7 dicas para a volta às aulas

fev 2, 2022 | Educação & Tecnologia

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

As férias já acabaram e chegou o tão aguardado momento da volta às aulas! Nessa hora, porém, podem surgir alguns desafios e também inseguranças. Principalmente, quando se trata da volta às aulas dos pequenos e pequenas. Por isso, se sua criança também está se preparando para retornar à escola em breve, continue a leitura deste artigo! A seguir, vamos listar 7 dicas para a volta às aulas. Acompanhe!

Leia mais:
Por que a escola é o primeiro contato da criança com o mundo?
Qual a importância da relação entre família e escola?
A curiosidade no aprendizado: entenda sua importância

7 dicas para a volta às aulas

Por vezes, a volta às aulas também traz muitas dúvidas para pais, mães e pessoas responsáveis. Afinal, como voltar para a rotina de forma leve e descomplicada? Como apoiar os pequenos na adaptação escolar? E como garantir um retorno tranquilo e seguro para a escola? Continue a leitura e veja como deixar tudo pronto para a volta às aulas!

1. Alimentação: a imunidade começa na lancheira!

Seja nas férias ou na rotina escolar, manter os cuidados com a saúde é fundamental. E com as crianças, esse cuidado deve ser redobrado! Além de estarem em constante desenvolvimento, na volta às aulas as crianças entram em contato com muitos outros pequenos e pequenas, o que pode deixá-las expostas a doenças, por exemplo.

Por isso, aquela frase que diz que “a saúde começa pela boca” é verdadeira e muito valiosa! Isso porque alguns alimentos são extremamente nutritivos e contribuem ativamente para a imunidade. Portanto, dar uma atenção especial para a lancheira da criançada é bastante importante.

E a dica aqui é tentar oferecer alimentos diversificados e coloridos: assim, você consegue atrair a atenção das crianças e também variar os nutrientes! Todos os dias, tente enviar uma fruta, um bolinho caseiro e água, por exemplo, evitando sucos industrializados e outras bebidas pouco recomendadas.

Abaixo, separamos uma receita de bolinho de banana saudável e bem nutritivo. Confira:

Receita de Bolo de Banana Saudável

Ingredientes

– 4 bananas (quanto mais maduras estiverem, mais doce ficará o bolo!);

– 4 ovos;

– ½ xícara de óleo de coco;

– 2 xícaras de farinha de aveia ou aveia em flocos finos;

– 1 colher de chá de canela;

– 4 gotinhas de essência de baunilha.

Modo de preparo

Passe as bananas por um processador ou liquidificador, junto com o óleo e os ovos. Deixe a mistura bem homogênea. Então, despeje em uma tigela. Adicione em seguida a aveia, a essência de baunilha e a canela. Mexa bem e adicione o fermento, misturando levemente. Em seguida, despeje a massa em uma forma e leve ao forno em temperatura de 180ºC, por aproximadamente 35 minutos. E está pronto!

2. Material escolar: faça da organização uma brincadeira

É comum que algumas crianças estejam relutantes ou até ansiosas para voltar às aulas. Inclusive, pesquisas já mostram que, após algum tempo dentro de casa, os pequenos e pequenas apresentam dificuldades para voltar a interagir socialmente.

Por isso, é importante que os pais, mães e pessoas responsáveis transformem esse momento de volta às aulas em algo leve e divertido! Nesse sentido, uma das dicas para a volta às aulas é chamar a criança para ajudar os adultos na hora de organizar o material escolar.

É possível criar atividades para customizar os livros e cadernos, por exemplo. Juntos, você podem criar uma capa bonita com cola colorida, glitter, canetas, recortes e colagens. Aliás, as crianças adoram passar esses momentos com os adultos, não é? E, de quebra, ainda terão um material personalizado para levar para a escola!

3. Cuidado com o consumo exagerado

É claro que é necessário comprar alguns itens, que são imprescindíveis para o retorno escolar. Mas, tendo em vista a quantidade de publicidade direcionada ao público infantil, é essencial saber filtrar o que é necessidade e o que é exagero na hora de comprar. 

Dessa forma, os adultos têm um papel fundamental: iniciar as conversas sobre consumo com seus filhos. Aos poucos, é importante ensinar a criança a refletir se ela realmente precisa daquilo ou se já possui os mesmos produtos em casa, por exemplo. Além disso, é possível ensinar que personalizar o material é muito mais legal e diferente do que comprar algo caro e que já vem pronto!

Por fim, lembre-se de que os pequenos e pequenas contam com o exemplo dos mais velhos. Portanto, se você mesmo tem o costume de comprar muitas coisas, vale avaliar esse hábito e começar a experimentar o consumo consciente. Além de fazer bem para o meio ambiente, é ótimo para a economia e também para dar um bom exemplo para as crianças!

4. Comece a desenhar a nova rotina

Com a volta às aulas, começa também uma nova rotina. E para que as crianças fiquem mais seguras em relação ao retorno à escola, é importante que elas saibam como serão os seus dias letivos. Por exemplo, estabeleça um horário para acordar, um momento de lazer e brincadeiras, a hora do dever e também a hora de dormir.

De forma geral, a rotina traz mais tranquilidade e conforto para as crianças, sobretudo as mais pequenas. Por isso, caso seja necessário sair da rotina em algum dia, explique que este é um caso isolado. E que no outro dia tudo voltará ao normal!

5. Converse com seus filhos sobre a volta às aulas

Ter conversas abertas e francas é fundamental para estabelecer um bom vínculo entre pais e filhos e criar uma relação de confiança entre vocês. E é importante lembrar que as crianças também têm aflições, sentimentos e emoções que devem ser sempre levadas em consideração.

E essa atitude dos pais em ouvir as crianças, tem uma função muito importante no desenvolvimento infantil. Isso porque influencia na construção da autoestima dos pequenos e pequenas, além de influenciar na maneira como eles irão agir diante de situações que exigem resiliência, por exemplo.

6. Ajude a criança a encontrar pontos positivos em voltar para a escola

Se você perceber que seu filho ou filha não está muito contente em voltar para a escola, ajude a criança a entender esse sentimento. Sente com ela e façam uma lista de todas as coisas positivas que a volta às aulas pode trazer. Como rever os amigos, brincar, fazer novas descobertas, reencontrar os professores e aprender novos assuntos!

Esse exercício estimula a criança a encontrar o lado bom das coisas e é uma das melhores dicas para a volta às aulas. Além disso, esse hábito também ajuda a criança a esquecer dos medos e aflições, deixando-os pequenos em relação às vantagens de retornar à escola.

7. Coloque seu filho na rotina de preparação de volta às aulas

Próximo ao dia da volta às aulas, peça novamente a ajuda das crianças. Agora, para arrumar o uniforme, organizar os cadernos na mochila e também o material escolar. Ainda, peça para que elas escolham um acessório especial, para levar no dia do retorno à escola: pode ser um laço diferente no cabelo, uma brinquedo, um tênis ou o que o pequeno ou pequena quiser!

No fim de semana, você também pode convidar as crianças para fazer o bolo de banana saudável, cuja receita está ali acima no texto. Essas atividades tiram o foco do medo do retorno e ainda ajudam a preencher os dias que antecedem a volta às aulas. Que tal?

Sabemos que o retorno para a escola pode ser um desafio e tanto, para as crianças e também para os adultos. Mas com paciência, carinho e compreensão, essa etapa tem tudo para ser concluída com sucesso. E boa volta às aulas!

Você gostou das nossas dicas para a volta às aulas? No Blog PlayKids, você encontra tudo o que precisa saber sobre tecnologia, educação, parentalidade e desenvolvimento infantil, além de conferir em primeira mão os lançamentos e todas as novidades do PlayKids App. Quer mais? Clique aqui, assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

Equipe do Blog PlayKids

Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro × 4 =

Pin It on Pinterest