A infância é um período de descobertas, novas experiências e também desafios, seja para crianças com ou sem deficiência. Por isso, devemos acompanhar de perto e incentivar as interações dos pequenos e pequenas com o meio e com os outros. Nesse processo, a tecnologia pode ser uma importante aliada para estimular novas habilidades e competências, como a criatividade e a resolução de problemas. E no caso de crianças com deficiência, as tecnologias assistivas podem impulsionar ainda mais seu desenvolvimento, sua autonomia e até contribuir para sua qualidade de vida. Pensando nisso, vamos falar sobre como a tecnologia pode apoiar crianças com deficiência? Acompanhe!
Leia mais:
O que é alfabetização tecnológica?
10 melhores jogos educativos para crianças
Qual o papel da tecnologia na educação infantil?
Como a tecnologia pode apoiar crianças com deficiência?
No dia 3 de dezembro, celebramos o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Para adultos e crianças com deficiência, essa data é uma importante iniciativa para conscientizar sobre as conquistas e a luta das pessoas com deficiência.
No entanto, durante todo o ano, é importante refletir sobre os desafios das pessoas com deficiência e buscar soluções para alcançar a igualdade de oportunidades. Dentre elas, estão as tecnologias assistivas.
São chamadas de tecnologias assistivas todos os recursos e serviços que apoiam ou ampliam as habilidades funcionais de pessoas com deficiência. São instrumentos que apoiam as pessoas com deficiência em atividades diárias (como comer, vestir-se ou tomar banho), no processo de comunicação (como pranchas de comunicação e recursos eletrônicos, como vocalizadores e softwares), na locomoção (como rampas, elevadores e adaptações em banheiros ou veículos) e muito mais. Nesse sentido, as ferramentas tecnológicas podem promover a independência, a integração e a inclusão social.
Além disso, a tecnologia pode ser uma grande parceira no aprendizado e na educação de pessoas com deficiência, diminuindo os obstáculos no ambiente escolar. Em sala de aula, os computadores e tablets podem favorecer a participação de crianças com deficiência em atividades e projetos pedagógicos.
Ainda, os jogos educativos podem trabalhar o desenvolvimento motor, o vocabulário e o raciocínio lógico, por exemplo. Dessa maneira, é possível incentivar a participação e a integração entre todas as crianças.
Jogos educativos que apoiam crianças com deficiência
Cada pessoa tem uma forma única de aprendizado. Por isso, sobretudo na infância, é fundamental que as crianças sejam expostas aos mais diversos tipos de estímulo e vivam muitas experiências diferentes. E isso também vale para crianças com deficiência.
Por meio dos jogos educativos digitais, por exemplo, é possível incentivar as habilidades intelectuais, cognitivas e motoras das crianças com deficiência, de forma segura e acessível. Por meio das oportunidades de desenvolvimento proporcionadas pelos jogos, as crianças aprendem a coordenar seus movimentos, adquirirem vocabulário, desenvolvem a imaginação e a criatividade, e trabalham a capacidade de concentração, por exemplo.
Além disso, os jogos educativos digitais são ferramentas lúdicas e didáticas, que contribuem para a educação e para a diversão dos pequenos e pequenas. Afinal, toda criança tem o direito de brincar e de ser criança.
Então, com tudo isso em mente, listamos abaixo alguns jogos do PlayKids App, que podem ajudar no desenvolvimento de crianças com deficiência. Confira!
1. Vamos Escrever!
No jogo Vamos Escrever!, a criança aprende a identificar e escrever o som das letras e dos números. E para treinar e enriquecer o vocabulário da criança, a família pode contribuir digitando palavras! Neste jogo, para tornar o aprendizado da escrita mais ainda divertido, os personagens do PlayKids App acompanham a criança: Mimi, Junior e Kate embarcam em seus transportes (balão, trem e barco, respectivamente) e são os guias da criança no processo de alfabetização e desenvolvimento da coordenação motora fina. Com isso, o jogo é um ótimo exemplo de como a tecnologia pode apoiar crianças com deficiência!
2. Teatrinho de Palavras
O jogo Teatrinho de Palavras apresenta para as crianças um verdadeiro palco de teatro! Conforme elas escolhem os itens para entrar no palco, o jogo faz a narração do nome, da cor, número, letra ou animal, além de demonstrar como a palavra é escrita. Assim, as crianças poderão enriquecer seus vocabulários com o estímulos sonoros e visuais, fatores que contribuem para o processo de aprendizado e também de alfabetização.
3. Esteira Maluca
O jogo Esteira Maluca possui uma esteira, por onde passam números ou letras. Para brincar, a criança deve arrastar cada um dos itens para a caixa correspondente. Em seguida, um operário irá avaliar o seu desempenho, mostrando para a criança seus acertos ou erros. Dessa forma, o jogo Esteira Maluca permite que a criança treine diferenciar símbolos numéricos e alfabéticos, além de explorá-los melhor em seu aprendizado.
4. Vamos Desenhar?
Vamos Desenhar? é uma espécie de tutorial de desenhos. Neste jogo, a criança escolhe uma entre as figuras disponíveis e, em seguida, o passo a passo do desenho é iniciado. O jogo também apresenta os objetos necessários para que a criança possa realizar o desenho na vida real. E, posteriormente, ele apresenta os movimentos que a criança precisa fazer para concluir sua atividade!
5. Livro de Colorir
O Livro de Colorir conta com cenários, letras, números e personagens para que a criança possa aprender sobre cores e formas. Com esse jogos, os pequenos e pequenas podem desenvolver sua criatividade, coordenação motora fina e expressão artística. Além disso, a criança também aprende sobre diversos assuntos, como as estações do ano, escrever números, letras e colorir cenários lúdicos ou até datas comemorativas.
6. Estação de Perguntas
No jogo Estação de Perguntas, as crianças devem ajudar um trem a percorrer todo o caminho sobre o trilho, até chegar em sua estação. Para que o trem avance pelo trajeto, a criança precisa responder e acertar algumas perguntas multidisciplinares, como “Qual imagem é a maior?” ou “Qual destes símbolos é um triângulo?”. Assim, o jogo trabalha a identificação de opostos, de formas geométricas, cores, números, letras e também o uso de objetos em contextos determinados.
7. Caixa de Brinquedos
O objetivo do jogo Caixa de Brinquedos é guardar os brinquedos na caixa vermelha. Acima, a caixa apresenta a sombra da forma do brinquedo que deve ser guardado. Logo, a criança deverá identificar o brinquedo e arrastá-lo até sua sombra, concluindo a tarefa. Nesse sentido, o jogo trabalha a relação entre os objetos e seu formato, bem como a identificação de sombras e silhuetas. Por fim, as crianças também aprendem sobre a importância de guardar os brinquedos e manter os ambientes arrumados! Atenção: o jogo Caixa de Brinquedos pode ser diferente em celulares Android e iOS.
8. Ligue as Estrelas
No jogo Ligue as Estrelas, a criança precisa conectar as estrelas, para então identificar os objetos que se formam. E a cada interligação entre as estrelas, um efeito sonoro é produzido! Assim, a criança desenvolve a atenção, trabalha a coordenação motora fina e também a percepção das formas.
E você, gostou da nossa lista de jogos? Agora que você já sabe como a tecnologia pode apoiar crianças com deficiência, conte com o PlayKids App para potencializar o desenvolvimento dos pequenos e pequenas! Estamos sempre atentos, para produzir conteúdos educativos e lúdicos que atendam a todas as crianças. Clique aqui e conheça o aplicativo para aprender com diversão!
E não esqueça: no Blog PlayKids, você encontra tudo o que precisa saber sobre tecnologia, educação, parentalidade e desenvolvimento infantil, além dos lançamentos e novidades do PlayKids App. Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!
0 comentários