logo-playkidsapp
Assine agora com 15% OFF no plano mensal!

Como planejar viagens com as crianças?

por | jan 12, 2022

Com o final do ano se aproximando, as crianças já estão de férias e, para muitas famílias, isso significa que é o momento de descansar. Esse é um dos momentos mais esperados pelos pais para fazer viagens com as crianças, seja para a casa de avós, amigos ou para aproveitar algum destino turístico.

Contudo, muitas vezes essa movimentação pode ser um pouco estressante, visto que  viagens com crianças envolvem alguns cuidados especiais. Afinal, esse é o momento de garantir diversão, descanso e dias agradáveis em família.

Embora pareça um desafio, é possível organizar uma viagem com seus filhos com segurança e diversão, evitando imprevistos e problemas. Por isso, para assegurar momentos inesquecíveis de alegria entre família, confira as dicas que separamos para suas viagens com as crianças!

Leia mais:
7 lugares para brincar com as crianças nas férias
Como incentivar o aprendizado nas férias?
Como aproveitar as férias com as crianças?

Organize com antecedência

Ainda que a viagem esteja programada somente para o final do ano, o ideal é se planejar com alguns meses de antecedência. Decidir o que a família vai fazer no Natal ou Ano Novo é menos estressante com algum tempo de folga. Dessa forma, é possível calcular quanto será gasto no período, além de aproveitar preços mais acessíveis com certa antecedência.

Além de economizar, planejar antes garante que sua família possa aproveitar os melhores lugares. Isso porque, durante as férias, as vagas em hotéis e pousadas acabam esgotando rapidamente, assim como as vagas em transportes como ônibus e avião.

Faça pausas durante viagens com as crianças

Uma dica importante para as viagens com as crianças é garantir as pausas durante o deslocamento. Além de precisarem ir ao banheiro com maior frequência que os adultos, os pequenos devem esticar as pernas e respirar ar puro. Essa ainda é uma forma de garantir que eles gastem um pouco de energia, se distraiam e sintam que a viagem não seja tão desgastante.

Antes de iniciar a viagem, confira os melhores pontos no caminho para realizar essas paradas estratégicas, principalmente quando a viagem é feita de carro. Certifique-se de escolher locais seguros, que tenham acesso a banheiros e onde as crianças possam se movimentar com tranquilidade.

Não esqueça dos lanchinhos

Para fazer viagens com as crianças, é fundamental que os pais separem alimentos saudáveis para os lanchinhos no caminho. É importante evitar balas, salgadinhos e refrigerantes. Esses alimentos podem causar agitação, além de prejudicar a saúde dos pequenos.

Por isso, é essencial escolher opções de alimentos frescos e saudáveis, como frutas, bolos integrais, sanduíches e biscoitos naturais. Da mesma forma, ofereça sucos, chás e água, assegurando que a criança esteja sempre hidratada durante a viagem.

Invista em distração educativa e de qualidade

Ficar muitas horas com as crianças no carro, no ônibus ou no avião muitas vezes não é fácil. Elas acabam entediadas com facilidade e ficam inquietas. Por esse motivo, nesses momentos, buscar por jogos e vídeos no celular como distração pode ser bastante comum durante uma viagem.

No entanto, não é recomendado que a criança use o celular ou tablet durante o trajeto de uma viagem. Afinal, esse momento é uma boa oportunidade de aprendizado. Cada detalhe ajuda a criar memórias e a construir conhecimentos.

E o mesmo vale para as conversas que a família tem durante o trajeto. Por isso, utilizar essas situações para se comunicar com as crianças é muito importante. Isso porque, o trajeto é tão importante quanto o destino da viagem.

Desse modo, é muito importante oferecer o celular ou tablet de maneira consciente, sem deixar que a criança consuma conteúdos digitais em excesso na viagem. O limite diário deve ser respeitado. Além disso, os pais precisam estar atentos em relação ao conteúdo consumido pela criança.

Por isso, seja em casa ou na estrada, sempre é possível contar com o PlayKids App: um aplicativo infantil com conteúdos escolhidos por especialistas em desenvolvimento infantil, de acordo com cada faixa etária da infância. São desenhos, jogos e atividades que irão tornar a viagem mais divertida e educativa para toda a família.

Ao acessar o PlayKids App, você pode selecionar a idade da criança e, assim, ela irá receber apenas conteúdos adequados para a sua faixa etária. Esses conteúdos são vídeos, desenhos, livros digitais, jogos educativos e muito mais.

Todo conteúdo no aplicativo da PlayKids é escolhido a dedo por um time de especialistas em desenvolvimento infantil. Por isso, além de se divertir, sua criança irá aprender e desenvolver habilidades importantes.

Aproveite o descanso

Um erro comum entre os adultos é tentar ocupar cada minuto das viagens com as crianças, programando diversas atividades. De fato, as crianças têm muita energia para gastar. No entanto, as férias também devem ser reservadas para o descanso.

Com toda a família cansada, podem ocorrer brigas e discussões desnecessárias. Assim, é importante incluir no roteiro momentos de descanso para adultos e também para as crianças.

Seja uma noite tranquila assistindo a um filme, uma caminhada tranquila na praia ou uma tarde preguiçosa no quarto: todos precisam desses momentos de mais introspecção, inclusive nas férias.

Da mesma forma, elas podem criar sua própria forma de entretenimento, realizando atividades quando estiverem com vontade e descansando quando acharem que é a hora certa. Além de contribuir para que as crianças tenham autonomia, elas podem aproveitar ainda mais quando a agenda estiver cheia.

Ainda que os desafios e dificuldades das viagens com as crianças possam desanimar muitos pais, mães e responsáveis, é importante lembrar que essas são oportunidades para passar momentos inesquecíveis e de qualidade em família. Por isso, é fundamental reforçar os vínculos afetivos entre pais e filhos com uma viagem perfeita, seguindo as dicas acima.

No Blog PlayKids, você encontra tudo o que precisa saber sobre tecnologia, educação, parentalidade e desenvolvimento infantil, além dos lançamentos e novidades do PlayKids App. Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

Quer ter mais detalhes sobre este assunto e não ter problemas durante as férias em família? Então, baixe agora mesmo nosso e-book sobre viagens com as crianças!

Categoria:
Crianças
Escrito por Equipe do Blog PlayKids

Escrito por Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
2 e-books para aproveitar as férias com as crianças. Baixe agora.

Nossas Redes Sociais

PlayKids News

Mais lidas

Conheça o PlayKids

O que é PlayKids App?
Qual a importância dos aplicativos educacionais?
Você sabe como funciona o PlayKids?
Saiba como assinar PlayKids
Assine agora com 15% OFF no plano mensal!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × um =

Mais Posts
O desafio da defasagem escolar

O desafio da defasagem escolar

O desafio da defasagem escolar é uma questão importante a ser debatida. Seja entre educadores, líderes escolares e também pelos pais. Durante a pandemia, as escolas fecharam, os alunos tiveram contato com outro método de aprendizagem e todas essas mudanças podem...

Ei, quer receber nossas
novidades toda semana?

E-mail cadastrado com sucesso!

Pin It on Pinterest