5 dicas para usar tecnologia em sala de aula

nov 12, 2021 | Educação & Tecnologia

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Professores e demais profissionais da educação precisam estar atentos a dicas para usar tecnologia em sala de aula.

Leia mais:
Como usar a tecnologia na educação infantil?
Até onde vai o papel do professor na educação das crianças?
5 tendências da tecnologia na educação

Sem isso, possivelmente suas aulas se tornarão defasadas em relação às de outras instituições. Pior, os recursos tecnológicos poderão se tornar verdadeiros adversários no dia a dia.

A realidade é que ter a tecnologia ao seu lado é uma solução cada vez mais interessante hoje em dia. E isso é algo que só deve ganhar importância nos próximos anos.

Sendo assim, confira cinco dicas para usar a tecnologia em sala de aula. São sugestões que têm tudo para facilitar essa adaptação pelo profissional do ensino. Confira.

Desenhos educativos selecionados por especialistas

A educação infantil pode ser aperfeiçoada quando a escola conta com os recursos certos para cada situação. É nessa lógica que inovações tecnológicas como o streaming, por exemplo, podem ser uma solução ou um problema.

Isso porque, quando as crianças têm acesso livre a programas violentos ou com conteúdo sexual explícito, pode ser assimilado fora de contexto. Já quando essa mesma tecnologia é direcionada pelo educador, de maneira que haja um devido controle, logo, a tendência é que auxilie na educação.

Vale lembrar que boas dicas para usar tecnologia em sala de aula precisam considerar também o que pode ocorrer fora dela. Assim, pense em desenhos educativos, selecionados por especialistas. Eles podem ser inseridos na realidade da sala de aula e até em atividades extraclasse.

É o que faz o PlayKids App. Seja na TV, tablet ou no celular, ele oferece conteúdo educativo de acordo com cada faixa etária.

Jogos educativos

Da mesma forma, com a tecnologia é possível unir diversão e aprendizado. Um bom exemplo pode ser percebido no uso dos jogos. Com eles o aluno tem como desenvolver aspectos como raciocínio lógico e concentração.

Tendo o devido direcionamento, o estudante pode trabalhar com estratégias para solucionar problemas. Isso sem falar na possibilidade de usar a memorização para assimilar determinados conteúdos.

Quando os jogos são criados no contexto educacional, eles podem ser usados para lidar com:

  • A memorização de fatos;
  • O entendimento de regras;
  • A contextualização de termos;
  • Entre outros elementos das matérias.

O interessante é que existem apps e sites que permitem jogos tecnológicos voltados para todas as matérias.

Com o PlayKids App, por exemplo, as crianças podem aprender brincando. É uma maneira inteligente de estimular seu desenvolvimento a partir de uma estratégia simples: a de ganhar a sua atenção. A realidade é que atividades presentes no PlayKids App conseguem unir diversão e aprendizado do jeito mais interessante.

Conteúdos sobre idiomas e mais dicas para usar tecnologia em sala de aula no ensino de língua estrangeira

Aprender uma nova língua costuma levar tempo. Ainda mais quando existem diferenças significativas em relação ao idioma de origem da pessoa.

A questão é que a tecnologia também permite diminuir esse tempo, justamente por conta das inovações. Aplicativos desenvolvidos para todos os tipos de público, permitem o trabalho com:

  • Fala;
  • Leitura;
  • Escrita;
  • Escuta.

Tudo de maneira simples e intuitiva, muitas vezes por absorver a linguagem dos jogos. É nesse contexto que surge a chamada gamificação. Esta, nada mais é do que o uso dessa linguagem para estimular o engajamento das pessoas.

Logo, o aprendizado de idiomas se torna simplificado e até lúdico por conta da tecnologia, assim como treinamentos mais complexos voltados para profissionais no mercado de trabalho.

Em resumo, aplicativos para celular e sites têm reunido cada vez mais funcionalidades tecnológicas para quem deseja encurtar esse caminho até a assimilação de um novo idioma e outros conhecimentos.

Com o PlayKids App, barreiras naturais entre os idiomas podem ser sutilmente eliminadas. Isso porque existem conteúdos para diversas etapas desse aprendizado, sempre de acordo com a necessidade de cada público.

Construção de valores com personagens que inspiram

Um dos grandes benefícios da literatura é justamente nos mostrar a diferença entre o certo e o errado. No caso da educação infantil, isso ganha ainda mais força. Personagens épicos, dotados de valores nobres sempre fizeram parte de nossas vidas. E com a tecnologia, fica muito mais fácil encontrar boas histórias para contar.

É nesse sentido também que o PlayKids App costuma ser útil. Com ele, os conteúdos podem ser selecionados pelos responsáveis, de maneira que, mesmo quando a criança assiste os desenhos por diversão, ainda assim ela assimila valores que serão importantes para sua vida.

Lealdade, honestidade, respeito, entre outros, são alguns valores que geralmente aparecem na jornada de heróis em histórias educativas. Considerando o universo especialmente das crianças mais novas, ter acesso a esse tipo de diversão pode ser de grande valor.

É nessa fase da vida que elas começam a formar sua compreensão de mundo. Logo, nada melhor do que ensinar aquilo que realmente pode fazer com que se relacionem bem com as outras pessoas.

O problema é que, quando elas consomem conteúdo de plataformas como o YouTube, por exemplo, essa exposição não tem o controle necessário. É por isso que uma solução como PlayKids App é muito útil. Ela dá a tranquilidade que o pai ou o educador precisa para direcionar as atividades com segurança.

O App evolui com a criança

Por fim, pensar no PlayKids App entre as dicas para usar tecnologia em sala de aula é pensar em uma solução que não vai se restringir a determinada fase da vida da criança. Como os conteúdos são cuidadosamente selecionados, a plataforma consegue se manter útil a cada nova fase.

Assim, os pais e responsáveis podem ter a tranquilidade de contar com um recurso orientado por especialistas e que se manterá relevante ao longo de toda a fase de desenvolvimento infantil.

Em resumo, o PlayKids App consegue evoluir com a criança, acompanhando um processo que vai desde os primeiros meses de vida até a complexidade da adolescência, sempre de maneira criteriosa e responsável.

Em comparação com outras soluções tecnológicas, isso faz com que o PlayKids se destaque, já que ele não se resume a um único alvo.

No geral, se você tem o interesse em saber como a tecnologia pode ser inserida da maneira certa no contexto da educação infantil, então vale a pena considerar essas cinco dicas para usar tecnologia em sala de aula e saber mais sobre como o PlayKids App pode ser útil para as mais diversas situações.

No Blog PlayKids, você encontra tudo o que precisa saber sobre tecnologia, educação, parentalidade e desenvolvimento infantil, além dos lançamentos e novidades do PlayKids App.

Equipe do Blog PlayKids

Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezoito + três =

Pin It on Pinterest