Por que descansar é importante para adultos e crianças?

dez 30, 2021 | Família

Os melhores conteúdos para sua criança? Tudo bem, é PlayKids! Acesse o app!

Vivemos em um mundo cada vez mais rápido, que funciona 24 horas. As crianças ficam cada vez mais atarefadas. Os adultos, fazem mais hora extra no trabalho. Nesse cenário, não é difícil imaginar por que descansar é importante para adultos e crianças.

Leia mais:
Trabalho e família: como dar conta de tudo?
3 dicas divertidas para praticar a gentileza em família
A importância de cuidar de quem cuida

Descansar pode ser ficar algumas horas sem fazer nada. Mas significa, principalmente, dormir bem. O sono é uma das principais funções do nosso organismo, e mantê-la bem conservada faz toda a diferença.

Durante o sono, o corpo cumpre diversas tarefas que não pode fazer quando você está acordado. Por exemplo, nas crianças, ele libera substâncias importantes para o crescimento que ajudam a formar lembranças. Nos adultos, ele regula os hormônios e produz anticorpos.

E essas são apenas algumas razões de por que descansar é importante para adultos e crianças. Continue lendo para saber como uma boa noite de sono pode fazer diferença para sua família e como fazer com que isso aconteça!

Por que descansar é importante para adultos e crianças?

Existem muitas pesquisas que mostram a importância de uma boa noite de sono. Especialistas em diferentes áreas afirmam que descansar bem pode afetar nossa vida em diversos aspectos, desde a socialização até a manutenção de um peso corporal saudável.

Gustavo Moreira, médico pediatra e coordenador do ambulatório de Distúrbios Respiratórios de Sono em Crianças do Instituto do Sono, reforça essa ideia. De acordo com ele, quando animais de laboratório são impedidos de dormir, eles não sobrevivem. Isso prova o quanto o descanso é vital para o cérebro.

Moreira diz que todo nosso desenvolvimento, até os 21 anos, precisa de um tempo para ser processado no cérebro. Durante o dia, crianças e adolescentes são expostos a todo tipo de novo conhecimento. Já durante o sono, eles podem processar o que aprenderam.

O médico ainda afirma que bebês recém-nascidos costumam dormir até 16 horas por dia. Aos seis meses são 14 horas, e 12 horas a partir dos dois anos. Já crianças maiores devem dormir, em média, 10 horas por dia, apenas duas horas a mais do que a média dos adultos.

Qual é a importância do sono para os adultos?

Porém, bebês e crianças pequenas são as pessoas que mais respeitam esse limite. Adolescentes e adultos, no entanto, costumam sacrificar suas horas de sono, acreditando que só vão se sentir mais cansados depois.

Isso não é verdade: ignorar a necessidade de descanso do corpo pode ter consequências muito sérias no futuro. Por exemplo, uma boa noite de sono pode melhorar nossa memória e concentração. Não descansar, no entanto, pode ferir nossas capacidades de forma indefinida.

O problema também se manifesta em outras doenças. Na verdade, quem tem insônia tem uma alta possibilidade de ter outras doenças graves, como cardiopatias, diabetes e derrames cerebrais. Muitos estudos relacionam as poucas horas de sono com o desenvolvimento do Alzheimer.

Por fim, a falta de sono afeta profundamente nossa produção hormonal, diminuindo a qualidade de vida. Nos homens, ela diminui a produção de testosterona, fazendo com que eles tenham menos energia e libido. Em todos os adultos e adolescentes, dormir pouco aumenta os níveis de cortisol, conhecido como hormônio do estresse.

O motivo de por que descansar é importante para adultos e crianças é simples: dormir bem é imperativo para manter sua saúde em dia. Quando dormimos bem, ficamos mais bem-humorados, dispostos, concentrados e motivados.

Por isso, é essencial saber como criar o ambiente certo para uma boa noite de sono.

5 dicas para uma boa noite de sono

Agora que você já sabe por que descansar é importante para adultos e crianças, deve estar se perguntando como conseguir esse merecido descanso. Por que, na maioria dos dias, não parece ser uma tarefa fácil.

Mesmo quando conseguimos acalmar as crianças, ir para a cama em um horário razoável e resolver todos os problemas do dia a dia, deitar e dormir nem sempre é simples. Muitas pessoas têm dificuldades para cair no sono e se manter assim durante a noite.

Pensando nisso, vamos falar de algumas dicas que podem melhorar seu sono e o de toda a família. Confira a seguir:

1. Tome cuidado com os horários das atividades extracurriculares

Um erro comum que pais cometem e pode atrapalhar o sono das crianças é acreditar que, se a criança se cansar bastante, ela vai dormir. Na verdade, se a atividade cansativa acontece muito tarde, isso pode aumentar a adrenalina da criança e fazer com que ela perca o sono.

Por isso, aula de futebol, dança ou qualquer outra atividade que exija muita energia às 19h não é uma boa ideia se você quer que a criança durma antes das 22h.

2. Reduza as luzes da casa

Anoiteceu e você começa a ligar todas as luzes para a casa não ficar escura? Isso pode estar prejudicando o sono de todo mundo.

Ao anoitecer, reduza as luzes da casa para que seu corpo entenda que a noite chegou. Isso o faz liberar melatonina, o hormônio que permite uma noite de sono melhor. Para não ter que ficar no escuro, prefira luzes amarelas e indiretas.

3. Estabeleça um horário para dormir

Não são só as crianças: todos na casa precisam de um horário para dormir. Defina um horário que faça sentido com o horário em que você acorda. Quem acorda às 7h, por exemplo, precisa dormir às 23h para conseguir oito horas de sono.

Porém, antes de fazer isso, defina se você precisa de oito horas. Esse número é, na verdade, uma média. Alguns adultos só ficam bem depois de nove horas de sono. Outros, depois de seis.

4. Crie uma rotina calmante

Nada pior do que ir se deitar sem estar confortável, com pressa, depois de uma atividade cansativa. Seu corpo mal vai processar que é hora de dormir, e isso aumenta as chances de insônia.

Isso vale para todos da sua família: criar uma rotina calmante ajuda a dormir melhor. Tomar um banho quente, beber chá, contar histórias para as crianças, cantar para os bebês ou ler são todas tarefas mais tranquilas, que vão deixar seu cérebro mais relaxado e pronto para dormir.

5. Deixe o celular de lado

Você sempre diz para as crianças largarem o celular à noite, mas fica nele até de madrugada? Isso pode estar prejudicando seu sono. Além das milhares de informações, a tela do celular emite luz azul, que nos deixa mais acordados.

Crie um alarme para se lembrar que é hora de deixar o celular de lado pelo menos uma hora antes de dormir. Então, faça alguma atividade mais relaxante, desconectado. Escrever, ler e conversar são boas ideias. E sua noite de sono agradece.

Agora que você já sabe por que descansar é importante para adultos e crianças, que tal continuar a conhecer outras questões?

No Blog PlayKids, você encontra tudo o que precisa saber sobre tecnologia, educação, parentalidade e desenvolvimento infantil, além dos lançamentos e novidades do PlayKids App. Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

Equipe do Blog PlayKids

Equipe do Blog PlayKids

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
Leia mais
Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro + 16 =

Pin It on Pinterest