Como ensinar economia de água para crianças com esse guia prático?

abr 3, 2024 | Crianças, Família, PlayKids App

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Ensinar economia de água para crianças vai além de uma simples medida para reduzir o consumo. É uma oportunidade de formar cidadãos conscientes e responsáveis com o meio ambiente e capazes de tomar decisões positivas para o planeta.

Por ser um recurso muito importante, mas finito, é fundamental que as crianças aprendam, desde cedo, como a água é importante e como ela pode ser usada de forma consciente.

Por isso, neste guia, vamos apresentar dicas práticas e divertidas de como transmitir esse conhecimento para as crianças. Além disso, apresentaremos como o PlayKids+ pode ser uma aliada nesse processo. Vamos começar?

 

Por que ensinar economia de água para as crianças?

Ensinar economia de água para crianças é essencial nos dias de hoje, pois além de moldar comportamentos desde cedo, gera um impacto positivo no futuro do planeta, através de hábitos sustentáveis

Ao educá-las sobre como economizar água, estamos não apenas formando cidadãos responsáveis e comprometidos com a sustentabilidade, mas também transmitindo hábitos que irão acompanhá-las ao longo da vida, podendo ser compartilhados com outras pessoas. 

Portanto, essa conscientização é essencial desde a infância para garantir a sustentabilidade do planeta, contribuindo para preservar os recursos naturais para as gerações futuras.

 

Dicas para ensinar economia de água para crianças

Sabemos que a economia de água é essencial para o planeta e todas as pessoas que nele vivem, porém, passar esse conhecimento para as crianças nem sempre é uma tarefa fácil. 

Por isso, preparamos algumas dicas de economia de água que podem ser aplicadas desde cedo na rotina das crianças e que geram um resultado positivo em nossas vidas. Confira as dicas, a seguir:

 

Explique a importância da água

Para as crianças entenderem a importância da economia de água é essencial explicar como ela é utilizada no dia a dia em diversas situações, por exemplo: 

  • Para beber;
  • Cozinhar;
  • Escovar os dentes;
  • Tomar banho;
  • Agricultura;
  • Indústria;
  • Geração de energia.

Também é possível contar histórias que falem sobre a importância da água para diferentes povos e culturas, mostrando como esse recurso é um elemento essencial para todos no planeta.

 

Dê o exemplo

As crianças aprendem observando, por isso, é essencial ser um bom exemplo praticando a economia de água no seu dia a dia. 

Comprometa-se com a causa e adote medidas de economia de água na sua rotina, como fechar a torneira enquanto escova os dentes ou enquanto lava a louça.

Também é interessante incluir as crianças em atividades que envolvam o uso de água, como lavar o carro e regar as plantas. Assim, você pode ensinar o uso responsável de água, na prática.

 

Utilize recursos educativos

Para ajudar ainda mais no entendimento das crianças sobre a importância da água, também é possível utilizar recursos educativos como livros, visitas a exposições sobre o tema e campanhas de conscientização.

Essa é uma forma de ensinar as crianças a serem agentes de mudança e a contribuírem para um planeta sustentável e próspero para as próximas gerações.

 

Atividades para ensinar economia de água para crianças

Ensinar as crianças a economizar água pode ser uma tarefa desafiadora, porém, é muito gratificante. Incluir atividades lúdicas e educativas, é uma forma de envolvê-los e tornar o aprendizado mais divertido e eficaz. Veja algumas opções:

 

Experimento com água

  • Evaporação da água: Peça para a criança colocar um pouco de água em um recipiente e deixe em um local com bastante sol, e observe como a água evapora com o tempo. Essa atividade ajuda a entender como o ciclo da água funciona e a importância de conservar esse recurso;
  • Plantas e água: Plante duas mudas da mesma planta, uma em um vaso com terra úmida e outra em um vaso com terra seca. Mostre para a criança como a planta que recebe água cresce mais rápido e saudável. Isso irá ajudá-la a entender importância da água para o crescimento das plantas;
  • Filtro de água caseiro: Faça um filtro de água caseiro com materiais simples, como areia, cascalho e carvão ativado. Desse modo, as crianças entendem como a água pode ser purificada e reutilizada.

 

Desenhos sobre a água

Assim como o exemplo dos adultos, os desenhos infantis também são uma ótima forma de abordar o tema da água com as crianças de forma lúdica e educativa. Veja algumas opções a seguir:

  • Eu amo aprender: Nessa série, a turma do Playkids+ ensinam as crianças sobre diversos temas, incluindo a água, enquanto dançam, cantam e se divertem;

  • O show da Luna: Esse desenho é protagonizado por Luna, uma garotinha de 6 anos apaixonada por ciências. Os episódios tratam de diversos assuntos, incluindo os cuidados com o meio ambiente e economia de água;

  • Mundo Bita: Com seus personagens carismáticos e músicas contagiantes, o Mundo Bita é um grande aliado para ensinar as crianças sobre temas importantes, incluindo a conscientização da água.

Ensine economia de água para crianças com PlayKids+

Agora que apresentamos as diferentes formas de ensinar economia de água para crianças, é hora de colocar essas ideias em prática. E a PlayKids+ é uma ferramenta valiosa para essa missão, pois une diversão e muito aprendizado. 

Em desenhos animados e educativos como “Eu Amo Aprender”, “O show da Luna”, “Mundo Bita”, disponíveis no app PK+, as crianças podem se divertir enquanto aprendem sobre a água e necessidade de preservá-la.

Baixe o app PlayKids+ agora mesmo e faça parte dessa jornada de conscientização da água com as crianças, preparando-as para um futuro mais sustentável. Juntos, podemos fazer a diferença!

 

Leia mais:

 

 

Melany Macedo

Melany Macedo

Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro × 2 =

Pin It on Pinterest