somos.

3. Quem tudo quer, nada tem

Que o Cebolinha sonha em derrotar a Mônica, todo mundo sabe. Afinal, desde a primeira tirinha onde ela apareceu, ele levou a pior. Mas quando encontra uma fada encantada em “Os Cinco Fios Mágicos” e tem o direito de ter um pedido atendido em troca de cada um dos seus fios de cabelo, Cebolinha perde a cabeça.
Transforma seu melhor amigo Cascão em um garoto limpo, corrige sua dislalia e passa a pronunciar a letra R, fica rico e forte. Mas não faz nada para tornar-se uma pessoa melhor e sim para tornar-se um ditador poderoso.

É claro que como em todo plano infalível da dupla, o Cascão faz algo que atrapalha os objetivos do Cebola e ele volta a ser o galotinho, ops, garotinho que todos nós amamos.

Moral da história: ao querer dominar tudo e todos, nosso amigo se perdeu em si mesmo e não conseguiu ganhar nada.

4. Precisamos cuidar do nosso planeta

“Se a gente deixar a sujeira nos dominar, imaginem que futuro sujo vamos ter que aguentar”. A mensagem é da música tema do episódio “Turma da Mônica contra o Capitão Feio”, um clássico.

Quando o vilão mais famoso das histórias da turminha aparece para poluir a Terra com sua arma secreta, Mônica convoca seus amigos e luta contra a sujeira. “Estamos juntos nesta luta”, diz nossa heroína ao mostrar que sozinhos temos pouca força, mas juntos podemos cuidar da Terra e manter nossa casa saudável.

5. Histórias podem gerar sonhos e salvar vidas

Essa lição eu não tirou de nenhum episódio, mas sim de todos os desenhos, quadrinhos e contos que Mauricio de Sousa fez. Ele, que completou 82 anos em 2017 e começou em 1959 a publicar tirinhas dos personagens Franjinha e Bidu, acreditou em seu sonho e nunca parou de criar personagens. 

De lá pra cá, foram centenas de milhares de historinhas que tocaram 4 gerações distintas e sem exageros, salvaram vidas. Foram crianças que em momentos difíceis, tinham na Turma da Mônica uma esperança de tempos melhores e com a força dos personagens superaram traumas, perdas e obstáculos. Mauricio de Sousa já escreveu milhares de histórias. Com certeza, as mais bonitas estão fora dos gibis!

Leia mais:

João Godoy

João Godoy

Editor de conteúdo na PlayKids, roteirista e produtor de conteúdo apaixonado por narrativas, personagens e o papel do storytelling no desenvolvimento infantil.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezoito − 16 =

Pin It on Pinterest