Como pedir desculpas aos filhos?

nov 6, 2021 | Família

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Pedir desculpas é fundamental, mas muito difícil de ser feito. Mesmo entre adultos. Por isso, tão importante quanto ensinar as crianças a pedirem desculpas é dar o exemplo. Isto é, colocando em prática um hábito que tende a ser muito importante no futuro. A realidade é que saber como pedir desculpas aos filhos depende, basicamente, da sua maturidade.

Leia mais:
A importância de cuidar de quem cuida
3 dicas divertidas para praticar a gentileza em família
Como fortalecer as relações familiares?

É sobre isso que nós vamos tratar agora. Sabemos o quanto pode ser complicado reconhecer um erro e se desculpar por ele. Principalmente quando isso envolve as crianças. Ainda assim, também acreditamos que é possível lidar com o erro do jeito certo, sem traumas.

Se você tem interesse em saber o que fazer nesse tipo de situação, então não perca tempo e acompanhe o artigo.

O que um pedido de desculpas pode demonstrar

Pessoas que nunca se desculpam podem ser de dois tipos: as perfeitas ou as que erram e não se preocupam com a consequência de seus atos. Como é muito difícil atingir a perfeição, logo, se a pessoa nunca se desculpa, o mais provável é que exista algum problema ético nela.

Pedir desculpas nada mais é do que uma forma de demonstrar maturidade, já que o erro é natural no ser humano.

Além disso, o pedido de desculpas vai além daquilo que toca somente o indivíduo. Ele representa um sinal de compreensão afetiva. Isso quer dizer que a pessoa que se desculpa pode até não estar errada, mas ainda assim fazer um movimento em direção ao outro por conta da empatia que apresenta.

Na educação infantil isso é muito importante. É um sinal de que a criança que está se desenvolvendo tem assimilado regras sociais importantes para o nosso convívio.

O que pais e mães precisam saber sobre como pedir desculpas aos filhos

Primeiro, é muito comum que pais assumam uma condição que os induz ao erro na relação com os filhos. Isso porque é justamente da autoridade que eles precisam ter que surge a necessidade de estarem sempre certos.

A realidade é que pais de filhos pequenos geralmente corrigem os filhos com razão. O problema é que, quando eles erram, a tendência é não conseguir passar por cima do orgulho e reconhecer a falha.

Quando isso acontece, a criança pode perceber e tomar essa atitude como referência para suas próprias ações. A consequência geralmente é a dificuldade de lidar com os próprios pais, com os colegas e com todos ao redor.

Por esse motivo, o mais importante é o pai ou a mãe terem o máximo de cuidado com a referência que estão passando para os filhos. É preciso saber como pedir desculpas aos filhos.

O que fazer diante do erro quando ele acontece

O primeiro passo talvez seja dar um tempo para si mesmo. Eventualmente, você pode cometer erros como:

  • Gritar com a criança de maneira injusta;
  • Corrigir sem motivo claro;
  • Chamar a atenção dela de maneira grosseira na frente dos outros.

Entenda que isso faz parte do processo. Portanto, evite agir de cabeça quente. Tente se acalmar primeiro, respirar fundo, para somente depois tomar uma atitude.

Feito isso, é hora de reconhecer o seu erro. É importante que você mostre que sente por ter agido daquela forma e que reconhece que não deveria ter feito aquilo. É importante também que, caso a criança não tenha culpa na sua reação, você diga isso a ela. Se o problema tem origem em algo externo, como problemas no trabalho ou com outras pessoas, seja sincero.

Não valorize a ideia de perfeição em família, muito menos diante das crianças. Isso dificulta o enfrentamento de problemas como pedir desculpas aos filhos. É preciso entender que você também erra e é bom que a criança compreenda isso.

O fato é que os mais jovens não costumam ter maior controle sobre seus impulsos. Por isso, cabe a você se esforçar para lidar com essa fase do desenvolvimento deles com cuidado.

Saiba demonstrar respeito pela criança

Para muitas pessoas, pedir desculpas é uma maneira de se diminuir diante da criança. Esse pensamento é equivocado, pois quando pensamos em valores, o pedido de desculpas mostra que não somos infalíveis. Além disso, mostra que respeitamos a outra pessoa. É o que costuma estar na base de uma relação saudável que você constrói com seus filhos.

A autoridade moral que você pode ter depende desse tipo de comportamento. Até porque, mesmo crianças que veem os pais como infalíveis, uma hora ou outra saberão que somos todos sujeitos a erros. Portanto, não há maneira melhor de conquistar o respeito deles pelo resto da vida do que demonstrando respeito.

No fim, uma educação baseada em ações racionais costuma ser muito mais eficiente do que atitudes impulsivas e egocêntricas. Por isso, sempre que errar, entenda que isso é parte do processo e que, a partir desse momento, você deverá se esforçar para corrigir o equívoco.

Tendo sucesso nessa atitude, a tendência é que as coisas fiquem mais fáceis em situações como pedir desculpas aos filhos.

Aposte em medidas preventivas

Para evitar ações intempestivas que podem gerar atritos, vale a pena cuidar da sua irritabilidade. Em tempos de pandemia e tantos outros problemas, é natural que, vez ou outra, o pai ou a mãe estourem com os filhos. Até porque, na maioria das vezes, as crianças têm um ritmo muito difícil de acompanhar.

É por isso que vale a pena exercitar o autocontrole. Com isso, você consegue amenizar os impactos da irritação, cada vez mais comum no dia a dia. E também evitar situações nas quais as consequências podem exigir de você um maior número de pedidos de desculpas.

Não que pedir desculpas seja um problema, como vimos. O problema é você estar sempre precisando se desculpar por uma atitude agressiva e incorreta diante das crianças. Em casos assim, possivelmente algo está errado com você, não com elas.

Dessa forma, procure se preocupar com aquilo que te irrita e com a sua própria forma de encarar os acontecimentos de rotina. De repente, sair um pouco de casa, relaxar, fazer exercícios ou meditar pode ser o que você precisa para melhorar seu estado mental.

No Blog PlayKids, você encontra tudo o que precisa saber sobre tecnologia, educação, parentalidade e desenvolvimento infantil, além dos lançamentos e novidades do PlayKids App. Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

 

Equipe do Blog PlayKids

Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

um × 2 =

Pin It on Pinterest