logo-playkidsapp
Assine agora com 15% OFF no plano mensal!

7 dicas para celebrar o Ano Novo com as crianças

por | dez 30, 2021

Preparar o clima para a chegada do ano novo é sempre bom. Renova as esperanças e desperta aquele sentimento de união em casa. Isso vale para crianças e adultos, sem distinção. Por isso, celebrar o ano novo com as crianças é uma ótima oportunidade.

Se você está pensando no que fazer nas festas de fim de ano para lidar com essa energia delas, então confira as dicas a seguir que podem ser aplicadas caso você saia para viajar, caso fique em casa.

Leia mais:
Como ensinar responsabilidade para crianças?
Como lidar com mentiras das crianças?
7 brincadeiras para incentivar a alfabetização

1. Faça uma lista com os propósitos

É interessante criar uma lista com aquilo que todos esperam para o ano novo. Crianças têm muitos desejos e essa pode ser uma oportunidade para tornar o projeto mais sério.

Escreva os desejos em papéis para tornar aquilo um desafio e motivar a família ao longo daquele período.

A proposta aqui é você mostrar às crianças como funciona a construção de um projeto e de que formas ela pode se dedicar a ele. Por isso é tão importante que você também defina suas metas e trabalhe diariamente para alcançar seus objetivos. A educação pode ser construída a partir do exemplo, e esta é uma boa oportunidade para colocar isso em prática no ano novo com as crianças.

2. Celebre a chegada do novo ano

É interessante fazer algo simbólico para a transformação que virá. Fazer um bolo e decorar com os números do ano novo é uma boa ideia. É possível usar adereços feitos de chocolate, estrelas açucaradas, entre outros para passar uma imagem de esperança para o momento.

Outras ideias de decorações para o ano novo com as crianças também são válidas. Muitas famílias têm o hábito de passar a virada de branco, por exemplo. São muitas as tradições.

Não importa qual seja a sua situação financeira ou religião. É sempre bom aproveitar a virada de ano para criar uma energia boa para o ambiente em que vive.

Algumas famílias gostam de viajar, enquanto outras preferem passar mais tempo juntas, em casa. De qualquer forma, jamais deixe passar em branco o evento da virada.

3. Dê graças no ano novo com as crianças

Independentemente da sua fé, essa é uma oportunidade para ensinar seus filhos a darem graças por aquilo que aconteceu de bom e renovar seus sentimentos. Por isso, reserve um momento para agradecer.

Pode ser pela saúde de todos, pelas amizades feitas, entre outros motivos. Sempre existem situações que justificam o agradecimento. Faça isso de acordo com a sua fé e ensine valores importantes para as crianças na virada do ano.

Elas precisam aprender o que é importante e o que não é. Mudanças de fase são ótimas para dar a você as condições necessárias para orientá-las em relação a isso. Portanto, invista um tempo para refletir a respeito.

4. Pule ondas em família

Hábito comum entre quem costuma passar o réveillon na praia. Se for este o seu caso, leve as crianças para acompanharem a queima de fogos de artifícios e aproveite para, após a meia-noite, pular as famosas 7 ondas. A ideia é que a cada salto elas façam um pedido especial.

Essa tradição é conhecida por trazer sorte às pessoas. Assim, nada melhor do que começar o ano criando meios para que o novo período seja próspero.

Caso seus filhos sejam muito pequenos, evite essa exposição. Ainda assim você pode, mesmo longe do mar, mentalizar seus desejos para o futuro deles. É um bom jeito de trazer boas energias no ano novo com as crianças.

5. Construa um calendário especial

As crianças não têm a mesma noção de tempo e espaço que os adultos. É por isso que vale a pena ensiná-las a se organizar em função disso.

O calendário é muito útil nesse sentido. Por isso, é um recurso que deve ser ensinado antes mesmo da idade escolar.

Outra boa atividade é planejar o ano novo com os pequenos. Você pode construir um calendário para dar destaque a datas mais importantes dele.

Crianças costumam ser mais visuais, portanto é uma boa ideia caprichar nas cores e nos temas. Assim, aniversários de parentes, datas comemorativas, feriados, entre outros, já podem ser previamente planejados de maneira que todos estejam preparados e com a energia lá em cima quando eles chegarem.

6. Crie a sua cápsula do tempo

Uma cápsula do tempo nada mais é do que uma mensagem que a pessoa manda para o futuro. Transformada em brincadeira, ela pode ser muito atrativa para o ano novo com as crianças. A ideia aqui é que cada membro da sua família escolha uma foto ou objeto, coloque ao lado de uma notícia do dia e escreva uma mensagem para o futuro.

Feito isso, é preciso guardar aquela mensagem em uma caixa especial com a identificação de cápsula do tempo. Assim todos saberão que ela não deve ser aberta antes da hora. Muitas famílias escondem a cápsula no quintal.

Pronto. Agora é só definir uma data para que ela seja aberta para que todos conheçam o conteúdo.

Tenha certeza que será interessante abrir a cápsula após alguns anos e conferir a capacidade imaginativa dos mais jovens.

7. Faça a contagem regressiva

Não tire das crianças a alegria que é comum a essa fase da vida. Muitas vezes, por conta das dificuldades, os adultos acabam transferindo para os mais jovens o sentimento de desânimo com aquilo que não dá certo. Esse é um erro porque pode formar adultos desiludidos no futuro.

Por isso, aproveite toda a simbologia dessa época do ano e estimule seus filhos a desfrutarem dela. Eventos como a contagem regressiva despertam uma emoção única que certamente será relembrada por toda a vida da criança. Este é o momento de juntar a família e fazer uma contagem bem animada.

Enfim, existem várias possibilidades para comemorar a virada do ano. Não deixe de aproveitar a festa e fazer deste um momento inesquecível.

No Blog PlayKids, você encontra tudo o que precisa saber sobre tecnologia, educação, parentalidade e desenvolvimento infantil, além dos lançamentos e novidades do PlayKids App. Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

Categoria:
Crianças
Escrito por Equipe do Blog PlayKids

Escrito por Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
2 e-books para aproveitar as férias com as crianças. Baixe agora.

Nossas Redes Sociais

PlayKids News

Mais lidas

Conheça o PlayKids

O que é PlayKids App?
Qual a importância dos aplicativos educacionais?
Você sabe como funciona o PlayKids?
Saiba como assinar PlayKids
Assine agora com 15% OFF no plano mensal!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 2 =

Mais Posts
O desafio da defasagem escolar

O desafio da defasagem escolar

O desafio da defasagem escolar é uma questão importante a ser debatida. Seja entre educadores, líderes escolares e também pelos pais. Durante a pandemia, as escolas fecharam, os alunos tiveram contato com outro método de aprendizagem e todas essas mudanças podem...

Ei, quer receber nossas
novidades toda semana?

E-mail cadastrado com sucesso!

Pin It on Pinterest